Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5711
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarmona, Andréia Cristina Roder-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0485261823314508por
dc.contributor.advisor1Von Borstel, Clarice Nadir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2766772809798206por
dc.contributor.referee1Von Borstel, Clarice Nadir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2766772809798206por
dc.contributor.referee2Seide, Marcia Sipavicius-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4504090079299411por
dc.contributor.referee3Costa, Elzimar Goettenauer de Marins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1182169907712352por
dc.contributor.referee4Pereira, Maria Ceres-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7076861432756697por
dc.contributor.referee5Dói, Elza Taeko-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2905942174207321por
dc.date.accessioned2021-12-08T17:30:10Z-
dc.date.issued2006-12-15-
dc.identifier.citationCARMONA, Andréia Cristina Roder. Estudo sobre a variável voseo da língua espanhola no cenário escolar. 2006. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5711-
dc.description.resumoNormalmente os aprendizes estão habituados ao modo tradicional de aprendizagem. Poucos são os discentes que estão conscientes de que, ao aprenderem uma língua, aprendem também sobre cultura e aspectos sócio ­históricos. Vê­-se que refletir sobre um cenário multicultural, no contexto escolar, é de fundamental importância no desenvolvimento do ensino/aprendizagem da Língua Espanhola, abarcando os fatores históricos e socioculturais. Pautado pela concepção teórica de linguagem que se embasa na afirmação de que a língua é constituinte do indivíduo, defende­-se que o sentido das palavras surge no contexto em que elas se realizam, pois elas trazem consigo significados ideológicos, marcados histórica e culturalmente. O ensino de LE é o espaço adequado para a abertura de um contato sócio-cultural e histórico, por parte do discente, com outras formas de conhecer e interpretar a realidade, e esse ensino é eficaz no momento em que capacita o discente a ver no Outro aspectos culturais e linguísticos diferentes do seu. Portanto, o professor de línguas possui uma importância crucial no momento de ensinar a língua a seu aluno, pois ensinar e aprender línguas é ensinar o discente a entender percepções de mundo diferentes da sua. Para atingir este objetivo de ensino/aprendizagem, enfocaram­-se os estudos históricos e culturais da língua espanhola, pautados na pluralidade cultural da língua, para que se pudesse observar e discorrer sobre a variante voseo utilizada com maior abrangência na América Latina. Nesta dissertação, por meio de um trabalho etnográfico, objetivou-­se pesquisar e analisar como um grupo de professores de língua espanhola trabalhava, em suas aulas, a diversidade linguística e, por consequência, a cultural advinda do ensino dessa língua, pois a identidade de uma pessoa é sempre produzida em função de outra, por meio de interações com o Outro, constituída na e através da linguagem. Investigou-­se, mais objetivamente, como e se o grupo de professores trabalhava a variante linguística voseo em suas aulas, como também os materiais didáticos dos docentes envolvidos na pesquisa com o objetivo de verificar se havia nesta prática pedagógica alguma referência ao ensino da variante pronominal vos. Finalizou-­se o presente estudo com uma proposta de ensino/aprendizagem, para trabalhar com a variante voseo em sala de aula, na esperança de auxiliar os colegas professores no trabalho com as variantes linguísticas. Dessa forma, buscou-­se conscientizar o docente de que seu trabalho deve ser voltado também para as variações linguísticas, num trabalho paralelo com a variável institucionalizada. Acreditasse que o resultado deste estudo pode oferecer importantes contribuições para os professores e, dessa maneira, o aluno será privilegiado, pois aprenderá mais sobre a língua espanhola num trabalho de conscientização e tolerância perante as possíveis diferenças de visão de mundo em diferentes culturas.por
dc.description.abstractPupils are normally used to the traditional way of learning, few of them are aware of the fact that as they learn a foreign language they also learn about its culture and socio­historical aspects. Reflections made on a multicultural scenario, in a schooling context, are extremely important in the development of Spanish Language teaching and learning, including the historical and socio­cultural factors. Based on the theoretical concept of language which states that a language is a constituent of an individual, it is defended that the meaning of words derive from the context in which they are realized since they bring along ideological meanings marked historically and culturally. The teaching of a foreign language is the adequate space for this opening of a socio­cultural and historical contact from the teacher’s part with other forms of knowing and interpreting reality and this teaching is efficient at the time it enables the teacher to see in the Other cultural and linguistic aspects which are different from his own. Therefore, the language teacher is of a crucial importance when he is teaching his student because teaching and learning a language is like teaching the teacher to perceive and understand perceptions which are different from the ones he presents. In order to reach this teaching and learning aim the historical and cultural studies of the Spanish language were focused which took into consideration the cultural plurality of the language so that it could be observed and written about the voseo variety more widely used in Latin America. In this dissertation, through an ethnographic work, it was aimed to research an analyze how a group of Spanish language teachers worked in their lessons linguistic diversity and, consequently, culture derived from the Spanish teaching as the identity of a person is always produced in relation to the Other, through interactions with the Other, which is constituted in and through the language. More objectively, it was investigated how and if a group of teachers worked on the voseo linguistic variety in their lessons. The same was done concerning the textbooks used by the teachers so as to check if there was any pedagogical practice to do with the teaching of the variant pronoun vos. The present study was ended with a suggestion on how help teachers in the teaching and learning process on the variant voseo in class. Teachers should be made aware that their work in class should also contemplate the linguistic varieties along with the institutionalized variety. It is believed that the results of this study can offer important contributions to teachers and, consequently, students will be benefited because they will learn more about the Spanish language through a work of awareness and tolerance when facing possible different points of view in different cultures.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-12-08T17:30:10Z No. of bitstreams: 2 Andréia_Carmona2006.pdf: 1905764 bytes, checksum: 3c539e8e5a31824a4eceaadb05525c9d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-08T17:30:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Andréia_Carmona2006.pdf: 1905764 bytes, checksum: 3c539e8e5a31824a4eceaadb05525c9d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2006-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino/aprendizagem de língua espanholapor
dc.subjectSociolingüísticapor
dc.subjectVariante lingüística voseopor
dc.subjectLearning and teaching in the Spanish languageeng
dc.subjectSociolinguisticseng
dc.subjectVoseo linguistic varianteng
dc.subject.cnpqLinguagem e Ensinopor
dc.titleEstudo sobre a variável voseo da língua espanhola no cenario escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andréia_Carmona2006.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons