Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5972
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Os desafios dos professores e as adaptações tecnológicas do ensino médio no Paraguai durante a pandemia |
Other Titles: | The challenges of teachers and the technological adaptations of high school in Paraguay during the pandemic |
Autor: | Riedi, André Luis Sotille ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Eliane Nascimento |
Primeiro membro da banca: | Bezerra, Renata Camacho |
Segundo membro da banca: | Acosta, Osvaldo de La Cruz Cabellero |
Resumo: | A pandemia mundial, conhecida como COVID-19, criou um cenário de confinamento e quarentena no mundo. No âmbito da educação, uma das medidas que o Paraguai e os países da região adotaram face à pandemia foi a suspensão das aulas presenciais em todos os níveis de ensino, o que deu origem ao Ensino Remoto Emergencial que possibilitou o acesso temporário ao processo de ensino e aprendizagem com o suporte de tecnologias digitais. Isso acarretou aos profissionais da educação a necessidade de se adequarem ao uso das ferramentas tecnológicas digitais como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é verificar as adaptações tecnológicas na perspetiva do(a)s professore(a)s no ensino médio de escolas privadas do estado do Alto Paraná no Paraguai mediante a pandemia. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e quanto aos procedimentos metodológicos caracterizou-se como um estudo de caso, a técnica para produção primária de dados foi a aplicação de questionário, para a busca de dados secundários, foi realizada uma revisão sistemática da literatura. O questionário foi elaborado na plataforma Google Forms e o método utilizado para alcançar o público-alvo foi snowball, ou bola de neve. Como resultados quanto a familiarização do(a)s professore(a)s com uso da tecnologia em suas práticas antes da pandemia, percebe-se que existe uma carência de formação em todos os níveis de escolaridade quanto ao uso da tecnologia. As práticas adotadas pelas escolas durante a pandemia, ressaltam: plataformas para momentos síncronos e assíncronos, chat online, redes sociais para tutorias, lives por redes sociais (Facebook, YouTube), e outras estratégias. Quanto as adaptações tecnológicas e os objetivos do plano de educação em tempos de pandemia Tu escuela en casa, o Paraguai foi um dos poucos países a emitir uma orientação nacional para as escolas desde o primeiro momento do período pandêmico no qual o isolamento social se fez necessário. Como aspectos positivos das adaptações pode-se frisar a elaboração de recursos didáticos próprios por parte do(a)s professore(a)s, e a gestão digital das tarefas, como aspectos negativos a conexão à internet e a falta de disposição dos estudantes para a utilização da tecnologia para fins educacionais. |
Abstract: | The global pandemic, known as COVID-19, has created a global confinement and quarantine scenario. In the field of education, the measures that Paraguay and the countries of the region have taken in the face of the pandemic relate to the suspension of classroom classes at all levels of education, which gave rise to the Emergency Remote Education that allowed temporary access to the teaching and learning process with the support of digital technologies. This led education professionals to adapt to the use of digital technological tools as mediators of the teaching and learning process. The objective of this research is to verify the technological adaptations from the perspective of the teacher(a)s in the high school of private schools of the state of Alto Paraná in Paraguay through the pandemic. The research approach was qualitative and, regarding the methodological procedures, it was characterized as a case study, the technique for primary data production was the application of a questionnaire, for the search of secondary data, a systematic review of the literature. The questionnaire was prepared on the Google Forms platform and the method used to reach the target audience was Snowball - or snowball. As a result of the familiarization of teachers(a)s with the use of technology in their practices before the pandemic, it is noticed that there is a lack of training in all levels of education regarding the use of technology. The practices adopted by schools during the pandemic, highlight: platforms for synchronous and asynchronous moments, online chat, social networks for tutorials, social networks through social networks (Facebook, Youtube), and other strategies. Regarding the technological adaptations and the objectives of the education plan in times of pandemic Tu Escuela en casa, Paraguay was one of the few countries to issue a national orientation for schools from the first moment of the pandemic period in which social isolation became necessary. The positive aspects of the adaptations include the development of own teaching resources by (a)s professore(a)s, and the digital management of tasks, as negative aspects the internet connection and the lack of willingness of students to use technology for educational purposes. |
Keywords: | Covid-19 Professores Tecnologias digitais Ensino remoto emergencial Ensino médio Covid-19 Teachers Digital technologies Emergency remote education High school |
CNPq areas: | ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Engenharias e Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Riedi, André Luis Sotille. Os desafios dos professores e as adaptações tecnológicas do ensino médio no Paraguai durante a pandemia. 2021. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/5972 |
Issue Date: | 30-Sep-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Andre_Luis_Sotille_Riedi_2021.pdf | Documento principal | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License