Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5538
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDorne, Fernanda Cristina Zimmermann-
dc.contributor.advisor1Comar, Sueli Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006133117596626por
dc.contributor.referee1Comar, Sueli Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006133117596626por
dc.contributor.referee2Castanha, Andre Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.contributor.referee3Bonamino, Alicia Maria Catalano de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/817034966221045por
dc.contributor.referee4Soligo , Valdecir-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365966751665341por
dc.date.accessioned2021-08-26T11:43:25Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.citationDORNE, Fernanda Cristina Zimmermann. Relação entre o Conceito de Nova Gestão Pública do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e as Políticas de Avaliação no Brasil. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5538-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é analisar a relação entre o conceito da Nova Gestão Pública do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e as políticas para a avaliação em larga escala, estruturadas no Brasil. A hipótese é que a avaliação em larga escala no país converge com as orientações gerencialistas do CLAD. Para tanto, utilizou-se abordagem qualitativa, e a metodologia pautou-se no estudo documental e bibliográfico sobre a conjuntura da política macro internacional e sua repercussão na política nacional. Três pontos norteadores organizam esta pesquisa. No primeiro capítulo, apresenta-se uma análise da conjuntura histórica, política e ideológica da Nova Gestão Pública e como esta foi acionada nas políticas do respectivo Centro. Evidencia-se, assim, como os conceitos de Nova Gestão Pública foram incorporados na política brasileira, com a elaboração do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE). As interferências neoliberais sobre a execução deste documento contribuíram para a Reforma do Estado, e sua estruturação na administração gerencial com as palavras de ordem: Estado avaliador, cidadão-cliente, meritocracia, penalização e responsabilização administrativa. Sob a perspectiva mercadológica, esses princípios foram incorporados em todos os setores, especialmente na educação e em suas reformas. No segundo capítulo, analisamos as implicações para as reformas da América Latina por meio do documento referencial “Uma Nova Gestão Pública para América Latina”, como condição de desenvolvimento da Região. Esse processo foi favorecido pela centralidade nas categorias de qualidade total, governabilidade, accountability e gerencialismo, todas aliadas ao Estado descentralizador sob a ótica neoliberal. O terceiro capítulo, como resultado mais evidente, aponta a organização do amplo sistema de avaliação da qualidade da educação, com destaque ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o IDEB, e o discurso de qualidade e equidade, como categorias auxiliadoras da accountability. A ênfase se volta à análise da avaliação sob a égide dos eventos internacionais realizados pelo CLAD, considerando a forma como este Centro considera as práticas avaliativas, a meritocracia, a qualidade e a equidade. Outrossim, de que forma os educadores podem ser resilientes nas práticas avaliativas apesar da conjuntura atual.por
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to analyze the relationship between the concept of The New Public Management of the Latin American Center for Development Administration (CLAD) and the policies for large-scale evaluation, structured in Brazil. The hypothesis is that the largescale evaluation in the country converges with the managerial orientations of CLAD. For this purpose, a qualitative approach was used, and the methodology was guided in a documental and bibliographic study about the international macro policy and its repercussion on the national policy. This study was organized on three main points. The first chapter presents an analysis of the historical conjuncture, policy, and ideology of the New Public Management and how it was triggered in the CLAD policies. Thus, it's evident how the concepts of the New Public Management were incorporated in the Brazilian policy, with the elaboration of the Master Plan for the Reform of the State System (PDRAE). The neoliberal interferences about the execution of this document contributed to the Reform of the State, and its organization in the managerial administration with the words of order: Evaluation State, citizen-client, meritocracy, penalization, and administrative accountability. From a market perspective, these principles have been incorporated in all sectors, especially in education and its reforms. The second chapter explored the implications for the Latin American reforms through the referential document "A New Public Management for Latin America", as a condition for the Region's development. This process was favored by the centrality in the categories of total quality, governability, accountability, and managerialism, all allied to the decentralizing State from the neoliberal point of view. The third chapter, as a more evident result, points to the organization of the broad education quality evaluation system, with emphasis on the Basic Education Evaluation System (SAEB), the IDEB, and the discourse on quality and equity, as supporting accountability categories. The emphasis is on the analysis of evaluation under the aegis of international events held by CLAD, considering how this Center considers evaluation practices, meritocracy, quality, and equity. In addition, how educators can be resilient in evaluation practices despite the current situation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2021-08-26T11:43:25Z No. of bitstreams: 2 Fernanda Cristina 2020.pdf: 1634914 bytes, checksum: 9ba0375092c948e6a34935ea49d27cf4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-26T11:43:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Fernanda Cristina 2020.pdf: 1634914 bytes, checksum: 9ba0375092c948e6a34935ea49d27cf4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-12-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectNova Gestão Públicapor
dc.subjectCLADpor
dc.subjectAvaliação em larga escalapor
dc.subjectNew Public Managementeng
dc.subjectCLADeng
dc.subjectLarge-scale evaluationeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleRelação entre o Conceito de Nova Gestão Pública do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e as Políticas de Avaliação no Brasil.por
dc.title.alternativeRelationship Between the Concept of New Public Management of The Latin American Center for Administration for Development (CLAD) And the Evaluation Policies in Brazil.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Cristina 2020.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons