Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5474
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Fabíola Elizabete-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0408346491899128por
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.advisor-co1Cossetin, Marcia-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7641442717354036por
dc.contributor.referee1Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.referee2Barros, Marta Silene Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3400612251090722por
dc.contributor.referee3Matos, Neide da Silveira Duarte de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6501371935947033por
dc.date.accessioned2021-07-20T12:08:30Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationCOSTA, Fabíola Elizabete. Políticas Públicas de Alfabetização no Brasil: análise do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e da Política Nacional de Alfabetização (PNA). 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5474-
dc.description.resumoA década de 1990 foi marcada por mudanças significativas na Educação brasileira que culminaram com a implementação de Políticas Públicas direcionadas para a redução/erradicação do analfabetismo, tendo como referência os compromissos decorrentes das conferências internacionais. Neste sentido, empreendemos levantamento de informações e pesquisas relacionadas a história das Políticas Públicas Educacionais para, assim, compreender as Políticas de Alfabetização no Brasil e como elas influenciaram na Educação que vivenciamos hoje no âmbito escolar. O objetivo geral desta dissertação é de analisar a concepção de Alfabetização presentes no Programa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e na Política Nacional de Alfabetização (PNA). Delimitamos tal objetivo a partir da seguinte problemática: Como tem se constituído as Políticas Públicas de Alfabetização no Brasil e quais as intencionalidades dessas Políticas ao analisarmos as propostas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e da Política Nacional de Alfabetização? Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, sendo as fontes primárias a Portaria Nº 867, de 4 de julho de 2012, e o Decreto Nº 9.765, de 11 de abril de 2019, e as fontes secundárias os teóricos que refletem sobre o objeto de estudo. Constatou-se, por meio da pesquisa realizada, que o Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa foi um programa, mesmo com críticas pertinentes aventadas por pesquisadores da área, foi importante para a formação de professores e para contribuir com a melhoria da qualidade da Alfabetização. Em relação a Política Nacional de Alfabetização, ainda que seja recente e com poucas pesquisas, foi possível observar que é uma Política que desconsidera parte da história da Alfabetização, construída ao longo das últimas décadas. Ao retomar os conceitos políticos e metodológicos, em certa medida já superados, sustenta a utilização de um único método para a aquisição da leitura e da escrita, demonstrando um retrocesso na Educação Brasileira.por
dc.description.abstractThe 1990s was marked by significant changes in Brazilian education that culminated with the implementation of public policies aimed at reducing/eradicating illiteracy, based on the commitments arising from international conferences. In this sense, we undertook a survey of information and research related to the history of Public Educational Policies in order to understand the Literacy Policies in Brazil and how they influenced the Education we experience today in the school environment. The general objective of this dissertation is to analyze the conception of Literacy present in the Program of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) and in the National Literacy Policy (PNA). We delimit this objective based on the following problem: How have the Public Policies on Literacy been constituted in Brazil and what are the intentions of these policies when we analyze the proposals of the National Pact for Literacy at the Right Age and the National Literacy Policy? For this, we conducted a qualitative research, of bibliographic and documental nature, being the primary sources the Ordinance Nº 867, of July 4, 2012, and the Decree Nº 9.765, of April 11, 2019, and the secondary sources the theorists that reflect on the object of study. It was found, through the research carried out, that the National Pact for Literacy at the Right Age was a program, even with pertinent criticisms ventured by researchers in the area, was important for the training of teachers and to contribute to the improvement of the quality of Literacy. In relation to the National Literacy Policy, even though it is recent and with little research, it was possible to observe that it is a policy that disregards part of the history of Literacy, built over the last decades. By retaking political and methodological concepts, to a certain extent already outdated, it sustains the use of a single method for the acquisition of reading and writing, demonstrating a step backwards in Brazilian Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-07-20T12:08:30Z No. of bitstreams: 2 Fabíola_Costa2021.pdf: 1175339 bytes, checksum: 2552d222f78c8fba3ce69688455f6872 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-20T12:08:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Fabíola_Costa2021.pdf: 1175339 bytes, checksum: 2552d222f78c8fba3ce69688455f6872 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-02-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPolíticas Públicas de Alfabetizaçãopor
dc.subjectPacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certapor
dc.subjectPolítica Nacional de Alfabetizaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLiteracy Public Policieseng
dc.subjectNational Pact for Literacy at the Right Ageeng
dc.subjectNational Literacy Policyeng
dc.subject.cnpqSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.titlePolíticas Públicas de Alfabetização no Brasil: análise do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e da Política Nacional de Alfabetização (PNA)por
dc.title.alternativePublic literacy policies in Brazil: analysis of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) and the National Literacy Policy (PNA)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABÍOLA ELIZABETE COSTA(1).pdf894.45 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons