Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5487
Tipo do documento: Dissertação
Title: A defesa do ensino e aprendizagem de arte para a formação omnilateral: uma crítica a disciplina de arte na política educacional brasileira e do estado do paraná (1990 a 2018).
Other Titles: The defense of art teaching and learning for omnilateral formation: a critique of the discipline of art in the brazilian educational policy and in the state of paraná (1990 to 2018)
Autor: Zanella, Katerine 
Primeiro orientador: Zanella , José Luiz
Primeiro membro da banca: Zanella, José Luiz
Segundo membro da banca: Bonamigo, Carlos Antônio
Terceiro membro da banca: Nunes, Ana Luiza Ruschel
Resumo: A pesquisa foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação- Mestrado- Área de concentração: Educação; Linha de Pesquisa: Sociedade, Conhecimento e Educação da Universidade do Oeste do Paraná- UNIOESTE, e teve como objetivo a análise do ensino de Arte na Educação Brasileira definido a partir da LDB 9394\96 especificamente com os encaminhamentos das políticas de cunho neoliberal da década de 1990. A pesquisa buscou responder o seguinte problema: A disciplina de Arte, na política educacional brasileira pós anos 1990 e, em específico do Estado do Paraná, possibilitam uma formação omnilateral? Quais as contribuições da PHC no ensino e aprendizagem de Arte no Paraná? O pressuposto teóricometodológico utilizado fundamenta-se no materialismo histórico-dialético. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica está fundamentada no estudo dos seguintes autores: Marx e Engels (1986), Marx (2010), Marx (2004), Saviani (2003), Saviani (2008), Frigotto (2012), Duarte (2010), Manacorda (2007), Fusari e Ferraz (2001), Gramsci (1978), Goodson (1997), Konder (1967), Lukács (1970), Macedo (2014), Batista (1995), Sforni (2015), Vygotsky (1999). Na pesquisa documental, foram analisados os seguintes documentos: LDB (1996), PCNs (1997), BNCC (2017), DCE de Arte (2008), Referencial Curricular do Paraná (2018). O estudo justifica-se pela necessidade de afirmar a Arte como expressão cultural do homem histórico, e esta, por sua vez, pode se tornar ferramenta ideológica de adaptação do sistema vigente, como pode ser ferramenta emancipatória. A escrita da dissertação foi organizada em três capítulos. No primeiro momento buscamos analisar a importância da Arte para formação humana omnilateral. A fim de justificar a formulação e elaboração de uma disciplina escolar que trabalhe de modo a trazer as raízes históricas de Arte, e apresente aos educandos suas diversas manifestações. No segundo momento, visamos analisar a materialidade histórica das políticas educacionais brasileiras de 1990, e os atuais desdobramentos das políticas curriculares paranaenses alinhadas ao sistema hegemônico. Por fim, buscamos analisar a disciplina curricular de Arte na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica: em defesa do ensino e aprendizagem de Arte. Conclui-se que a política educacional para o ensino da Arte, materializada nos PCNs, BNCC e nas DCEs do Paraná, está fundamentada na aprendizagem de competências e habilidades e, assim, minimiza o ensino do conhecimento sistematizado da Arte. Em oposição a essa política, defendemos o ensino e aprendizagem da Arte na perspectiva da Pedagogia HistóricoCrítica a partir dos clássicos para uma formação omnilateral como formação humana plena para os filhos da classe trabalhadora na luta pela emancipação social.
Abstract: The research was presented to the Postgraduate Program - Master's Degree - Concentration Area: Education; Line of Research: Society, Knowledge and Education of the University of the West of Paraná - UNIOESTE, and aimed to analyze the teaching of Art in Brazilian Education defined from LDB 9394/96 specifically with the guidelines of the neo-liberal policies of the decade 1990. The research sought to answer the following problem: Does the discipline of Art, in Brazilian educational policy after the 1990s and, specifically in the State of Paraná, enable Omnilateral training? What are PHC's contributions to the teaching and learning of Art in Paraná? The theoretical-methodological assumption used is based on Historical-Dialectical Materialism. The methodology used is bibliographic and documentary research. The bibliographic research is based on the study of the following authors: Marx and Engels (1986), Marx (2010), Marx (2004), Saviani (2003), Saviani (2008), Frigotto (2012), Duarte (2010), Manacorda ( 2007), Fusari and Ferraz (2001), Gramsci (1978), Goodson (1997), Konder (1967), Lukács (1970), Macedo (2014), Batista (1995), Sforni (2015), Vygotsky (1999).In the documentary research, the following documents were analyzed: LDB (1996), PCNs (1997), BNCC (2017), DCE of Art (2008), Paraná Curriculum Referential (2018). The study is justified by the need to affirm Art as a cultural expression of the historical man, and this, in turn, can become an ideological tool to adapt to the current system, as well as an emancipatory tool. The writing of this dissertation was organized into three chapters. In the first moment, we sought to analyze the importance of Art for Omnilateral human formation. In order to justify the formulation and elaboration of a school subject that works in a way that brings the historical roots of Art, and presents to the students its several manifestations. In the second moment, we aim to analyze the historical materiality of the Brazilian educational policies of 1990 and the current unfoldings of the Paranaense curricular policies aligned to the hegemonic system. Finally, we seek to analyze the curricular discipline of Art from the perspective of Critical-Historical Pedagogy: in defense of the teaching and learning of Art. We conclude that the educational policy for the teaching of Art materialized in the PCNs, BNCC, and in the DCEs of Paraná, is based on the learning of skills and abilities and, thus, minimizes the teaching of the systematized knowledge of Art. In opposition to this policy, we defend the teaching and learning of Art from the perspective of Critical Historical Pedagogy from the classics for an Omnilateral training as full human training for the children of the working class in the struggle for social emancipation.
Keywords: Ensino e aprendizagem de Arte
Política educacional
Educação escolar
Art teaching and learning
Educational politics
Schooling.
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: ZANELLA, Katerine. A defesa do ensino e aprendizagem de arte para a formação omnilateral: uma crítica a disciplina de arte na política educacional brasileira e do estado do paraná (1990 a 2018)..2021. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5487
Issue Date: 24-Mar-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)
Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Katerine Zanella 2021.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons