Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5625
Tipo do documento: Dissertação
Title: A epistemologia de Gaston Bachelard nas publicações científicas: análise nas pesquisas em ensino de química (2000-2019)
Other Titles: Gaston Bachelard's epistemology in scientific publications: analysis in research in chemical teaching
Autor: Dorigon, Larissa 
Primeiro orientador: Justina, Lourdes Aparecida Della
Primeiro coorientador: Cedran, Jaime da Costa
Primeiro membro da banca: Justina, Lourdes Aparecida Della
Segundo membro da banca: Cedran, Jaime da Costa
Terceiro membro da banca: Tobaldini de Lima, Barbara Grace
Quarto membro da banca: Ferraz, Daniela Frigo
Resumo: Considerando o crescente desenvolvimento da pesquisa no Ensino de Ciências nas últimas décadas, o presente estudo identificado como do tipo estado da arte, apresenta um mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira que aborda conceitos do epistemólogo Gaston Bachelard no Ensino de Química. Para tanto, focaliza artigos publicados nos periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências classificados como A1, A2 e B1 (quadriênio 2013 – 2016) pelo Banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no recorte temporal de 2000 a 2019. O objetivo foi estabelecer um panorama dessa produção, bem como apontar tendências e contribuir para subsidiar novas pesquisas na área e no Ensino de Química em diferentes contextos educacionais. A análise dos dados deu-se pelo estabelecimento de descritores a priori, que destacam as principais características e tendências nos trabalhos analisados. O total de artigos selecionados foi de 17 trabalhos divididos entre 11 periódicos. Destes, a maioria foi produzida por pesquisadores de universidades federais (66,66%). Observamos ainda que 41,66% foram produzidos pela região Sudeste, seguido da região Sul e Nordeste, com 12,5% cada. O conceito da química mais investigado foi o de “modelos atômicos” e o conceito Bachelardiano mais recorrente foi “obstáculos epistemológicos”. Os resultados mostram avanços na área, porém ainda com um número reduzido de publicações, considerando sua relevância e popularidade em âmbito nacional e internacional no Ensino de Ciências em todos os níveis educacionais.
Abstract: Considering the growing development of research in Science Education in last decades, the present study identified as state-of-the-art, presents a mapping of Brazilian academic research which addresses concepts of the epistemologist Gaston Bachelard in the Teaching of Chemistry. Therefore, it focuses on articles published in national journals in the field of Science Education classified as A1, A2 and B1 (quadrianium 2013 - 2016) by the "Banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior" (CAPES), in the time frame from 2000 to 2019 The objective is to establish an overview of this production, as well as point out trends and contribute to subsidize new research in the area and teaching of Chemistry in different educational contexts. The data analysis was carried out through the establishment of a priori descriptors, which highlight the main characteristics and trends in the analyzed works. The total number of selected articles was 17 works divided among 11 journals. Of these, most were produced by researchers from federal universities (66.66%). We also observed that 41.66% were produced by the Southeast region, followed by the South and Northeast regions with 12.5% each. The most investigated concept of chemistry was “atomic models” and the most recurrent Bachelardian concept was “epistemological obstacles”. The results show a certain advance in the area, but still with a reduced number of publications, considering its relevance and popularity at national and international level in Science Teaching at all educational levels.
Keywords: Ensino de Química
Estado da arte
Periódicos científicos
Epistemologia Bachelardiana
Teaching of Chemistry
State of art
Scientific journals
Bachelardian Epistemology
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: DORIGON, Larissa. A epistemologia de Gaston Bachelard nas publicações científicas: análise nas pesquisas em ensino de química (2000-2019). 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5625
Issue Date: 26-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa_Dorigon2021.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons