Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5644
Tipo do documento: Tese
Title: A percepção dos produtores rurais familiares acerca da agregação de valor nas hortifrutícolas, na modernidade líquida
Autor: Silva, Ana Paula de Lima da 
Primeiro orientador: Bertolini, Geysler Rogis Flor
Primeiro coorientador: Silva , Elizandra da
Primeiro membro da banca: Bertolini, Geysler Rogis Flor
Segundo membro da banca: Silva, Elizandra da
Terceiro membro da banca: Lago , Sandra Mara Stocker
Quarto membro da banca: Vesco , Delci Grapégia Dal
Quinto membro da banca: Ribeiro , Ivano
Resumo: Esta tese teve como objetivo analisar a percepção dos produtores rurais familiares quanto às formas de agregação de valor às suas hortifrutícolas, na modernidade líquida. Definiu-se este objetivo com o intuito de preencher uma lacuna de pesquisa, visto que não há estudos que analisam a percepção dos produtores rurais familiares sobre a agregação de valor no contexto da Teoria da Liquidez às suas hortifrutícolas. Para atender aos objetivos propostos, utilizou-se a pesquisa de tipo exploratóriodescritivo de abordagem fenomenológica. A análise de dados aconteceu por meio da natureza qualitativa, com o apoio dos softwares NVivo® e UCINET®, em uma amostra relevante socialmente de dez produtores rurais familiares com capacidade de descrever as experiências vividas. A forma de abordagem da amostra foi pelo método Snowball e o corte de pesquisa, transversal. Conclui-se que os produtores rurais familiares não têm clareza do que é agregação de valor, apesar de utilizarem algumas variáveis, como agroindustrialização, sistema de produção e certificação orgânica, circuitos curtos de comercialização e sistema de produção agroecológico. Constatouse que os produtores receberam pouca ou nenhuma assistência técnica, e, algumas vezes, quando a obtêm, é de técnico agrícola ou agrônomo que é vendedor, o que pode levar a um diagnóstico e receituário tendencioso. Identificou-se, ainda, que os produtores não receberam orientação sobre gestão, e ficou evidente que não há interesse da parte deles em buscar esse conhecimento. Verificou-se, também, que os produtores rurais familiares não buscam informações sobre o mercado em que atuam, nem sobre o comportamento dos seus consumidores. Essa combinação de inexistência de conhecimento sobre o mercado e o consumidor causa uma cegueira, visto que fica impossível agregar valor, porque lhes falta clareza do conceito do que é, e ainda se conhecessem o significado, não sabem o que é valor para o seu cliente, já que o desconhece. Tudo isso mostra que os produtores rurais familiares não estão preparados para enfrentar os desafios contidos na atualidade da modernidade líquida, que tem um contexto cada vez mais fluído e maleável, e possui como principal característica a rapidez das mudanças de tudo, inclusive das relações comerciais. Esse enredo exige dos produtores rurais familiares, assim como de qualquer produtor/fornecedor, que haja flexibilidade e adaptação nas formas de comercialização e gestão da propriedade para que seja possível atender aos seus consumidores, melhorar seus ganhos e, consequentemente, qualidade de vida e motivação para permanecer e viver da propriedade.
Abstract: This thesis aimed to analyze the perception of family farmers about the ways of adding value to their horticultural products, in liquid modernity. This objective was defined with the intention of filling a research gap, since there are no studies that analyze the perception of family farmers about the addition of value to their horticultural products, in the context of the theory of liquidity. To meet the proposed objectives, an exploratory and descriptive research with a phenomenological approach was used. The data analysis was performed by means of a qualitative nature, with the support of NVivo® and UCINET® software, in a socially relevant sample of ten rural family farmers with the ability to describe their lived experiences. The sample was approached using the Snowball method and a cross-sectional research study. It is concluded that the family farmers do not have enough clarity on what value addition is, despite making use of some variables such as agribusiness, production system and organic certification, short marketing circuits and agroecological production system. It was found that the producers received little or no technical assistance, and sometimes, when they get it, it is from an agricultural technician or agronomist who is a salesperson, which can lead to a biased diagnosis and prescription. In addition, it was found that family farmers do not seek information about the market in which they operate, nor about the behavior of their consumers. This combination of lack of knowledge about the market and consumers causes blindness, since it is impossible to add value, because they lack clarity about the concept of what it is, and even if they knew what it means, they don't know what value is for their customer, since they don't know it. All this shows that family farmers are not prepared to face the challenges contained in today's liquid modernity, which has an increasingly fluid and malleable context, and has as its main characteristic the speed of change in everything, including commercial relations. This scenario demands from family farmers, as well as any other producer/supplier, flexibility and adaptation in the forms of commercialization and management of the property, so that it is possible to serve their consumers, improve their earnings and, consequently, their quality of life, and still be motivated to remain and live from the property.
Keywords: Teoria da liquidez.
Gestão
Conhecimento
Agricultura
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: SILVA, Ana Paula de Lima da. A percepção dos produtores rurais familiares acerca da agregação de valor nas hortifrutícolas, na modernidade líquida. 2021. 115 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5644
Issue Date: 3-Sep-2021
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Silva_2021.pdf2.74 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons