Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5747
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSchnorenberger, Patricia Fabiane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6943656336031928por
dc.contributor.advisor1Tureck, Lucia Terezinha Zanato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7585352432396424por
dc.contributor.referee1Tureck, Lucia Terezinha Zanato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7585352432396424por
dc.contributor.referee2Iacono, Jane Peruzo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0508456648541332por
dc.contributor.referee3Matos, Neide da Silveira Duarte de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6501371935947033por
dc.contributor.referee4Franco, Adriana de Fatima-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7017488627828105por
dc.date.accessioned2022-02-01T20:20:18Z-
dc.date.issued2021-09-01-
dc.identifier.citationSCHNORENBERGER, Patricia Fabiane. A Educação Infantil Pré-Escolar no Município de Toledo/PR em tempos de Medicalização da Infância: Reflexões à luz da Psicologia Histórico Cultural. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5747-
dc.description.resumoNo âmbito da educação infantil, na busca pelo conhecimento do desenvolvimento humano, compreendemos à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica que a humanização só pode se concretizar quando, em contato com o mundo objetivo e humanizado, transformado pela atividade real de outras gerações e por meio da relação com outros homens, o homem aprende a ser homem (LEONTIEV, 1978). Ao que concerne à etapa da Educação Infantil - Pré escolar, esta pesquisa identificou e analisou as relações concretas e históricas com que se apresenta o fenômeno da medicação no município de Toledo, Paraná, bem como sua relação com as práticas voltadas para o máximo desenvolvimento humano na infância em salas de aula da Educação Infantil. Este estudo teve o objetivo de significar, através da análise dos encaminhamentos feitos ao campo da saúde por parte de professores e psicopedagogos da rede municipal de educação de Toledo - Pr, a ocorrência ou não de certo apressamento do desenvolvimento psíquico da criança, embarcados os profissionais da educação em um movimento de progresso tecnológico ou, ainda, estes mesmo profissionais preocupados que, com a antecipação de aprendizagens do Ensino Fundamental na Educação Infantil, estejam biologizando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. A pesquisa encontra-se centrada na dialética do desenvolvimento humano e em como as crianças engendram e significam o mundo ao seu redor, embasada nos fundamentos que norteiam a psicologia histórico-cultural. A metodologia da pesquisa contempla a revisão bibliográfica, com o uso de periódicos científicos já publicados, bem como a análise documental no levantamento de dados nas fichas dos alunos da Pré Escola encaminhados para as áreas da saúde por esses professores e psicopedagogos e, ainda, entrevistas semi estruturadas com professores da rede municipal de Toledo que atuam na Educação Infantil – Pré escola. Denota-se pelas entrevistas realizadas e pelos documentos apresentados, o entendimento que os profissionais responsáveis pela educação infantil têm de tal período de desenvolvimento que seus alunos apresentam, e a relação da humanização desse sujeito, com sua atuação/mediação pedagógica, apresentando em grande parte, em suas considerações uma grande preocupação com a rotina familiar que se apresenta neste momento histórico por conta da pandemia da COVID-19 e, também, com a maneira como os conteúdos vêm sendo trabalhados nas etapas anteriores da educação infantil.por
dc.description.abstractWithin the scope of early childhood education, in the search for knowledge of human development, we understand in the light of cultural historical psychology and critical historical pedagogy that humanization can only be realized when, in contact with the objective and humanized world, transformed by the real activity of other generations and through the relationship with other men, man learns to be man (LEONTIEV, 1978). Concerning the stage of Early Childhood Education - Preschool, this research identified and analyzed the concrete and historical relations with which the phenomenon of medication is presented in the municipality of Toledo, Paraná, as well as its relationship to the practices aimed at maximum human development in childhood in Preschool classrooms. This study aimed to signify, through the analysis of the observations and referrals made to the health field, the occurrence or not of a certain hastening in the psychic development of the child, embarked on a movement of technological progress or, still, concerned that, with the anticipation of learning in Elementary School in Children's Education, they are biologizing the development of higher psychological functions. The research is focused on the dialectics of human development and on how children engender and signify the world around them, based on the foundations that guide cultural-historical psychology. The methodology of the research includes the bibliographic review, with the use of scientific journals already published, as well as the documental analysis in the survey of data in the files of the pre-school students referred to the health areas by teachers and psychopedagogues of the Toledo municipal education system; also, semi-structured interviews with teachers of the Toledo municipal system who work in pre-school education. The interviews and documents presented denote the understanding that professionals responsible for early childhood education have of this period of development that their students have, and the relationship of humanization of this subject, with their performance / pedagogical mediation, presenting in large part, in their considerations a great concern with the family routine that is presented at the time also with the way the content has been worked in the previous stages of early childhood education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-02-01T20:20:18Z No. of bitstreams: 2 Patricia_Schnorenberger2021.pdf: 1268220 bytes, checksum: 78b66204cbe51f8cb9a630c881fe5ab7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-01T20:20:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Patricia_Schnorenberger2021.pdf: 1268220 bytes, checksum: 78b66204cbe51f8cb9a630c881fe5ab7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-09-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectDesenvolvimento Humanopor
dc.subjectPandemia Covid-19por
dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpor
dc.subjectMedicalizaçãopor
dc.subjectChild Educationeng
dc.subjectHuman Developmenteng
dc.subjectMedicalizationeng
dc.subjectPandemic Covid-19eng
dc.subjectHistorical-Cultural Psychologyeng
dc.subject.cnpqSociedade e Educaçãopor
dc.titleA Educação Infantil Pré-Escolar no Município de Toledo/PR em tempos de Medicalização da Infância: Reflexões à luz da Psicologia Histórico Culturalpor
dc.title.alternativePreschool Child Education in the Municipality of Toledo/PR in Times of Childhood Medicalization: Reflections in the light of Historical-Cultural Psychologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia_Schnorenberger2021.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons