Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5439
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fávero, Lucas Antonio | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9371524431976935 | por |
dc.contributor.advisor1 | André, Tamara Cardoso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9519719491233229 | por |
dc.contributor.referee1 | Moraes, Denise Rosana da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6545283027670184 | por |
dc.contributor.referee2 | Aguirre, Lissandra Espinosa de Mello | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8331838960773909 | por |
dc.contributor.referee3 | Prado, Fernando Corrêa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2601183021071758 | por |
dc.date.accessioned | 2021-06-29T14:15:49Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-03 | - |
dc.identifier.citation | Fávero, Lucas Antonio. A ameaça ao direito à educação pelas reformas neoliberais e ideologias da desescolarização nos países sul-americanos. 2021. 147 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5439 | - |
dc.description.resumo | Investiga as ameaças ao direito à educação pelas políticas neoliberais de desescolarização, promovidas por órgãos e organizações internacionais e nacionais, visando a diminuição do financiamento do Estado na oferta da educação pública e gratuita. O objetivo geral é verificar como o direito à educação vem sendo enfraquecido pelas orientações neoliberais, de modo a flexibilizar a atuação estatal, possibilitando outros métodos de educação desescolarizados. Os objetivos específicos são: 1) Verificar, nas constituiçõesdos países da América do Sul, se o direito à educação faz parte das garantias dadas pelos Estados; 2) Analisar o direcionamento dado pelos organismos internacionais para a criação e aplicação de políticas educacionais, tomando como exemplos o Chile e o Brasil; 3) Compreender as ideologias da desescolarização defendidas por autores neoliberais. Para atender aos objetivos, utiliza o método materialista histórico-dialético e analisa as constituições dos países sul-americanos, a fim de constatar se a educação obrigatória é garantia positivada pelo legislador, cabendo ao Estado sua promoção. Além disso, apresenta levantamento dos principais documentos produzidos por organismos internacionais influentes nas políticas públicas educacionais: Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Conclui que a aplicação do modelo neoliberal na educação chilena causou a privatização e a segregação, transformando o Estado executor em Estado avaliador, produzindo a privatização da educação. O mesmo caminho é trilando nos demais países sulamericanos, onde a escola vem sendo gradativamente substituída por testes padronizados que permitem a educação em casa, conforme modelo neoliberal de Estado. | por |
dc.description.abstract | It investigates the threats to the right to education by neoliberal schooling policies, promoted by international and national bodies and organizations, aiming at decreasing State funding in the provision of public and free education. The general objective is to verify how the right to education has been weakened by neoliberal orientations, in order to make state action more flexible, allowing other unschooled methods of education. The specific objectives are: 1) To verify, in the constitutions of the countries of South America, if the right to education is part of the guarantees given by the States; 2) Analyze the direction given by international organizations for the creation and application of educational policies, taking Chile and Brazil as examples; 3) Understand the ideologies of unschooling defended by neoliberal authors. To meet the objectives, it uses the historical-dialectical materialist method and analyzes the constitutions of the South American countries, in order to see if mandatory education is a positive guarantee guaranteed by the legislator, and the State is responsible for its promotion. In addition, it presents a survey of the main documents produced by international organizations influencing public education policies: World Bank, International Monetary Fund, Organization for Economic Cooperation and Development, United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. It concludes that the application of the neoliberal model in Chilean education caused privatization and segregation, transforming the executing State into an evaluating State, producing the privatization of education. The same path is followed in other South American countries, where the school has been gradually replaced by standardized tests that allow education at home, according to the neoliberal model of the State. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2021-06-29T14:15:49Z No. of bitstreams: 2 Lucas_Antonio_Fávero_2021.pdf: 1116419 bytes, checksum: 26d8a4da2e74e7eaeb96dda11dae122f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-06-29T14:15:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Lucas_Antonio_Fávero_2021.pdf: 1116419 bytes, checksum: 26d8a4da2e74e7eaeb96dda11dae122f (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-03-03 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação Letras e Saúde | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Desescolarização | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Neoliberalismo | por |
dc.subject | Unschooling | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Neoliberalism | eng |
dc.subject.cnpq | PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | por |
dc.title | A ameaça ao direito à educação pelas reformas neoliberais e ideologias da desescolarização nos países sul-americanos | por |
dc.title.alternative | The threat to the right to education through neoliberal reforms and ideologies of unschooling in south american countries | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Foz do Iguaçu | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lucas_Antonio_Fávero_2021.pdf | Documento principal | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License