Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5713
Tipo do documento: Dissertação
Title: Atitudes lingüísticas e aprendizagem de línguas: um estudo de caso em Foz do Iguaçu
Other Titles: Language attitudes and language learning: a case study in Iguassu-PR
Autor: Ribeiro, Isis 
Primeiro orientador: Damke, Ciro
Primeiro membro da banca: Damke, Ciro
Segundo membro da banca: Bagno, Marcos Araújo
Terceiro membro da banca: von Borstel, Clarice Nadir
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de identificar as atitudes linguísticas de dezoito estudantes de um curso de Secretariado Executivo Trilíngue localizado em Foz do Iguaçu, região que se caracteriza pela diversidade linguístico e cultural, por ser fronteira de dois países de língua espanhola, além de destacar-se pelo potencial turístico e pelo presença notável de diversas comunidades linguísticas (desde grupos imigrantes de outros países à presença de comunidades indígenas). A pesquisa teve como propósito mensurar as atitudes destes sujeitos com relação à aprendizagem de línguas em geral, às línguas inglesa e espanhola (ambas línguas estrangeiras oferecidas pelo curso) e a língua portuguesa (língua materna da maioria dos sujeitos). Utilizamos como referencial teórico para abordar as atitudes linguísticas autores como Lambert & Lambert (1972), pioneiros em pesquisas sobre atitudes na Psicologia Social, Fishman (1974), Fasold (1984), Hohental (1998), Calvet (2002), dentre outros pesquisadores da sociolinguística e áreas afins, que nos serviram de base para discorrer sobre questões que surgiram no decorrer da pesquisa, como preconceito linguístico (Bagno, 2005; Scherre, 2005), motivação para aprender uma língua (Spolsky, 1989; Ellis, 1994), o domínio da língua inglesa no contexto internacional (Phillipson, 1994; Rajagopalan, 2004), atitudes linguísticas e identidade (Hall, 2005), dentre outros. Esta pesquisa se caracterizou como um estudo de caso em que buscamos também utilizar uma técnica de avaliação direta, a escala de Likert, em conjunto com a observação participante. A partir dos dados coletados pudemos averiguar que os sujeitos apresentam atitudes linguísticas positivas com relação à aprendizagem das línguas inglesa, atitudes das mais controversas com relação à língua espanhola, atitudes positivas com relação à norma padrão da língua portuguesa e pudemos, também, observar dois exemplos opostos de atitudes linguísticas frente à língua alemã. Esta pesquisa se insere no campo de investigação da sociolinguística, sendo também pertinente para os estudos em linguística aplicada ao ensino de línguas, uma vez que consideramos pertinente que estas questões sejam levadas em consideração nos processos de ensino-aprendizagem de línguas.
Abstract: This dissertation presents a research done with the aim of identifying the language attitudes of eighteen students of a Secretarial graduation course located in Iguassu-PR, region which is caracterized by a linguistic and cultural diverstity, once it is situated in the frontier of two Spanish speaking countries, besides its turistical potential and the presense of various language comunities (from foreign imigrants to the presence of indigenous communities). The purpose of this research was to measure the language attitudes of such students towards language learning, English and Spanish (both foreign languages offered by the course) and Portuguese (mother tongue of most of the students). As for the theoretical foundations, in order to discuss language attitudes we use Lambert & Lambert (1972), pioneers in the studies of attitudes in Social Phychology, Fishman (1974), Fasold (1984), Hohental (1998), Calvet (2002), among other reserachers from Sociolinguistics and closed areas, those who were the basis for the discussion of other concerns which came up thoroughout the research: language prejudice (Bagno, 2005; Scherre, 2005), motivation to learn a language (Spolsky, 1989; Ellis, 1994), the domination of English language in an international context (Phillipson, 1994; Rajagopalan, 2004), language attitudes and identity (Hall, 2005), and so on. This research is classified as a case study in which we also made use of a technique of direct evaluation of attitudes, the Likert-scale, amongst the participant observation. From the data collected we were able to identify that the subjects have positive attitudes in relation to English language learning, controversial attitudes towards Spanish, positive attitudes towards standard Portuguese and we could observe two different examples of language attitudes towards German as well. This research is whithin the field of Sociolinguistics, being also relevant to studies of Applied Linguistics to language learning, once we consider this theme of such importance for the process of language teaching and learning.
Keywords: Sociolingüística
Atitudes lingüísticas
Aprendizagem de línguas
Sociolinguistics
Language attitudes and language learning
CNPq areas: Linguagem e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: RIBEIRO, Isis. Atitudes linguísticas e aprendizagem de línguas: um estudo de caso em Foz do Iguaçu. 2007. 173 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5713
Issue Date: 20-Oct-2007
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isis_Ribeiro2007.pdf10.72 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons