Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5559
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorManarin, Tailize-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4050891466650426por
dc.contributor.advisor1Gagliotto, Giseli Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0928027113674345por
dc.contributor.referee1Gagliotto, Giseli Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0928027113674345por
dc.contributor.referee2Comar, Sueli Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006133117596626por
dc.contributor.referee3Xavier, Cesar Rey-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3089810988505514por
dc.date.accessioned2021-09-17T13:13:48Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.citationMANARIN, Tailize. Nise da Silveira e a psicologia analítica: contribuições pedagógicas para a inclusão de alunos autistas. 2020. 132 f. Dissertação (Mestradoo em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5559-
dc.description.resumoO presente estudo está vinculado ao Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação (PPGE/FB), à linha de pesquisa “Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores”, e ao Laboratório e Grupo de Pesquisa Educação e Sexualidade - LABGEDUS, cuja temática está vinculada aos processos educativos e à formação de professores. Assim, os desdobramentos desta pesquisa se deram no objetivo de promover um diálogo entre o trabalho da psiquiatra brasileira Nise da Silveira (1905-1999), a psicologia analítica, e a arte como processo terapêutico, no intuito de apontar caminhos pedagógicos para a inclusão de estudantes autistas. Para alcançar este objetivo, organizamos o trabalho em três seções. A primeira seção, apresenta a trajetória histórica e social de Nise da Silveira, percorrendo pelo significado de seu encontro com Carl Gustav Jung e pelos conceitos de autismo para a psicanálise e para a psicologia analítica. A segunda seção discute sobre a o papel artístico, nos processos de criação, adentrando à temática da inclusão escolar e contextualizando, historicamente, a inclusão de estudantes com autismo, de acordo com a legislação brasileira. A terceira e última seção, traz as contribuições de Nise da Silveira para serem utilizadas como práticas intencionalizadas, na educação inclusiva de crianças com autismo, considerando a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil, uma vez que é o documento norteador da prática pedagógica nos centros de ensino no Brasil. O que nos interessa no trabalho de Nise da Silveira é sua concepção de sujeito e sua postura frente aos pacientes psiquiátricos. Tal postura era desenvolvida, através dos processos criativos para socializar os esquizofrênicos; assim como, as contribuições de Carl Gustav Jung (1875-1961) para o trabalho desenvolvido por Nise. A presente pesquisa, trata-se de um estudo qualitativo bibliográfico- no qual efetivou-se revisão de literatura, nas bases de dados CAPES e BDTD, além de bibliografias de fontes primárias e secundárias. Utilizamos como base para os estudos e as análises, Nise da Silveira, no entusiasmo de seus escritos sobre os processos criativos, Carl Gustav Jung e Sigmund Freud para compreender o autismo, enquanto um processo psicótico ou um processo de desintegração do eu/Self. Recorremos aos autores Harvey, Marx e Mazzota para apreender a inclusão escolar, de forma crítica e reflexiva. Assim, para fins de humanizar o que foi coisificado, consideramos que as práticas, utilizadas por Nise, caminham paralelamente ao contexto educativo, de crianças autistas e não autistas. Através dos procedimentos didáticos, que chamamos de “o fazer em Nise”, concluímos que, muitos campos de experiências, da Base Nacional Comum Curricular, podem ser explorados, a partir da concepção de sujeito desenvolvida por Nise.por
dc.description.abstractThe present study islinked to the Master program in Education (PPGE / FB) in the research line “Culture, Educational Processes and Teacher Training”, and the Laboratory and Education and Sexuality Research Group - LABGEDUS, whose main subject is linked to educational processes and teacher training. Thus, the ramifications of this research happen with the aim of promoting a dialogue between the work of the Brazilian psychiatrist Nise da Silveira (1905-1999), the analytical psychology, and art as a therapeutic process, in order to point out pedagogical paths for the inclusion of autistic students. In order to achieve this goal, we organized the work into three sections. The first section presents the historical and social trajectory of Nise da Silveira, covering the significance of her meeting with Carl Gustav Jung and the concepts of autism for psychoanalysis and analytical psychology. The second section discusses the artistic role in the creation processes, stepping into the thematic of school inclusion, historically contextualizing the inclusion of students with autism, according to Brazilian legislation. The third and the last section brings the contributions of Nise da Silveira to be used as intentional practices in the inclusive education of children with autism, considering the Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil, since it is the guiding document of the pedagogical practice in teaching centers in Brazil. What interests us in Nise da Silveira's work is her conception of the subject and its posture towards psychiatric patients, which was developed through creative processes in order to socialize schizophrenics; as well as the contributions of Carl Gustav Jung (1875-1961) to the work developed by Nise. It is a bibliographic-qualitative study in which literature was reviewed in the CAPES and BDTD databases, aside from bibliographies from primary and secondary sources. We use Nise da Silveira as the basis for studies and analysis, with the enthusiasm in her writings on creative processes, Carl Gustav Jung and Sigmund Freud to understand autism as a psychotic process or a process of disintegration of “self”. We use the authors Harvey, Marx and Mazzota to learn about school inclusion in a critical and reflective way. Thus, for the purpose of humanizing what has been considered as a thing, we deemed that the practices, used by Nise, progress parallel with the educational context, of autistic and non-autistic children. Through the didactic procedures, which we call "doing it in Nise", we concluded that many fields of experience of the Base Nacional Comum Curricular, can be explored, from the concept of subject developed by Nise.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2021-09-17T13:13:47Z No. of bitstreams: 2 TAilize Manari 2020.pdf: 1191247 bytes, checksum: bc3af8e674c51e7325ffb90d5870668a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-17T13:13:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TAilize Manari 2020.pdf: 1191247 bytes, checksum: bc3af8e674c51e7325ffb90d5870668a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-12-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectNise da Silveirapor
dc.subjectPsicologia Analíticapor
dc.subjectArteterapiapor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectNise da Silveirapor
dc.subjectAnalytical Psychologpor
dc.subjectArt Therapypor
dc.subjectAutismpor
dc.subjectChild Education; Inclusive Educationpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleNise da Silveira e a psicologia analítica: contribuições pedagógicas para a inclusão de alunos autistaspor
dc.title.alternativeNise da Silveira and analytical psychology: pedagogical contributions for the inclusion of autistic students.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAilize Manari 2020.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons