Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5714
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Vilha, Evaristo Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5625756854857533 | por |
dc.contributor.advisor1 | Dal Molin, Beatriz Helena | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3457465179465183 | por |
dc.contributor.referee1 | Dal Molin, Beatriz Helena | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3457465179465183 | por |
dc.contributor.referee2 | Thomé, Zeina Rebouças Corrêa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1255254917732447 | por |
dc.contributor.referee3 | Coito, Roselene de Fátima | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4593755793342327 | por |
dc.date.accessioned | 2021-12-08T18:29:31Z | - |
dc.date.issued | 2007-05-15 | - |
dc.identifier.citation | VILHA, Evaristo Ferreira. Ressignificando linguagens no espaço escolar: esboçando um outro mapa para leitura e escrita de textos. 2007. 202 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5714 | - |
dc.description.resumo | A dissertação denominada Ressignificando linguagens no espaço escolar: esboçando um outro mapa para leitura e escrita de textos, procura esboçar um outro contexto para o fazer pedagógico no qual haja a mais profunda e possível imersão nas Tecnologias de Comunicação Digital, mediante as quais os educandos tenham livre acesso ao ciberespaço, e sejam eles protagonistas atuantes na expansividade do hipertexto. Procura repensar a leitura que não somente aquelas oriundas do livro didático, preocupa-se com os baixos níveis de letramento demonstrado até mesmo pelos alunos que concluem o Ensino Médio, e propõe que os educandos possam se apropriar dos variados platôs da textualidade, entre elas a coesão e coerência textual e, sempre na medida do possível, um aprofundamento no domínio dos mecanismos lingüísticos dos operadores argumentativos, dos modalizadores, da metáfora temporal, da não contradição, entre outros, em um uso continuado dos recursos da tecnologia computacional. Propõe mudanças na própria ambiência da sala de aula mediante a proposta de constituí-la em Atelier de Aprendência, em que tanto os professores, alunos e demais profissionais do ensino atuem continuamente como protagonistas aprendentes, em uma troca interativa de experiências e saberes, constituindo, assim, a Sociedade Aprendente como o contexto histórico atual requer. | por |
dc.description.abstract | The called dissertation re-meaning languages at the school space: sketching another map for reading and writing texts, looks for sketch another context to do it pedagogic in which it has the deepest and possible immersion in Technologies of Digital Communication, through the pupils have free access to the cyberspace, and also that they are acting as protagonists in the expansivity of hypertext. It search to not only rethink the reading that those deriving ones of the didactic book, it worries about the low levels of letterment demonstrated even though for the students who conclude High School, and considers that the pupils can be adapt of the varied plateaus of the textuality, between them the cohesion and literal coherence and, always in the possible measure do, a deepening in the domain of the linguistic mechanisms of the argumentatives operators, the modalizators, the secular metaphor, not the contradiction, among others, in a continued use of the resources of the computational technology. It considers changes in the proper ambience of the classroom by means of the proposal to constitute it in Atelier of Apprenticeship, where both the excessively professional professors, pupils and others education professionals act continuously as learner’s protagonists, in an interactive exchange of experiences and knowledge, constituting, thus, the Learner’s Society as the current historical context requires. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-12-08T18:29:31Z No. of bitstreams: 2 Evaristo_Vilha2007.pdf: 2098742 bytes, checksum: 62250261263757179fdf3a78c808fe4e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-08T18:29:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Evaristo_Vilha2007.pdf: 2098742 bytes, checksum: 62250261263757179fdf3a78c808fe4e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2007-05-15 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Comunicação e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Tecnologia de Comunicação Digital | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Atelier de Aprendência | por |
dc.subject | Fazer Pedagógico | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Technology of Digital Communication | eng |
dc.subject | Language | eng |
dc.subject | Atelier of Apprenticeship do Pedagogic | eng |
dc.subject | Letterment | eng |
dc.subject.cnpq | LETRAS::TEORIA LITERARIA | por |
dc.title | Ressignificando linguagens no espaço escolar: esboçando um outro mapa para leitura e escrita de textos | por |
dc.title.alternative | Re-meaning languages at the school space: sketching another map for reading and writing texts | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Evaristo_Vilha2007.pdf | 2.05 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License