Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5674
Tipo do documento: Dissertação
Title: Avaliação em Larga Escala: uma análise da diferença do rendimento do IDEB dos estudantes dos 5º anos comparados aos 9º anos do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa
Other Titles: Large Scale Assessment: an analysis of the difference in IDEB performance of students in the 5th grade compared to the 9th grade of Elementary School in Portuguese Language
Autor: Matucheski, Vera Lúcia Panisson 
Primeiro orientador: Soligo, Valdecir
Primeiro membro da banca: Soligo, Valdecir
Segundo membro da banca: Estrada, Adrian Alvarez
Terceiro membro da banca: Silva, Evandro Anderson da
Resumo: O presente estudo analisa o rendimento dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Cascavel-Paraná e dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação do Paraná, em Língua Portuguesa, com o objetivo de identificar os fatores que interferem direta ou indiretamente na apropriação dos conteúdos. A pesquisa se baseia no método qualiquantitativo, fundamentado por Creswell e na Análise de Conteúdo de Bardin. Para a análise utilizou-se de documentos oficiais do Ministério da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Portais: Academia QEdu, Todos pela Educação, Plataforma Scielo; teóricos como Sandra Zákia Souza, Alicia Bonamino, Flavia O. C. Werle, Valdecir Soligo entre outros. Além de estudos do Centro de Políticas Públicas de Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, ainda, como marco legal, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, Decretos, Resoluções e Portarias. O recorte histórico ficou definido entre os anos de 1988 a 2019. Para a análise dos resultados utilizamos como base o IDEB e os questionários contextuais da Prova Brasil do ano de 2017. A análise realizada sobre os currículos e as Matrizes de Referência do SAEB constatou que: referente a comparação dos documentos Currículo Municipal para Educação Básica de Cascavel e as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica do Estado do Paraná encontramos mais similaridades do que diferenças, e na comparação destes documentos e as Matrizes Curriculares de Referência do SAEB, as diferenças acentuam-se mais que as similaridades, entretanto, não nos possibilitou inferir relação entre os documentos e o rendimento escolar dos sujeitos da pesquisa. Uma das categorias analisadas com base nos questionários contextuais da Prova Brasil foi o ―hábitos de leitura‖, que demonstrou ter relação com o rendimento escolar em Língua Portuguesa, pois quanto maior o indicativo de hábito de leitura do estudante melhor o rendimento escolar aferido.
Abstract: This study analyzes the performance of the students in the 5th grade of Elementary Schools of the Municipal Education Network in the city of Cascavel, state of Paraná, and of students in the 9th grade of Elementary Schools in the state of Paraná’s Education Network, in Portuguese Language, in order to identify the factors that interfere directly or indirectly in the appropriation of the contents. The research is based on the quali-quantitative method by Creswell, and Bardin's Content Analysis. The analysis used official documents from the Ministry of Education, the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira, the Brazilian Institute of Geography and Statistics, Portals: Academia QEdu, Todos pela Educação, Plataforma Scielo; theorists such as Sandra Zákia Souza, Alicia Bonamino, Flavia O. C. Werle, Valdecir Soligo among others. In addition to studies by the Center for Public Policies for the Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora, the Federal Constitution of 1988, the Law of Directives and Bases of Education of 1996, Decrees and Resolutions as a legal framework basis. The historical outline was defined from 1988 to 2019. For the analysis of the results, we used the IDEB and the contextual questionnaires of Prova Brasil of 2017 as a basis. The analysis carried out on the SAEB curricula and Reference Matrices found that : regarding the comparison of documents, Municipal Curriculum for Basic Education in Cascavel and the Curricular Guidelines for Basic Education in the state of Paraná, we find more similarities than differences, and in the comparison of these documents and the SAEB Reference Curriculum Matrices, the differences are more visible than the similarities, however, it did not allow us to infer a relationship between the documents and the academic performance of the research subjects. One of the categories analyzed based on the contextual questionnaires of Prova Brasil was the ―reading habits‖, which proved to be related to school performance in Portuguese, because the higher the student's reading habit indicator, the better the school performance measured.
Keywords: Avaliação em Larga Escala
IDEB
Questionários Contextuais da Prova Brasil
Large Scale Evaluation
IDEB
Contextual Questionnaires of Prova Brasil
CNPq areas: Educação e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: MATUCHESKI, Vera Lúcia Panisson. Avaliação em Larga Escala: uma análise da diferença do rendimento do IDEB dos estudantes dos 5º anos comparados aos 9º anos do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5674
Issue Date: 2-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vera_Matucheski2021.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons