Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5713
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Isis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3677446191260767por
dc.contributor.advisor1Damke, Ciro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1833866346335384por
dc.contributor.referee1Damke, Ciro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1833866346335384por
dc.contributor.referee2Bagno, Marcos Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9975840620597737por
dc.contributor.referee3von Borstel, Clarice Nadir-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2766772809798206por
dc.date.accessioned2021-12-08T18:04:51Z-
dc.date.issued2007-10-20-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Isis. Atitudes linguísticas e aprendizagem de línguas: um estudo de caso em Foz do Iguaçu. 2007. 173 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5713-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de identificar as atitudes linguísticas de dezoito estudantes de um curso de Secretariado Executivo Trilíngue localizado em Foz do Iguaçu, região que se caracteriza pela diversidade linguístico e cultural, por ser fronteira de dois países de língua espanhola, além de destacar-se pelo potencial turístico e pelo presença notável de diversas comunidades linguísticas (desde grupos imigrantes de outros países à presença de comunidades indígenas). A pesquisa teve como propósito mensurar as atitudes destes sujeitos com relação à aprendizagem de línguas em geral, às línguas inglesa e espanhola (ambas línguas estrangeiras oferecidas pelo curso) e a língua portuguesa (língua materna da maioria dos sujeitos). Utilizamos como referencial teórico para abordar as atitudes linguísticas autores como Lambert & Lambert (1972), pioneiros em pesquisas sobre atitudes na Psicologia Social, Fishman (1974), Fasold (1984), Hohental (1998), Calvet (2002), dentre outros pesquisadores da sociolinguística e áreas afins, que nos serviram de base para discorrer sobre questões que surgiram no decorrer da pesquisa, como preconceito linguístico (Bagno, 2005; Scherre, 2005), motivação para aprender uma língua (Spolsky, 1989; Ellis, 1994), o domínio da língua inglesa no contexto internacional (Phillipson, 1994; Rajagopalan, 2004), atitudes linguísticas e identidade (Hall, 2005), dentre outros. Esta pesquisa se caracterizou como um estudo de caso em que buscamos também utilizar uma técnica de avaliação direta, a escala de Likert, em conjunto com a observação participante. A partir dos dados coletados pudemos averiguar que os sujeitos apresentam atitudes linguísticas positivas com relação à aprendizagem das línguas inglesa, atitudes das mais controversas com relação à língua espanhola, atitudes positivas com relação à norma padrão da língua portuguesa e pudemos, também, observar dois exemplos opostos de atitudes linguísticas frente à língua alemã. Esta pesquisa se insere no campo de investigação da sociolinguística, sendo também pertinente para os estudos em linguística aplicada ao ensino de línguas, uma vez que consideramos pertinente que estas questões sejam levadas em consideração nos processos de ensino-aprendizagem de línguas.por
dc.description.abstractThis dissertation presents a research done with the aim of identifying the language attitudes of eighteen students of a Secretarial graduation course located in Iguassu-PR, region which is caracterized by a linguistic and cultural diverstity, once it is situated in the frontier of two Spanish speaking countries, besides its turistical potential and the presense of various language comunities (from foreign imigrants to the presence of indigenous communities). The purpose of this research was to measure the language attitudes of such students towards language learning, English and Spanish (both foreign languages offered by the course) and Portuguese (mother tongue of most of the students). As for the theoretical foundations, in order to discuss language attitudes we use Lambert & Lambert (1972), pioneers in the studies of attitudes in Social Phychology, Fishman (1974), Fasold (1984), Hohental (1998), Calvet (2002), among other reserachers from Sociolinguistics and closed areas, those who were the basis for the discussion of other concerns which came up thoroughout the research: language prejudice (Bagno, 2005; Scherre, 2005), motivation to learn a language (Spolsky, 1989; Ellis, 1994), the domination of English language in an international context (Phillipson, 1994; Rajagopalan, 2004), language attitudes and identity (Hall, 2005), and so on. This research is classified as a case study in which we also made use of a technique of direct evaluation of attitudes, the Likert-scale, amongst the participant observation. From the data collected we were able to identify that the subjects have positive attitudes in relation to English language learning, controversial attitudes towards Spanish, positive attitudes towards standard Portuguese and we could observe two different examples of language attitudes towards German as well. This research is whithin the field of Sociolinguistics, being also relevant to studies of Applied Linguistics to language learning, once we consider this theme of such importance for the process of language teaching and learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-12-08T18:04:51Z No. of bitstreams: 2 Isis_Ribeiro2007.pdf: 10974916 bytes, checksum: d4f12d8ba543116347ddf05b6dcaaab9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-08T18:04:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Isis_Ribeiro2007.pdf: 10974916 bytes, checksum: d4f12d8ba543116347ddf05b6dcaaab9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2007-10-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSociolingüísticapor
dc.subjectAtitudes lingüísticaspor
dc.subjectAprendizagem de línguaspor
dc.subjectSociolinguisticseng
dc.subjectLanguage attitudes and language learningeng
dc.subject.cnpqLinguagem e Sociedadepor
dc.titleAtitudes lingüísticas e aprendizagem de línguas: um estudo de caso em Foz do Iguaçupor
dc.title.alternativeLanguage attitudes and language learning: a case study in Iguassu-PReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isis_Ribeiro2007.pdf10.72 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons