Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5675
Tipo do documento: Dissertação
Title: Intimidação sistemática (bullyng) em escolas estaduais de Medianeira-PR: políticas públicas e ações
Other Titles: Systematic bullying in state schools in Medianeira-PR: public policies and actions
Autor: Franco, Liane Maria Gonçalves 
Primeiro orientador: Bondezan, Andreia Nakamura
Primeiro membro da banca: Moraes, Denise
Segundo membro da banca: André, Tamara Cardoso
Terceiro membro da banca: Camargo, Sandra Salete de
Resumo: Esta dissertação intitulada “Intimidação sistemática (Bullying) em escolas estaduais de Medianeira: políticas públicas e ações” apresenta considerações sobre as formas de manifestação violentas associados à prática de bullying nos colégios estaduais do Município de Medianeira, situado na região Oeste do estado do Paraná. Em 28 de setembro de 2018, um adolescente de 15 anos entrou armado no Colégio Estadual João Manoel Mondrone e atirou contra colegas de classe, fato que comoveu toda a comunidade. Qual fato teria motivado essa ação? Tal questionamento e o atentado ocorrido nesse município causaram inquietações e estímulo para a realização desta pesquisa de mestrado. Diante disso, o escopo foi conhecer e apresentar as ações estratégicas que cinco Colégios Estaduais de Medianeira (PR) têm realizado em seus projetos para prevenir e enfrentar a intimidação sistemática (bullying). A metodologia foi qualitativa, tendo como instrumentos de base a entrevista semiestruturada e questionários, aplicados a diretores, pedagogos e alunos das escolas selecionadas. O embasamento teórico está fundamentado nos estudos de Fante (2005), de Antunes e Zuin (2008) e de Crochick e Crochick (2017), além de documentos oficiais pautados nas Leis nº 17.355/2012, nº 13.185/2015, nº 13.663/2018, e demais instruções norteadoras do trabalho pedagógico referentes à temática. O desenvolvimento da pesquisa possibilitou compreender que, infelizmente, em todos os colégios já aconteceram práticas de bullying, no entanto, nenhuma instituição deixou de buscar soluções para essas ocorrências. Há implementação de projetos norteados pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), com ações que visam ao enfrentamento da intimidação sistemática (bullying). A partir desse amparo legal, os colégios realizam atendimentos às vítimas, aos agressores, à família, e, posteriormente, junto com a comunidade escolar, buscam estratégias para minimizar o problema e diminuir os índices de violência existentes.
Abstract: This research entitled "Systematic Intimidation (Bullying) in state schools of Medianeira: public policies and actions" presents considerations about the forms of violent manifestation associated with the practice of bullying in state schools in the Municipality of Medianeira, located in the western region of the state of Paraná. On September 28, 2018, a 15-year-old teenager entered School João Manoel Mondrone State High School with a gun and shot at classmates, an event that touched the entire community. What fact would have motivated this action? This questioning and the attack that took place in this city caused inquietude and stimulus for this master's research. That said, the scope was to get to know and present the strategic actions that five State Schools in Medianeira (PR) have carried out in their projects to prevent and face systematic intimidation (bullying). The methodology was qualitative, using as basic tools semi-structured interviews and questionnaires, applied to principals, educators, and students from the selected schools. The theoretical foundation is based on the studies of Fante (2005), Antunes and Zuin (2008), and Crochick and Crochick (2017), in addition to official documents based on Laws No. 17.355/2012, No. 13.185/2015, No. 13.663/2018, and other guiding instructions of the pedagogical work related to the theme. The development of the research made it possible to understand that, unfortunately, in all schools, bullying practices have already occurred, however, no institution have left to look for solutions to these occurrences. There is the implementation of projects guided by the State Department of Education (SDE), with actions aimed at combating systematic bullying. From this legal support, the schools provide assistance to the victims, the aggressors, and the family, and then, together with the school community, seek strategies to minimize the problem and reduce the existing violence rates.
Esta disertación titulada "Intimidación sistemática (Bullying) en las escuelas estatales de Medianeira: políticas públicas y acciones" presenta consideraciones acerca de las formas de manifestación violenta asociadas a la práctica del bullying en las escuelas estatales del Municipio de Medianeira, ubicado en la región oeste del estado de Paraná. El 28 de septiembre de 2018, un adolescente de 15 años entró en el Colegio Estatal João Manoel Mondrone con una pistola y disparó contra sus compañeros, un hecho que conmovió a toda la comunidad. ¿Qué hecho habría motivado esta acción? Este cuestionamiento y el atentado ocurrido en esta ciudad causaron inquietud y estímulo para realizar esta investigación de maestría. Por ello, el objetivo fue conocer y presentar las acciones estratégicas que cinco escuelas estatales de Medianeira (PR) han llevado a cabo en sus proyectos para prevenir y abordar el acoso sistemático (bullying). La metodología fue cualitativa, utilizando como instrumentos básicos la entrevista semiestructurada y los cuestionarios, aplicados a directores, educadores y alumnos de las escuelas seleccionadas. La fundamentación teórica se basa en los estudios de Fante (2005), de Antunes y Zuin (2008) y de Crochick y Crochick (2017), además de documentos oficiales basados en las Leyes nº 17.355/2012, nº 13.185/2015, nº 13.663/2018, y otras instrucciones orientadoras del trabajo pedagógico relacionadas con el tema. El desarrollo de la investigación permitió comprender que, lamentablemente, en todas las escuelas ya se han producido prácticas de acoso escolar, sin embargo, ninguna institución ha dejado de buscar soluciones ante estas ocurrencias. Existe la implementación de proyectos guiados por el Departamento de Educación del Estado (SEED), con acciones dirigidas a combatir el acoso sistemático. A partir de este apoyo legal, las escuelas prestan asistencia a las víctimas, a los agresores, a la familia, y luego, junto con la comunidad escolar, buscan estrategias para minimizar el problema y reducir los índices de violencia existentes.
Keywords: Intimidação sistemática (bullying)
Educação escolar
Profissionais da educação
Alunos
Systematic intimidation (bullying)
School education
Education professionals
Students
CNPq areas: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Franco, Liane Maria Gonçalves. Intimidação sistemática (bullyng) em escolas estaduais de Medianeira-PR: políticas públicas e ações. 2021. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5675
Issue Date: 18-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Liane_Maria_Gonçalves_Franco_2021.pdfDocumento principal1.48 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons