Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5714
Tipo do documento: Dissertação
Title: Ressignificando linguagens no espaço escolar: esboçando um outro mapa para leitura e escrita de textos
Other Titles: Re-meaning languages at the school space: sketching another map for reading and writing texts
Autor: Vilha, Evaristo Ferreira 
Primeiro orientador: Dal Molin, Beatriz Helena
Primeiro membro da banca: Dal Molin, Beatriz Helena
Segundo membro da banca: Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
Terceiro membro da banca: Coito, Roselene de Fátima
Resumo: A dissertação denominada Ressignificando linguagens no espaço escolar: esboçando um outro mapa para leitura e escrita de textos, procura esboçar um outro contexto para o fazer pedagógico no qual haja a mais profunda e possível imersão nas Tecnologias de Comunicação Digital, mediante as quais os educandos tenham livre acesso ao ciberespaço, e sejam eles protagonistas atuantes na expansividade do hipertexto. Procura repensar a leitura que não somente aquelas oriundas do livro didático, preocupa-se com os baixos níveis de letramento demonstrado até mesmo pelos alunos que concluem o Ensino Médio, e propõe que os educandos possam se apropriar dos variados platôs da textualidade, entre elas a coesão e coerência textual e, sempre na medida do possível, um aprofundamento no domínio dos mecanismos lingüísticos dos operadores argumentativos, dos modalizadores, da metáfora temporal, da não contradição, entre outros, em um uso continuado dos recursos da tecnologia computacional. Propõe mudanças na própria ambiência da sala de aula mediante a proposta de constituí-la em Atelier de Aprendência, em que tanto os professores, alunos e demais profissionais do ensino atuem continuamente como protagonistas aprendentes, em uma troca interativa de experiências e saberes, constituindo, assim, a Sociedade Aprendente como o contexto histórico atual requer.
Abstract: The called dissertation re-meaning languages at the school space: sketching another map for reading and writing texts, looks for sketch another context to do it pedagogic in which it has the deepest and possible immersion in Technologies of Digital Communication, through the pupils have free access to the cyberspace, and also that they are acting as protagonists in the expansivity of hypertext. It search to not only rethink the reading that those deriving ones of the didactic book, it worries about the low levels of letterment demonstrated even though for the students who conclude High School, and considers that the pupils can be adapt of the varied plateaus of the textuality, between them the cohesion and literal coherence and, always in the possible measure do, a deepening in the domain of the linguistic mechanisms of the argumentatives operators, the modalizators, the secular metaphor, not the contradiction, among others, in a continued use of the resources of the computational technology. It considers changes in the proper ambience of the classroom by means of the proposal to constitute it in Atelier of Apprenticeship, where both the excessively professional professors, pupils and others education professionals act continuously as learner’s protagonists, in an interactive exchange of experiences and knowledge, constituting, thus, the Learner’s Society as the current historical context requires.
Keywords: Tecnologia de Comunicação Digital
Linguagem
Atelier de Aprendência
Fazer Pedagógico
Letramento
Technology of Digital Communication
Language
Atelier of Apprenticeship do Pedagogic
Letterment
CNPq areas: LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: VILHA, Evaristo Ferreira. Ressignificando linguagens no espaço escolar: esboçando um outro mapa para leitura e escrita de textos. 2007. 202 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5714
Issue Date: 15-May-2007
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Evaristo_Vilha2007.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons