Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5530
Tipo do documento: Dissertação
Title: Meta-Análise de ações e indicativos para a efetivação da Modelagem Matemática nas escolas
Other Titles: Meta-Analysis of actions and indications for the realization of Mathematical Modeling in schools
Autor: Foss, Ana Maria 
Primeiro orientador: Klüber, Tiago Emanuel
Primeiro membro da banca: Klüber, Tiago Emanuel
Segundo membro da banca: Paulo, Rosa Monteiro
Terceiro membro da banca: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Quarto membro da banca: Ciani, Andréia Büttner
Resumo: Há quatro décadas, a Modelagem Matemática vem se fortalecendo no contexto brasileiro, enquanto área de pesquisa e tendência da Educação Matemática. Desde então, pesquisadores brasileiros dedicam-se a estudos relacionados à Modelagem. No contexto da Educação Básica, pesquisas têm apontado a sua tímida presença nas escolas. Da imersão nesta região de inquérito, destacou-se a presença de ações e indicativos para a inserção da modelagem nas escolas, levando-nos à interrogação de pesquisa, sob uma visão fenomenológica: o que revelam as ações e indicativos da comunidade de Modelagem para a sua efetivação na Educação Básica? Orientados pela interrogação, direcionamos nosso olhar para os anais da X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM). Foram analisados 100 textos, entre comunicações científicas e relatos de experiência. Estes foram analisados integralmente e lidos repetidas vezes para a constituição das unidades de significado e convergências que culminaram nas categorias abertas. Da hermenêutica empreendida, revelou-se a existência de ações realizadas pela comunidade de Modelagem que se concentram, quase em sua totalidade, em formações que tomam a Modelagem como principal fundamento e princípio formativo. Além disso, muitas das ações e indicativos se mostraram inócuos, uma vez que estão centrados naquilo que negam: a transmissão de conteúdos, fazendo um jogo teórico, sem levar em consideração aspectos inerentes ao professor que adota a Modelagem e ao fenômeno: “Modelagem na Escola”.
Abstract: For four decades, Mathematical Modeling has been gaining strength in the Brazilian context as an area of research and trend in Mathematics Education. Since then, Brazilian researchers have dedicated themselves to studies related to Modeling. In the context of Basic Education, researches have pointed out its timid presence in schools. From the immersion in this region of inquiry, the presence of actions and indications for the insertion of modeling in schools stood out, leading us to a research question under a phenomenological view: what do the actions and indications of the Modeling community reveal about its effectiveness in Basic Education? Guided by this question, we direct our gaze to the proceedings of the 10th National Conference on Modeling in Mathematics Education (CNMEM). One hundred texts were analyzed, including scientific communications and experience reports. These were analyzed in their entirety and read repeatedly to establish the units of meaning and convergences that culminated in open categories. From the hermeneutics undertaken, it was revealed the existence of actions carried out by the Modeling community that focus almost entirely on formations that take Modeling as the main foundation and formative principle. In addition, many of the actions and indications proved to be innocuous, since they are centered on what they deny: the transmission of content, playing a theoretical game, without considering aspects inherent to the teacher who adopts the Modeling and to the phenomenon: "Modeling in School".
Keywords: Escola
Educação Básica
Educação Matemática
Modelagem Matemática
Filosofia da Educação Matemática
School
Basic education
Mathematics Education
Mathematical Modeling
Philosophy of Mathematics Education
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: FOSS, Ana Maria. Meta-Análise de ações e indicativos para a efetivação da Modelagem Matemática nas escolas. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5530
Issue Date: 23-Mar-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Foss2021.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons