Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5439
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFávero, Lucas Antonio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9371524431976935por
dc.contributor.advisor1André, Tamara Cardoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9519719491233229por
dc.contributor.referee1Moraes, Denise Rosana da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6545283027670184por
dc.contributor.referee2Aguirre, Lissandra Espinosa de Mello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8331838960773909por
dc.contributor.referee3Prado, Fernando Corrêa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601183021071758por
dc.date.accessioned2021-06-29T14:15:49Z-
dc.date.issued2021-03-03-
dc.identifier.citationFávero, Lucas Antonio. A ameaça ao direito à educação pelas reformas neoliberais e ideologias da desescolarização nos países sul-americanos. 2021. 147 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5439-
dc.description.resumoInvestiga as ameaças ao direito à educação pelas políticas neoliberais de desescolarização, promovidas por órgãos e organizações internacionais e nacionais, visando a diminuição do financiamento do Estado na oferta da educação pública e gratuita. O objetivo geral é verificar como o direito à educação vem sendo enfraquecido pelas orientações neoliberais, de modo a flexibilizar a atuação estatal, possibilitando outros métodos de educação desescolarizados. Os objetivos específicos são: 1) Verificar, nas constituiçõesdos países da América do Sul, se o direito à educação faz parte das garantias dadas pelos Estados; 2) Analisar o direcionamento dado pelos organismos internacionais para a criação e aplicação de políticas educacionais, tomando como exemplos o Chile e o Brasil; 3) Compreender as ideologias da desescolarização defendidas por autores neoliberais. Para atender aos objetivos, utiliza o método materialista histórico-dialético e analisa as constituições dos países sul-americanos, a fim de constatar se a educação obrigatória é garantia positivada pelo legislador, cabendo ao Estado sua promoção. Além disso, apresenta levantamento dos principais documentos produzidos por organismos internacionais influentes nas políticas públicas educacionais: Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Conclui que a aplicação do modelo neoliberal na educação chilena causou a privatização e a segregação, transformando o Estado executor em Estado avaliador, produzindo a privatização da educação. O mesmo caminho é trilando nos demais países sulamericanos, onde a escola vem sendo gradativamente substituída por testes padronizados que permitem a educação em casa, conforme modelo neoliberal de Estado.por
dc.description.abstractIt investigates the threats to the right to education by neoliberal schooling policies, promoted by international and national bodies and organizations, aiming at decreasing State funding in the provision of public and free education. The general objective is to verify how the right to education has been weakened by neoliberal orientations, in order to make state action more flexible, allowing other unschooled methods of education. The specific objectives are: 1) To verify, in the constitutions of the countries of South America, if the right to education is part of the guarantees given by the States; 2) Analyze the direction given by international organizations for the creation and application of educational policies, taking Chile and Brazil as examples; 3) Understand the ideologies of unschooling defended by neoliberal authors. To meet the objectives, it uses the historical-dialectical materialist method and analyzes the constitutions of the South American countries, in order to see if mandatory education is a positive guarantee guaranteed by the legislator, and the State is responsible for its promotion. In addition, it presents a survey of the main documents produced by international organizations influencing public education policies: World Bank, International Monetary Fund, Organization for Economic Cooperation and Development, United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. It concludes that the application of the neoliberal model in Chilean education caused privatization and segregation, transforming the executing State into an evaluating State, producing the privatization of education. The same path is followed in other South American countries, where the school has been gradually replaced by standardized tests that allow education at home, according to the neoliberal model of the State.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2021-06-29T14:15:49Z No. of bitstreams: 2 Lucas_Antonio_Fávero_2021.pdf: 1116419 bytes, checksum: 26d8a4da2e74e7eaeb96dda11dae122f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-29T14:15:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Lucas_Antonio_Fávero_2021.pdf: 1116419 bytes, checksum: 26d8a4da2e74e7eaeb96dda11dae122f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-03-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDesescolarizaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectUnschoolingeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectNeoliberalismeng
dc.subject.cnpqPLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.titleA ameaça ao direito à educação pelas reformas neoliberais e ideologias da desescolarização nos países sul-americanospor
dc.title.alternativeThe threat to the right to education through neoliberal reforms and ideologies of unschooling in south american countrieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas_Antonio_Fávero_2021.pdfDocumento principal1.09 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons