Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5525
Tipo do documento: Tese
Title: A educação ambiental nos cursos de ciências sociais aplicadas na perspectiva da teoria institucional
Autor: Capponi, Neiva Feuser 
Primeiro orientador: Ahlert, Alvori
Primeiro coorientador: Dall'Asta, Denis
Primeiro membro da banca: Ahlert, Alvori
Segundo membro da banca: Dall'Asta, Denis
Terceiro membro da banca: Oliveira, Irene Carniatto de
Quarto membro da banca: Silveira, Aline Dario
Quinto membro da banca: Michellon, Ednaldo
Resumo: Esta tese teve como objetivo analisar, sob a ótica da Teoria Institucional, a efetividade do ensino da Educação Ambiental nos cursos de Ciências Sociais Aplicadas em uma instituição universitária no Estado do Paraná, tendo por base a Lei 9.795/1999. Utilizou-se as categorias codificação, incorporação, reprodução e institucionalização, conforme modelo aplicado por Burns e Scapens (2000) para operacionalizar a gênese da mudança institucional quanto a formação dos docentes em Educação Ambiental e a aplicabilidade destes conhecimentos na rotina de sala de aula, levando em consideração a Velha Economia Institucional (VEI). Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva aplicada como um estudo de caso de abordagem quali-quantitativa. O estudo corresponde a uma instituição de ensino superior pública multicampi, localizados na região Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná, mais especificamente em cursos de Ciências Sociais Aplicadas: Administração, Contabilidade, Economia, Direito, Hotelaria, Secretariado Executivo, Serviço Social e Turismo, perfazendo um total de 18 cursos nos campis da instituição. A parte qualitativa foi estruturada em duas partes: documental e por entrevistas. O primeiro objetivo específico corresponde a pesquisa documental, atendido pelo checklist nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos para levantar se a Política Nacional de Educação Ambiental e se a Resolução 138/2014-CEPE que aprovou as Diretrizes para o Ensino da Graduação nos cursos, dentre elas a estruturação da Educação Ambiental, já estão normatizadas. Foram analisadas as ementas de 684 disciplinas, percebendo-se que 11%, ou seja, em 73 delas, seus profissionais dinamizaram palavras que tem relação com a Educação Ambiental. As entrevistas corresponderam ao segundo objetivo que buscou a formação dos docentes na percepção das chefias, tais como diretores/as de graduação (ProGrad), os diretores/as de Centros e os coordenadores/as dos cursos. O terceiro objetivo correspondeu as entrevistas com os/as professores/as que trabalham assuntos atribuídos a Educação Ambiental na rotina de seus conteúdos. Foram entrevistados/as egressos/as dos cursos que, como atores, captaram o conhecimento e o dimensionam de forma pessoal e profissional no ambiente social. Estas etapas foram submetidas à Análise de Conteúdo. Verificou-se que os/as docentes não receberam formação por parte da universidade; que aqueles/as que desenvolvem este assunto nos conteúdos de sala de aula possuem conhecimento por meio de especializações, mestrado e/ou doutorado. Os/as egressos/as pontuam como um conhecimento importante e necessário, tanto pessoal quanto profissionalmente. A pesquisa quantitativa buscou a compreensão dos/as docentes sobre a Educação Ambiental que ocorreu por meio da aplicação de questionário enviado via Google Docx aos/às 272 docentes dos CCSA, obtendo-se um retorno de 120 questionários, que foram tratados pelo software SPSS v. 25. Seus índices foram analisados de forma descritiva com a finalidade de complementar a percepção dos/as respondentes na análise qualitativa. A Teoria Institucional aplicada por meio do modelo de Burns e Scapens (2000), tornou possível ser afirmado que tanto na análise qualitativa quanto pela quantitativa que os cursos de Ciências Sociais Aplicadas da universidade não atendem de forma estruturada a nenhuma das categorias, levando-se em consideração que a proposição dos autores para que o ensino da EA possa ser considerado institucionalizado, todos os elementos, tais como, rotina e intensidade de uso das regras não gerem inconsistências com as proposições estabelecidas. Os resultados que ocorrem em sala de aula são em decorrência do conhecimento pessoal dos docentes que desenvolvem projetos e/ou oficinas com os discentes. Outras ações sustentáveis que ocorrem são de gestão e não do processo de ensino. Atestou-se a viabilidade da Teoria Institucional na habilitação de profissionais docentes para o ensino da Educação Ambiental na rotina de sala de aula no ensino superior. Para estudos futuros atribui-se a ampliação para toda a instituição universitária com a finalidade que o ensino da Educação Ambiental seja efetivado e ajustado à Agenda 2030 bem como aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Abstract: This thesis had the objective to analyze, from the perspective of Institutional Theory, the effectiveness of teaching Environmental Education in Applied Social Science courses in a university institution in the State of Paraná, based on Law 9,795/1999. Was used to the categories: codification, incorporation, reproduction and institutionalization, according to the model applied by Burns and Scapens (2000) for operationalize the genesis of institutional change regarding the training of teachers in Environmental Education and the applicability of this knowledge in the classroom routine. Class, taking into account the Old Institutional Economics (VEI). It is an exploratory and descriptive research applied as a case study with a quali-quantitative approach. The study corresponded to a multicampi public higher education institution, located in the West and Southwest of the State of Paraná, more specifically in Applied Social Science courses: Administration, Accounting and Economics, Law, Hospitality, Executive Secretariat, Social Service and Tourism, making a total of 18 courses in the campuses of the institution. The qualitative part was structured in two parts: documentary and interviews. The first specific objective corresponds to documental research, attended by the checklist in the Pedagogical Political Projects of the courses, to raise the National Environmental Education Policy and if the Resolution 138/2014-CEPE that approved the Guidelines for the Undergraduate Education in this course, including the structuring of Environmental Education, are already standardized. The syllabuses of 684 subjects were analyzed, noting that 11%, that is, in 73 of them, their professionals streamlined words that are related to Environmental Education. The interviews corresponded to the second objective that sought to train teachers in the perception of heads, such as undergraduate Directors (ProGrad), the directors of Centers and the coordinators of the courses. The third objective corresponded to interviews with teachers who work on subjects assigned to Environmental Education in the routine of its contents. The graduates of the courses were interviewed who, as actors, captured the knowledge and dimensioned it in a personal and professional way in the social environment. These steps were submitted to Content Analysis. It was found that the teachers did not receive training from the university; that those who develop this subject in the classroom content have knowledge through specializations, master's and/or doctorate. The graduates score as an important and necessary knowledge, both personally and professionally. The quantitative research sought the understanding of teachers about Environmental Education that occurred through the application of a questionnaire sent via Google Docx to the 272 teachers of the CCSA, obtaining a return of 120 questionnaires, which were processed by the SPSS v software. 25. Its indexes were analyzed descriptively in order to complement the respondents' perception in the qualitative analysis. The Institutional Theory applied through the Burns and Scapens (2000) model, made it possible to state that both in the qualitative and quantitative analysis that the Applied Social Science courses at the university does not meet any of the categories in a structured way. Taking into account that the authors’ proposal for the teaching of Environmental Education to be considered institutionalized, all elements, such as routine and intensity of use of the rules, do note generate inconsistencies with the established propositions. The results that occur in the classroom are due to the personal knowledge of the professors who develop projects and/or workshops with the students. Other sustainable actions that occur are management and not the teaching process. The feasibility of Institutional Theory in enabling professional teaching staff to teach Environmental Education in the classroom routine in higher education was attested. For future studies, the expansion to the entire university institution ins attributed with the purpose that the teaching of Environmental Education is carried out and adjusted to the 2030 Agenda as well as to the Sustainable Development Goals.
Keywords: Teoria institucional
Lei 9.795/1999
Educação Ambiental
Instituições de Ensino Superior
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: CAPPONI, Neiva Feuser. A educação ambiental nos cursos de ciências sociais aplicadas na perspectiva da teoria institucional. 2021. 238 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5525
Issue Date: 29-Jun-2021
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Neiva_Capponi_2021.pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons