Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBido, Fábio Júlio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266841938004802por
dc.contributor.advisor1Castanha, André Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.contributor.referee1Castanha, André Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.contributor.referee2Ghedini, Cecília Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4636003938279392por
dc.contributor.referee3Fiorese, Gilmar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9795139862995941por
dc.contributor.referee4Rech, Rogério-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8031522874123242por
dc.date.accessioned2022-03-03T13:37:13Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.citationBIDO, Fábio Júlio. A escolarização do sudoeste do Paraná entre 1890 e 1930. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/5834-
dc.description.resumoEsta pesquisa está articulada a linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Francisco Beltrão e teve como objetivo compreender o processo de escolarização da região Sudoeste do Paraná entre 1890 e 1930. Nesse sentido, elegemos como problemática, explicitar a existência de Instrução Pública na região e como se organizava a educação no decorrer do período recortado. Para a construção dessa pesquisa, utilizamos de fontes documentais e Bibliográficas, que trazem dados referentes ao ensino da região. Buscamos informações referentes aos professores, alunos números de escolas, em quais vilas-cidades, quantidade de matrículas e outras informações pertinentes à temática da pesquisa, ainda pouco estudada. Os documentos que analisamos foram Relatórios, Mensagens do Governo, Mapas Escolares, ofícios e outros documentos variados que contém alguma informação sobre a educação na região. Justificamos recorte temporal, considerando a Proclamação da República (1890) e que se estende até 1930, ano de acessão de Getúlio Vargas ao poder. Esse período foi bastante conturbado na região com a disputa pelo território entre Brasil e Argentina e depois entre Paraná e Santa Catarina, explicitado no conflito do Contestado. A partir da análise realizada nesta pesquisa, conseguimos trazer à tona questões sociais, migrações, conflitos locais, ideologias que influenciaram na construção dos sujeitos da época e, consequentemente, na Instrução destes indivíduos na região. Conseguimos analisar documentos que retratam desde 1890 que a Instrução Pública na região Sudoeste estava presente. Os documentos trazem números, relação de escolas, alunos e professores, apontam também as dificuldades enfrentadas, necessidades expostas dos professores, as carências dos alunos, da estrutura das escolas, resistências dos pais, entre tantos assuntos abordados. Embora tendo encontrado algumas barreiras para conseguir acesso aos documentos, o que conseguimos dão uma base bastante consistentes sobre os fatos ocorridos na época. Com estes documentos, que registramos a história regional, servindo como suporte, vestígios, e testemunhos da existência da escolarização na região.por
dc.description.abstractThis research is articulated with the research line Society, Knowledge, and Education, from the Graduate Program in Education at the State University of West Paraná - Francisco Beltrão Campus and aimed to understand the schooling process in the Southwest region of Paraná between 1890 and 1930. In this sense, we chose as problematic, to explain the existence of Public Education in the region and how education was organized during the selected period. For the construction of this research, we used documentary and bibliographical sources, which bring data related to education in the region. We searched for information regarding teachers, students, number of schools, in which towns and cities, number of enrollments and other information relevant to the research theme, which is still little studied. The documents we analyzed were Reports, Government Messages, School Maps, official letters and other miscellaneous documents that contain some information about education in the region. We justify a time frame, considering the Proclamation of the Republic (1890) and which extends until 1930, the year of Getúlio Vargas' accession to power. This period was quite troubled in the region with the dispute for territory between Brazil and Argentina and later between Paraná and Santa Catarina, explained in the Contestado conflict. From the analysis carried out in this research, we were able to bring up social issues, migrations, local conflicts, ideologies that influenced the construction of the subjects of the time and, consequently, the education of these individuals in the region. We were able to analyze documents that portray since 1890 that Public Instruction in the Southwest region was present. The documents show numbers, a list of schools, students and teachers, and also point out the difficulties faced, the exposed needs of the teachers, the needs of the students, the structure of the schools, the resistance of parents, among many topics covered. Despite having encountered some barriers to gaining access to the documents, what we have achieved gives a very consistent basis for the events that took place at the time. With these documents, we register the regional history, serving as support, vestiges, and testimonies of the existence of schooling in the region.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Mendonça (sandra.mendonca@unioeste.br) on 2022-03-03T13:37:13Z No. of bitstreams: 2 Fabio_J_Bido_2021.pdf: 1154425 bytes, checksum: f3a421b483035d5266bdbc0ddf7af89c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-03T13:37:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Fabio_J_Bido_2021.pdf: 1154425 bytes, checksum: f3a421b483035d5266bdbc0ddf7af89c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-02-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSudoeste do Paranápor
dc.subjectInstrução públicapor
dc.subjectFontes primáriaspor
dc.subjectPalmas - PRpor
dc.subjectClevelândia - PRpor
dc.subjectSouthwest Paranáeng
dc.subjectPublic educationeng
dc.subjectPrimary sourceseng
dc.subjectPalmas - PReng
dc.subjectClevelândia - PReng
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpor
dc.titleA escolarização do sudoeste do Paraná entre 1890 e 1930por
dc.title.alternativeSchooling in the southwest of Paraná between 1890 and 1930eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabio_J_Bido_2021.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons