Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5445
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilveira, Morena Paula Souto Derenusson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4160885637907415por
dc.contributor.advisor1Volpato, Elaine Cristina Francisco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1634648588795499por
dc.contributor.referee1Silva, Regina Coeli Machado e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363165959973338por
dc.contributor.referee2Caovilla, Maria Aparecida Lucca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7951128734729432por
dc.date.accessioned2021-07-02T11:42:14Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.identifier.citationSilveira, Morena Paula Souto Derenusson. A inserção de novas práticas no ensino jurídico no Brasil: em busca da construção da autonomia do sujeito. 2021. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5445-
dc.description.resumoA pesquisa empírica e historiográfica empreendida pretendeu funcionar como estratégia epistemológica capaz de superar o encastelamento do Direito e a absolutização da lei. Este giro é preordenado na hipótese de redução da distância da participação popular no modelo jurídico atual e apresenta paradigmas de novas práticas que já são aplicadas no sentido de renovar o ensino jurídico. Neste intento, os objetivos secundários da pesquisa perpassaram a importância da autonomia do sujeito, a garantia do princípio constitucional da dignidade e da liberdade, ao considerar que o estudo retórico do ensino jurídico seria ferramenta capaz de contribuir para autonomia e responsabilidade social do estudante de direito. Ao final, apresenta os resultados obtidos através das práticas interdisciplinares usadas como referência para o presente estudo, sendo a primeira o projeto institucional Ensino Jurídico Participativo desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas e a segunda a prática infra institucional desenvolvida pelo projeto Integrare Diálogos de Família, que estimula abordagens de resolução autônoma de conflitos com a confluência da participação de profissionais afeitos à métodos pacificadores sociais em consonância com a resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.por
dc.description.abstractThe empirical and historiographical research undertaken was intended to function as an epistemological strategy capable of overcoming the encasement of law and the absolutization of law. This turn is preordained in the hypothesis of reducing the distance of popular participation in current legal practices and presents models of new practices that are already applied in the sense of renewing legal education. In this attempt, the secondary objectives of the research pervaded the importance of the subject's autonomy, the guarantee of the constitutional principle of dignity and freedom, considering that the rhetorical study of legal education would be a tool capable of contributing to the autonomy and social responsibility of the law student . At the end, it presents the results obtained through the interdisciplinary practices used as a reference for the present study, the first being the institutional project Participatory Legal Education developed by the Getúlio Vargas Foundation and the second the infra institutional practice developed by the Integrare Dialogues of Family project, which stimulates approaches to autonomous conflict resolution with the confluence of the participation of professionals involved in social peacemaking methods in line with resolution 125 of the National Council of Justice, which provides for the National Judicial Policy for the proper treatment of conflicts of interest within the scope of the Judiciary.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2021-07-02T11:42:14Z No. of bitstreams: 2 Morena_Paula_Souto_Derenusson_Silveira_2021.pdf: 2656469 bytes, checksum: f5dc35f8a99f13194d13c43c0bb2713b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-02T11:42:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Morena_Paula_Souto_Derenusson_Silveira_2021.pdf: 2656469 bytes, checksum: f5dc35f8a99f13194d13c43c0bb2713b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-03-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDireitopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectRetóricapor
dc.subjectColonizaçãopor
dc.subjectLaweng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectEmancipationeng
dc.subjectProtagonismeng
dc.subjectRhetoriceng
dc.subjectColonizationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.titleA inserção de novas práticas no ensino jurídico no Brasil: em busca da construção da autonomia do sujeitopor
dc.title.alternativeThe insertion of new practices in legal teaching in Brazil: in search of the construction of subject autonomyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Morena_Paula_Souto_Derenusson_Silveira_2021.pdfDocumento principal2.59 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons