Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5714
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVilha, Evaristo Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5625756854857533por
dc.contributor.advisor1Dal Molin, Beatriz Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183por
dc.contributor.referee1Dal Molin, Beatriz Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183por
dc.contributor.referee2Thomé, Zeina Rebouças Corrêa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447por
dc.contributor.referee3Coito, Roselene de Fátima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4593755793342327por
dc.date.accessioned2021-12-08T18:29:31Z-
dc.date.issued2007-05-15-
dc.identifier.citationVILHA, Evaristo Ferreira. Ressignificando linguagens no espaço escolar: esboçando um outro mapa para leitura e escrita de textos. 2007. 202 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5714-
dc.description.resumoA dissertação denominada Ressignificando linguagens no espaço escolar: esboçando um outro mapa para leitura e escrita de textos, procura esboçar um outro contexto para o fazer pedagógico no qual haja a mais profunda e possível imersão nas Tecnologias de Comunicação Digital, mediante as quais os educandos tenham livre acesso ao ciberespaço, e sejam eles protagonistas atuantes na expansividade do hipertexto. Procura repensar a leitura que não somente aquelas oriundas do livro didático, preocupa-se com os baixos níveis de letramento demonstrado até mesmo pelos alunos que concluem o Ensino Médio, e propõe que os educandos possam se apropriar dos variados platôs da textualidade, entre elas a coesão e coerência textual e, sempre na medida do possível, um aprofundamento no domínio dos mecanismos lingüísticos dos operadores argumentativos, dos modalizadores, da metáfora temporal, da não contradição, entre outros, em um uso continuado dos recursos da tecnologia computacional. Propõe mudanças na própria ambiência da sala de aula mediante a proposta de constituí-la em Atelier de Aprendência, em que tanto os professores, alunos e demais profissionais do ensino atuem continuamente como protagonistas aprendentes, em uma troca interativa de experiências e saberes, constituindo, assim, a Sociedade Aprendente como o contexto histórico atual requer.por
dc.description.abstractThe called dissertation re-meaning languages at the school space: sketching another map for reading and writing texts, looks for sketch another context to do it pedagogic in which it has the deepest and possible immersion in Technologies of Digital Communication, through the pupils have free access to the cyberspace, and also that they are acting as protagonists in the expansivity of hypertext. It search to not only rethink the reading that those deriving ones of the didactic book, it worries about the low levels of letterment demonstrated even though for the students who conclude High School, and considers that the pupils can be adapt of the varied plateaus of the textuality, between them the cohesion and literal coherence and, always in the possible measure do, a deepening in the domain of the linguistic mechanisms of the argumentatives operators, the modalizators, the secular metaphor, not the contradiction, among others, in a continued use of the resources of the computational technology. It considers changes in the proper ambience of the classroom by means of the proposal to constitute it in Atelier of Apprenticeship, where both the excessively professional professors, pupils and others education professionals act continuously as learner’s protagonists, in an interactive exchange of experiences and knowledge, constituting, thus, the Learner’s Society as the current historical context requires.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-12-08T18:29:31Z No. of bitstreams: 2 Evaristo_Vilha2007.pdf: 2098742 bytes, checksum: 62250261263757179fdf3a78c808fe4e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-08T18:29:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Evaristo_Vilha2007.pdf: 2098742 bytes, checksum: 62250261263757179fdf3a78c808fe4e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2007-05-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTecnologia de Comunicação Digitalpor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectAtelier de Aprendênciapor
dc.subjectFazer Pedagógicopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectTechnology of Digital Communicationeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectAtelier of Apprenticeship do Pedagogiceng
dc.subjectLettermenteng
dc.subject.cnpqLETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titleRessignificando linguagens no espaço escolar: esboçando um outro mapa para leitura e escrita de textospor
dc.title.alternativeRe-meaning languages at the school space: sketching another map for reading and writing textseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Evaristo_Vilha2007.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons