Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6017
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHoffmann, Wagner-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1667360116021464por
dc.contributor.advisor1Castanha, André Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.contributor.referee1Castanha, André Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.contributor.referee2Zanella, José Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2956130454620999por
dc.contributor.referee3Rech, Rogério-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8031522874123242por
dc.date.accessioned2022-05-04T17:31:04Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationHOFFMANN, Wagner. Valdir Pereira Duarte: a práxis de um intelectual orgânico da classe trabalhadora do campo. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/6017-
dc.description.resumoEsta pesquisa está articulada a linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Francisco Beltrão e teve por objetivo analisar, investigar, e entender o papel do educador Valdir Pereira Duarte enquanto intelectual orgânico, na formação de lideranças e trabalhadores conscientes em Francisco Beltrão e região. Os procedimentos metodológicos utilizados para investigação foram o levantamento bibliográfico, entrevistas utilizando metodologia de história oral, análise e interpretação de textos e de documentos diversos escritos pelo próprio Valdir Pereira Duarte. A fundamentação, está alicerçada nos pressupostos do intelectual orgânico gramsciano. A problemática visa identificar como os fundamentos teóricos do educador, Valdir Duarte se articularam nas suas ações práticas enquanto formador e organizador de movimentos sociais e comunidades rurais na região. Os dados obtidos evidenciam uma expressiva contribuição de Valdir Duarte no processo de formação e na organização de movimentos populares na região. Uma vez que toda classe tem seus intelectuais, a pesquisa busca mostrar quem é o intelectual orgânico e quais os pressupostos que afirma Duarte como intelectual orgânico.por
dc.description.abstractThis research is linked to the research line Society, Knowledge and Education, of the Postgraduate Program in Education of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus of Francisco Beltrão, and aimed to analyze, investigate, and understand the role of the educator Valdir Pereira Duarte as an organic intellectual, in the formation of leaders and conscious workers in Francisco Beltrão and region. The methodological procedures used for the investigation were the bibliographic survey, interviews using oral history methodology, analysis, and interpretation of texts and various documents written by Valdir Pereira Duarte himself. The reasoning is based on the assumptions of the Gramscian organic intellectual. The problem aims to identify how the theoretical foundations of the educator, Valdir Duarte were articulated in his practical actions as a trainer and organizer of social movements and rural communities in the region. The data obtained show an expressive contribution by Valdir Duarte in the process of formation and organization of popular movements in the region. Since every class has its intellectuals, the research seeks to show who is the organic intellectual and what are the assumptions that Duarte claims as an organic intellectual.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Mendonça (sandra.mendonca@unioeste.br) on 2022-05-04T17:31:04Z No. of bitstreams: 2 Wagner_Hoffmann_2021.pdf: 2767301 bytes, checksum: ca47eab62494483cdecde3fecdecca59 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-04T17:31:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Wagner_Hoffmann_2021.pdf: 2767301 bytes, checksum: ca47eab62494483cdecde3fecdecca59 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-02-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMovimentos sociaispor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectFormação de liderançaspor
dc.subjectIntelectual orgânicopor
dc.subjectSocial movementseng
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectLeadership trainingeng
dc.subjectOrganic intellectualeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleValdir Pereira Duarte: a práxis de um intelectual orgânico da classe trabalhadora do campopor
dc.title.alternativeValdir Pereira Duarte: the praxis of an organic intellectual of the countryside working classeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wagner_Hoffmann_2021.pdf2.7 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons