Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5680
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJustina, Verieli Della-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3360753543132836por
dc.contributor.advisor1Orso, Paulino José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee1Orso, Paulino José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee2Mata, Vilson Aparecido da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1615914409227018por
dc.contributor.referee3Malanchen, Julia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2966476119132597por
dc.contributor.referee4Gonçalves, Sebastião Rodrigues-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7612977176449064por
dc.date.accessioned2021-11-18T19:18:55Z-
dc.date.issued2021-04-28-
dc.identifier.citationJUSTINA, Verieli Della. A trajetória da educação e da Pedagogia Histórico-Crítica na rede pública municipal de Araucária/PR: lutas e disputas. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5680-
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado trata da trajetória da educação e da experiência de institucionalização da Pedagogia Histórico-Crítica na rede pública municipal de Araucária/PR. Apresentamos, no primeiro capítulo, as teorias pedagógicas dominantes na história da educação no Brasil, as chamadas teorias pedagógicas burguesas, as teorias crítico reprodutivistas e o surgimento da Pedagogia Histórico-Crítica como alternativa teórica na disputa pela transformação da realidade. Analisando os documentos elaborados para a educação pública do município, sua trajetória e as contradições presentes nesse processo, no segundo capítulo, abordamos a Pedagogia Histórico-Crítica inserida na história da educação de Araucária, as Diretrizes Municipais elaboradas a partir de 1992, publicadas em 2004 e 2012, e os Planos Municipais de Educação de 2008 e 2015. No mesmo capítulo também abordamos o momento de implantação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) como projeto nacional de desmonte da educação pública e seu impacto no trabalho dos educadores. No terceiro capítulo, buscamos identificar movimentos organizados pelos trabalhadores da educação do município, como a formação do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária, do Fórum em Defesa da Escola Pública, Gratuita, Universal e de Qualidade Social e dos Grupos de Estudos sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, apontando elementos presentes na luta realizada por trabalhadores da educação do município, em defesa da qualidade para a escola pública para os filhos e filhas da classe trabalhadora.por
dc.description.abstractThis masters research on Education develops itself around the experience in institutionalization of the Historical-Critical Pedagogy (HCP) in the city of Araucaria-PR, having the intention of analyzing the documents elaborated for the city’s public education, its trajectory and the contradictions around that attempt. Presenting, on the first chapter, the main pedagogic theories throughout Brazil’s history of education, the critic-reproductive theories and the appearance of Historical-Critical Pedagogy as an alternative theory in the quarrel for transformation of reality. In the second chapter, we approach Historical-Critical Pedagogy in the city of Araucaria, Municipal Guidelines elaborated from 1992, published between 2004 and 2012, and the Municipal Plans of Education from 2008 and 2015. On that same chapter, we also approach the moment of enactment of the National Curriculum Common Base (NCCB) as a national project of dismantlement of the public education and its impact in the teachers’ work. On the third chapter we look for identifying the movements organized by the education workers of the city, as of the formation of the Syndicate of Municipal Teachers from Araucaria and the Forum in Defense of Public Schools, and the thinking about the consequences of those movements, pointing to elements of experimentation on the institutionalization of the Historical-Critical Pedagogy in the city, to identify progress and challenges, approximations and distancing, in defense of formal education of quality to the children of the working class.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-11-18T19:18:55Z No. of bitstreams: 2 Verieli_Justina2021.pdf: 1039484 bytes, checksum: 67d6e3a7f963fa4a130944cc29445ce9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-18T19:18:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Verieli_Justina2021.pdf: 1039484 bytes, checksum: 67d6e3a7f963fa4a130944cc29445ce9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-04-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação públicapor
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapor
dc.subjectMunicípio de Araucária/PRpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogyeng
dc.subjectSchool Educationeng
dc.subjectCity of Araucaria-PReng
dc.subject.cnpqEducação e Sociedadepor
dc.titleA trajetória da educação e da Pedagogia Histórico-Crítica na rede pública municipal de Araucária/PR: lutas e disputaspor
dc.title.alternativeThe trajectory of education and the historic-critical pedagogy in the public municipal web of Araucária/PR: fights and disputeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Verieli_Justina2021.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons