Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5815
Tipo do documento: Dissertação
Title: Invariantes operatórios associados ao conceito de função mobilizados por alunos do 5º ano do ensino fundamental
Other Titles: Operative invariants associated to the concept of function mobilized by the elementary school 5th grade students
Autor: Rodrigues, Carla Larissa Halum 
Primeiro orientador: Rezende, Veridiana
Primeiro membro da banca: Rezende, Veridiana
Segundo membro da banca: Santana, Eurivalda Ribeiro dos Santos
Terceiro membro da banca: Zanella, Marli Schmitt
Quarto membro da banca: Nogueira, Clelia Maria Ignatius
Resumo: Esta pesquisa, fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais, idealizada por Gérard Vergnaud, considera que a construção de um conceito pelo sujeito pode ser observada pelos invariantes operatórios mobilizados por ele em diferentes situações. Dentre estas situações são citados os problemas mistos, que envolvem relações aditivas e multiplicativas no mesmo problema. Com essa perspectiva, a presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar invariantes operatórios associados ao conceito de função mobilizados por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, na resolução de problemas mistos do tipo proporção simples e transformação de medidas. Para o desenvolvimento da investigação, foram propostos quatro problemas mistos para serem resolvidos individualmente por 12 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de diferentes escolas públicas do interior do Paraná, por meio do aplicativo Google Meet. Os problemas mistos elaborados pertencem às subclasses diferentes da classe proporção simples e transformação de medidas. Para as análises foram consideradas as resoluções escritas dos alunos, bem como os diálogos entre alunos e pesquisadora, possibilitando as análises de esquemas e de invariantes operatórios que foram modelados na forma de teoremas em ação e explicitados como conceitos em ação. A análise dos esquemas dos alunos permitiu indicar a mobilização de quinze (15) teoremas em ação verdadeiros e dois (2) teoremas em ação falsos; associados a eles, foram identificados dezesseis (16) conceitos em ação. A maioria dos indícios de teoremas em ação mobilizados pelos alunos é composta por propriedades isomórficas da função linear. Foi constatado que o mesmo teorema em ação pode ser manifestado em esquemas diferentes da mesma classe de problemas ou de classe diferente. Dentre os conceitos em ação, destaca se a mobilização pelos alunos das ideias-base de função: correspondência, dependência, variável, regularidade e da ideia de proporcionalidade. A mobilização das ideias-base de função varia de acordo com a subclasse de problema e com o esquema utilizado pelo aluno com vista a resolver o problema. Os resultados apontam ainda que os alunos do 5º ano trazem em seus esquemas invariantes operatórios implícitos associados ao conceito de função. Por consequência, ressalta-se a importância de o professor estar ciente dos invariantes operatórios implícitos associados ao conceito de função, possíveis de serem manifestados pelos alunos em situações envolvendo a proporção simples e transformação de medidas para que seja possível potencializar o pensamento funcional de seus alunos. Isto permite indicar que é preciso considerar o desenvolvimento do conceito de função ao logo do processo escolar.
Abstract: This research, based on the Conceptual Fields Theory, idealized by Gérard Vergnaud, considers that the construction of a concept by the subject may be observed through operative invariants mobilized by him/her in different situations. Among these situations, mixed problems are mentioned, which involve additive and multiplicative relationships in the same problem. By this perspective, this research was carried out with the aim at analyzing operative invariants associated with the conceptual field of functions mobilized by the Elementary School 5th grade students to solve mixed problems type simple proportion and measurement transformation. To develop the investigation, four mixed problems were proposed to be individually solved by 12 5th grade students from different public schools in the State of Paraná countryside, through the Google Meet app. Mixed problems elaborated belong to the subclasses different from the simple proportion and measurement transformation classes. To perform the analysis, solutions written by the students were considered, and dialogues among students and the researcher as well, enabling analyses of schemas and operative invariants which were modeled as theorems in action and made explicit as concepts in action. Analyses of students’ schemes enabled indicate mobilization of fifteen (15) true theorems in action and two (2) false theorems in action; associated to them, sixteen (16) concepts in action belonging to the conceptual field of functions were identified. Most theorems in action mobilized by students are composed by linear function isomorphic properties. It was verified that even theorem in action might be manifested in different schemes from the same class of problems, or different ones. Among the concepts in action, mobilization of the basic ideas of function by students is highlighted: variable, correspondence, dependence, regularity, and the idea of proportionality. The mobilization of basic function ideas varies according to the problem subclass and with the scheme used by the student to solve the problem. Results still point that 5th grade students bring their operational invariant schemes implicitly, associated with the concept of function. Consequently, the importance of teacher being awareness on the implicit invariant operatory associated to the concept of function is highlighted because they are possible potentialize the function thoughts of the students. This allows us to indicate that it is necessary to consider the development of the concept of function along the schooling process.
Keywords: Anos Iniciais
Didática da Matemática
Função
Problemas mistos
Teoria dos Campos Conceituais
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: RODRIGUES, Carla Larissa Halum. Invariantes operatórios associados ao conceito de função mobilizados por alunos do 5º ano do ensino fundamental. 2021. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5815
Issue Date: 13-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carla_Rodrigues2021.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons