Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5679
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Patricia do Nascimento da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6656355860660495por
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.referee1Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.referee2Cossetin, Márcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7641442717354036por
dc.contributor.referee3Sandri, Simone-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3367117319415296por
dc.contributor.referee4Coelho, Rejane Teixeira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3000856251956471por
dc.date.accessioned2021-11-18T19:00:59Z-
dc.date.issued2021-06-29-
dc.identifier.citationSILVA, Patricia do Nascimento da. O corte etário para a etapa obrigatória da Educação Infantil: análise a partir da Psicologia Histórico-Cultural. 2021.101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5679-
dc.description.resumoEsta dissertação, vinculada a linha de pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado, do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE, tem como objeto de estudo as Políticas Curriculares Nacionais para Educação Infantil, com ênfase para o Corte Etário. O objetivo geral delineado é analisar o Corte Etário nas Políticas Curriculares Nacionais para a etapa obrigatória da Educação Infantil, a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Em decorrência do objetivo geral, os objetivos específicos, que correspondem a construção dos capítulos, são: 1) Contextualizar, a partir da década de 1990, as Políticas Curriculares de Educação Infantil, com ênfase para a emergência do Corte Etário para a etapa obrigatória; 2) Examinar as concepções de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil na legislação correspondente ao Corte Etário para etapa obrigatória da Educação Infantil, a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. A pesquisa é bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. A averiguação documental contempla os documentos que regem a Educação Infantil a partir da década de 1990, especificamente as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil de 1999, 2010 e 2017 e os respectivos Pareceres e Resoluções que os precederam. A revisão bibliográfica priorizou artigos, dissertações e teses que abordam as Políticas Curriculares, o Corte Etário e a Psicologia Histórico-Cultural. Como resultado das investigações compreende-se que o Corte Etário é um mecanismo implementado para garantir que as crianças de quatro, cinco e seis anos de idade possam frequentar tanto a fase obrigatória da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental, ao completar a idade até 31 de março do ano letivo a cursar. Essa condição sinaliza o confronto com os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, principalmente em relação as concepções de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil. Assim sendo, os pressupostos da referida teoria indicam as faixas etárias de três e de sete anos de idade, respectivamente, para ingressar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.por
dc.description.abstractThis dissertation is linked to the research line Education, Social Policies, and State of the Stricto Sensu Graduate Program in Education/PPGE. Its study object is the National Curriculum Policies for Early Childhood Education, emphasizing the Age Cutoff. The general objective outlined is to analyze the Age Cutoff in the National Curricular Policies for the mandatory stage of Children Education from the assumptions of Cultural-Historical Psychology. As a result of the general objective, the specific objectives, which correspond to the construction of the chapters, are 1) To contextualize, from the 1990s, the Curricular Policies for Early Childhood Education, with emphasis on the emergence of the Age Cutoff for the mandatory stage; 2) To examine the conceptions of Learning and Child Development in the legislation corresponding to the Age Cutoff for the mandatory stage of Early Childhood Education from the assumptions of Cultural-Historical Psychology. The research is bibliographic and documentary, with a qualitative approach. The documentary investigation contemplates the documents that have ruled Early Childhood Education since the 1990s, specifically the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education of 1999, 2010, and 2017 and the respective Opinions and Resolutions that preceded them. The literature review prioritized articles, dissertations, and theses that address Curriculum Policies, Age Cutoff, and Cultural-Historical Psychology. As a result of the research, it is understood that the Age Cutoff is a mechanism implemented to guarantee that four-, five-, and six-year-old children can attend both the compulsory phase of Kindergarten and Primary School when they reach the required age until March 31st of the school year to be attended. This condition points to a confrontation with the assumptions of Cultural-Historical Psychology, especially concerning the conceptions of Learning and Child Development. Thus, the assumptions of this theory indicate the ages of three and seven years old, respectively, for entering Kindergarten and Elementary School.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-11-18T19:00:58Z No. of bitstreams: 2 Patricia_Silva2021.pdf: 1576738 bytes, checksum: 82f4e862971d19c22c1655ddd7afed68 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-18T19:00:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Patricia_Silva2021.pdf: 1576738 bytes, checksum: 82f4e862971d19c22c1655ddd7afed68 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-06-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPolíticas Curricularespor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectCorte Etáriopor
dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpor
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subjectAge Cutoffeng
dc.subjectCultural-Historical Psychologyeng
dc.subjectCurricular Policieseng
dc.subject.cnpqEducação e Sociedadepor
dc.titleO corte etário para a etapa obrigatória da Educação Infantil: análise a partir da Psicologia Histórico-Culturalpor
dc.title.alternativeThe age cutoff for the mandatory stage of early childhood education: An analysis based on Historical-Cultural Psychologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia_Silva2021.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons