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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5987
Tipo do documento: Tese
Title: Teoria Ator-Rede e educação matemática: mediações estabelecidas em uma formação de professores de duas escolas bilíngues para surdos
Other Titles: Network-Actor Theory and Mathematics Education: mediations established in a teacher training from two bilingual schools for deaf
Autor: Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida 
Primeiro orientador: Boscarioli , Clodis
Primeiro coorientador: Lübeck , Marcos
Primeiro membro da banca: Klüber , Tiago Emanuel
Segundo membro da banca: Cafezeiro , Isabel Leite
Terceiro membro da banca: Loss , Adriana Salete
Quarto membro da banca: Barbosa , Jonei Cerqueira
Resumo: Sob a ótica de rede sociotécnica, processos de ensino e aprendizagem escolar resultam de um coletivo de atores humanos e não humanos, cujas distintas forças se unem oportunamente provocando, por exemplo, a busca por melhorias na qualidade do ensino e o aperfeiçoamento profissional, um efeito relacional interdependente de (re)agregações de ações e atuações, que é notado em uma formação ofertada num curso de extensão para o ensino de Matemática com professores de duas escolas bilíngues para surdos, uma investigante e o software Scratch. A partir da formação ofertada, refletimos sobre a ideia de uma rede sociotécnica potencialmente inclusiva, isto é, na elaboração de uma rede em processo, e em transformação, na qual o ato de incluir é associado aos programas de atividades e agenciamentos dos atores dessa rede. Quando visamos a elaboração de Objetos de Aprendizagem com um objeto técnico virtual e digital, a dinâmica formativa, em aberto, desses atores sociais que informam, interagem e se relacionam, podem estabelecer traços e desdobramentos heterogêneos para contemplar as diferenças dos participantes ante a diversidade de seus contextos. Nesse aspecto, enfocamos nas mediações estabelecidas em um processo de formação docente, e como forma de orientação na busca dessa compreensão, questionamos: Que mediações foram estabelecidas no processo de formação para o ensino da Matemática com professores bilíngues de surdos de duas escolas, em uma rede sociotécnica? Que traços dessa formação docente podem ser encontrados com relação ao processo de produção de Objetos de Aprendizagem com Scratch? Como é ser investigante na teoria Ator-Rede? Como a questão da inclusão pode ser vista a partir da ideia de mediação técnica com a lente da teoria Ator-Rede? Para as duas primeiras perguntas, com a teoria Ator Rede, uma abordagem teórico-metodológica, escrevemos interpretações possíveis de uma situação investigada à Educação Matemática. Sobre as últimas indagações, avaliamos as práticas da investigante, autora desta tese, mediante a uma escrita narrativa de cunho autobiográfico. Mobilizada em contribuir na produção de uma professora aprendente para uma perspectiva inclusiva no movimento de ensinar e formar, sopesando as particularidades de docentes e estudantes para o ensino aspirado, ela tem sido efeito de encontro relacionais, de histórias de vida e ações educativas agenciadas também por não humanos. Além disso, almejamos um olhar no tocante a uma formação docente com o software adotado por professores de surdos, vislumbrando seu uso para o ensino da Matemática.
Abstract: From the perspective of sociotechnical network, school teaching and learning processes result from a collective of human and non-human actors, whose distinct forces unite opportunistically causing, for example, the search for some improving in the teaching quality, and the professional improvement, one interdependent relational effect of (re)aggregations of actions and performances, that is noticed in a training offered in the extension course for the Mathematics teaching with teachers from two bilingual schools for deaf, a researcher and the software Scratch. From de training offered, we reflect about the idea of a potentially inclusive sociotechnical network, that is, in the elaboration of a network in process, and in transformation, in which the act of including is associated with the programs of activities and agency of the network actors. When we aim to the elaboration of Learning Objects with a virtual and digital technical object, the opened formative dynamics, of these social actors who inform, interact and relate to each other, can establish heterogeneous traces and consequences to contemplate the differences of the participants in the face of the diversity of their contexts. In this aspect, we focus on the mediations established in a teacher training process and, as a form of guidance in the search for this understanding, we question: What mediations were established in the training process for the Mathematics teaching with bilingual teachers of deaf from two schools, in a sociotechnical network? What traces of this teacher training can be found in relation to the production process of Learning Objects with Scratch? What 's like being a researcher in the Actor-Network Theory? How the inclusion issue can be seen from the idea of the technical mediation with the Actor-Network Theory lens? For the first two questions, with the Actor-Network Theory, a theoretical methodological approach, we wrote possible interpretations of a situation investigated to Mathematics Education. About the last questions, we evaluated the practices of the researcher author of this thesis, through an autobiographical narrative writing. Mobilized to contribute to the production of a learning teacher to an inclusive perspective in the movement of teaching and training, considering the particularities of teachers and students for the desired teaching, it has been the effect of relational encounters, life histories and educational actions also intermediated by non-humans. In addition, we aim to a view related to the teachers training with the software adopted by deaf teachers, envisioning its use for the Mathematics teaching.
Keywords: Educação Matemática
Práticas para o ensino de Matemática
Mathematics Education
Practices for the Mathematics teaching
Technical Mediation; (Self)training
CNPq areas: Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida. Teoria Ator-Rede e educação matemática: mediações estabelecidas em uma formação de professores de duas escolas bilíngues para surdos. 2022. 183 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5987
Issue Date: 17-Mar-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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