Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5982
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBortoletto, Diovanna-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2755473866665190por
dc.contributor.advisor1Ciani , Andréia Büttner-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8781713201857857por
dc.contributor.referee1Büttner, Andréia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8781713201857857por
dc.contributor.referee2Tavares , Marcele-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656por
dc.contributor.referee3Ribeiro , Dulcyene Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2317743898339524por
dc.date.accessioned2022-05-02T18:12:14Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationBortoletto, Diovanna. Análise da Produção Escrita em provas de Cálculo Diferencial e Integral I. 2021. 77f. Dissertação(Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5982-
dc.description.resumoO tema da pesquisa, de interesse da Educação Matemática, insere-se no contexto do ensino de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI1). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo baseada na Análise de Conteúdo, desenvolvida a partir de um grupo com 58 estudantes recém-ingressos em um curso de Engenharia e matriculados em CDI1, com a seguinte questão: o que as produções escritas dos estudantes, em uma questão da primeira prova da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral de um curso de Engenharia Civil, revelam sobre a maneira que eles lidam com a Matemática? Para tanto, considera-se a avaliação como prática de investigação para identificar a maneira com a qual os estudantes lidam com a Matemática. O objetivo configura-se em apresentar como as produções escritas dos estudantes, em provas da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, podem conduzir a elaboração de tarefas. A partir das compreensões dos conhecimentos deles elencados, algumas tarefas, na perspectiva da análise da produção escrita, foram a eles direcionadas, com o intuito de auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem e serem subsídios para reorientar a prática docente em curso, assim como subsidiar futuros cursos de Cálculo Diferencial e Integral. Dentre as vertentes teóricas que abordam esta problemática, a escolhida foi a da Educação Matemática Realística. Mais especificamente, o conceito de Reinvenção Guiada foi elencado para nortear o estudo. As produções escritas dos estudantes ingressantes em um curso de Engenharia, da disciplina de Cálculo I, em situação de avaliação, serviram de instrumentos de recolha de informações a respeito da aprendizagem dos estudantes. As produções revelaram que os estudantes necessitam de um acompanhamento que os coloquem em atividade, por meio de tarefas de níveis progressivos, que estejam voltadas para as suas realidades, para que seus conhecimentos venham à tona e eles possam lidar com a matemática básica que estará presente no início da vida acadêmica. Por fim, algumas tarefas voltadas para a realidade encontrada foram direcionadas aos estudantes do curso, e deixadas como sugestão para um curso futuro, com o intuito de auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem e obter subsídios para reorientar a prática docente em curso e subsidiar outros cursos de Cálculo Diferencial e Integral.por
dc.description.abstractThe research theme, which is of interest to Mathematics Education, is part of the teaching of Differential and Integral Calculus I (CDI1). This is a qualitative research of an interpretive nature based on Content Analysis, developed from a group of 58 students who have recently entered an Engineering course and enrolled in CDI1, with the following question: what do the written productions of students, in a question of the first test of the Differential and Integral Calculus course of a Civil Engineering course, reveal about the way they deal with Mathematics? Therefore, assessment is considered as a research practice to identify the way students deal with Mathematics. The objective is to present how the students' written productions, in tests of the Differential and Integral Calculus I discipline, can lead to the elaboration of tasks. From the understanding of their listed knowledge, some tasks, from the perspective of the analysis of written production, were directed to them, to assist in the teaching and learning process and be subsidies to reorient the teaching practice in progress, as well as subsidize future courses in Differential and Integral Calculus. Among the theoretical aspects that approach this problem, the one chosen was Realistic Mathematics Education. More specifically, the concept of Guided Reinvention was listed to guide the study. The written productions of students entering an Engineering course, from the discipline of Calculus I, in a situation of evaluation, served as instruments for collecting information about student learning. The productions revealed that students need monitoring and activities of progressive levels, which are focused on their realities, so that they remember or have knowledge of basic mathematics that will be used in the knowledge covered at the beginning of academic life. Finally, some tasks focused on the reality found, were directed to the students of the course, and left as a suggestion for a future course, to assist in the teaching and learning processes and obtain subsidies to reorient the current teaching practice and subsidize other courses of Differential and Integral Calculus.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2022-05-02T18:12:13Z No. of bitstreams: 2 Diovanna_ Bortoletto2021.pdf: 3086255 bytes, checksum: 9927070d70d2ccf90ef9a34c11e68a79 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-02T18:12:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Diovanna_ Bortoletto2021.pdf: 3086255 bytes, checksum: 9927070d70d2ccf90ef9a34c11e68a79 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-12-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnsino de Cálculopor
dc.subjectMatemática no Ensino Superiorpor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectAvaliação da Aprendizagem em Matemáticapor
dc.subjectAnálise da Produção Escrita em Matemáticapor
dc.subjectTeaching of Calculuseng
dc.subjectMathematics in Higher Educationeng
dc.subjectMathematical Educationeng
dc.subjectAssessment of Learning in Mathematicseng
dc.subjectAnalysis of Written Production in Mathematicseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleAnálise da Produção Escrita em provas de Cálculo Diferencial e Integral Ipor
dc.title.alternativeAnalysis of Written Production in Differential and Integral Calculus tests Ieng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diovanna_ Bortoletto2021.pdfArquivo completo3.01 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons