Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5530
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFoss, Ana Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0106058346451447por
dc.contributor.advisor1Klüber, Tiago Emanuel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5540300916224438por
dc.contributor.referee1Klüber, Tiago Emanuel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5540300916224438por
dc.contributor.referee2Paulo, Rosa Monteiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4340581249924621por
dc.contributor.referee3Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713por
dc.contributor.referee4Ciani, Andréia Büttner-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8781713201857857por
dc.date.accessioned2021-08-24T13:07:33Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.citationFOSS, Ana Maria. Meta-Análise de ações e indicativos para a efetivação da Modelagem Matemática nas escolas. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5530-
dc.description.resumoHá quatro décadas, a Modelagem Matemática vem se fortalecendo no contexto brasileiro, enquanto área de pesquisa e tendência da Educação Matemática. Desde então, pesquisadores brasileiros dedicam-se a estudos relacionados à Modelagem. No contexto da Educação Básica, pesquisas têm apontado a sua tímida presença nas escolas. Da imersão nesta região de inquérito, destacou-se a presença de ações e indicativos para a inserção da modelagem nas escolas, levando-nos à interrogação de pesquisa, sob uma visão fenomenológica: o que revelam as ações e indicativos da comunidade de Modelagem para a sua efetivação na Educação Básica? Orientados pela interrogação, direcionamos nosso olhar para os anais da X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM). Foram analisados 100 textos, entre comunicações científicas e relatos de experiência. Estes foram analisados integralmente e lidos repetidas vezes para a constituição das unidades de significado e convergências que culminaram nas categorias abertas. Da hermenêutica empreendida, revelou-se a existência de ações realizadas pela comunidade de Modelagem que se concentram, quase em sua totalidade, em formações que tomam a Modelagem como principal fundamento e princípio formativo. Além disso, muitas das ações e indicativos se mostraram inócuos, uma vez que estão centrados naquilo que negam: a transmissão de conteúdos, fazendo um jogo teórico, sem levar em consideração aspectos inerentes ao professor que adota a Modelagem e ao fenômeno: “Modelagem na Escola”.por
dc.description.abstractFor four decades, Mathematical Modeling has been gaining strength in the Brazilian context as an area of research and trend in Mathematics Education. Since then, Brazilian researchers have dedicated themselves to studies related to Modeling. In the context of Basic Education, researches have pointed out its timid presence in schools. From the immersion in this region of inquiry, the presence of actions and indications for the insertion of modeling in schools stood out, leading us to a research question under a phenomenological view: what do the actions and indications of the Modeling community reveal about its effectiveness in Basic Education? Guided by this question, we direct our gaze to the proceedings of the 10th National Conference on Modeling in Mathematics Education (CNMEM). One hundred texts were analyzed, including scientific communications and experience reports. These were analyzed in their entirety and read repeatedly to establish the units of meaning and convergences that culminated in open categories. From the hermeneutics undertaken, it was revealed the existence of actions carried out by the Modeling community that focus almost entirely on formations that take Modeling as the main foundation and formative principle. In addition, many of the actions and indications proved to be innocuous, since they are centered on what they deny: the transmission of content, playing a theoretical game, without considering aspects inherent to the teacher who adopts the Modeling and to the phenomenon: "Modeling in School".eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-08-24T13:07:33Z No. of bitstreams: 2 Ana_Foss2021.pdf: 1352455 bytes, checksum: de9270ced896fc42b4293c19251977c5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-24T13:07:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ana_Foss2021.pdf: 1352455 bytes, checksum: de9270ced896fc42b4293c19251977c5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-03-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectModelagem Matemáticapor
dc.subjectFilosofia da Educação Matemáticapor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectMathematical Modelingeng
dc.subjectPhilosophy of Mathematics Educationeng
dc.subject.cnpqEducação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.titleMeta-Análise de ações e indicativos para a efetivação da Modelagem Matemática nas escolaspor
dc.title.alternativeMeta-Analysis of actions and indications for the realization of Mathematical Modeling in schoolseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Foss2021.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons