Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAntunes, Victor Hugo Ricco Bone-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1597019313625686por
dc.contributor.advisor1Boscarioli, Clodis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2844207318576160por
dc.contributor.advisor-co1Klüber, Tiago Emanuel-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5540300916224438por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Dulcyene Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2317743898339524por
dc.contributor.referee2Borssoi, Adriana Helena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1393224739848502por
dc.contributor.referee3Maciel, Cristiano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5234437367053668por
dc.date.accessioned2021-06-07T12:35:44Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.citationANTUNES, Victor Hugo Ricco Bone. Aspectos histórico-epistemológicos das tecnologias digitais no Encontro Nacional de Educação Matemática. 2020. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5409-
dc.description.resumoConsiderando os avanços tecnológicos e seu crescente uso como recurso pedagógico, e no intuito de responder à indagação: “Quais mudanças histórico epistemológicas estão presentes nas produções de Educação Matemática com Tecnologias Digitais no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)?”, apresentamos as principais mudanças histórico-epistemológicas encontradas nas publicações sobre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o ensino de Matemática ao longo das treze edições do ENEM, realizadas entre os anos de 1987 e 2019. Pelo levantamento dessas produções nos Anais do evento foi possível identificar 729 publicações distribuídas entre comunicações científicas, relatos de experiências, pôsteres, mesas redondas, municursos, grupos de estudos e palestras. As leituras e o fichamento dos dados nos permitiram conclusões de cunho quantitativo e qualitativo. Dentre os resultados quantitativos, identificamos os principais estados brasileiros com participantes no evento e o total de trabalhos apresentados. Em relação aos dados qualitativos, identificamos os assuntos abordados sobre TDIC no ENEM, além de mudanças no foco dos pesquisadores ao longo das edições. Nossas análises nos permitiram identificar três diferentes fases da pesquisa em tecnologias digitais para o ensino de Matemática, as quais denominamos de Núcleos de Estilos de Pensamento. No primeiro núcleo, que corresponde às cinco primeiras edições, o foco dos trabalhos concentrava-se na apresentação das tecnologias digitais como recurso pedagógico, com destaque para o uso do computador. No segundo núcleo, que corresponde à sexta, sétima e oitava edições, observa-se a mudança no foco das publicações, as quais passaram a apresentar maneiras de utilizar e comprovar os benefícios da TDIC para o ensino de Matemática. No terceiro núcleo, que corresponde às cinco últimas edições do evento, o foco dos trabalhos mudou novamente, no qual a preocupação passou a ser a capacitação docente para a interação com as tecnologias digitais no ambiente escolar, bem como a busca por metodologias que permitam essa interação. Desse modo, com a realização da pesquisa histórico-epistemológica, fomos capazes de compreender como se desenvolveu o conhecimento sobre TDIC para o ensino de Matemática nos trinta e três anos do ENEM.por
dc.description.abstractConsidering the technological advances and their increasing use as an educational resource, and in order to answer the question, "What historical- epistemological changes are present in Mathematics Education productions with Digital Technologies at the National Meeting of Mathematics Education (in Portuguese, Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM?)", we presented the main historical epistemological changes found in publications on Digital Information and Communication Technologies (DICT) and the teaching of Mathematics throughout the thirteen editions of ENEM, held between the years 1987 and 2019. From the survey of those productions in the event's proceedings, it was possible to identify 729 publications distributed between scientific talks, experience reports, posters, round table discussions, workshops, study groups and lectures. The readings and the summarization of the data allowed us to draw qualitative and quantitative conclusions. Among the quantitative results, we identified the main Brazilian states with participants of the event and the total of presentations and papers. Regarding the qualitative data, we identified the main topics addressed about DICT in ENEM, as well as changes in the focus of researchers over the editions. Our analyses allowed us to identify three different phases of research in digital technologies for mathematics teaching, which we nominate Nucleus of Thinking Styles. In the first nucleus, which corresponds to the five first editions, the focus of the works was on the presentation of digital technologies as pedagogical resources, highlighting computer use. In the second nucleus, which corresponds to the sixth, seventh and eighth editions, there was a change in the focus of publications, which began to present ways of using and proving the benefits of DICT for teaching mathematics. In the third nucleus, which corresponds to the five last editions of the event, the focus of the works changed again, in which the concern became the training of teachers for the interaction with digital technologies in the school environment, in addition to the search for methodologies which allow this interaction. Thus, with the historical-epistemological review, we were capable to understand how the knowledge about DICT for mathematics teaching has developed in ENEM'S thirty-three years.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-06-07T12:35:44Z No. of bitstreams: 2 Victor_Antunes2020.pdf: 4397861 bytes, checksum: eceda06e071e1191052740eccb2a73b4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-07T12:35:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Victor_Antunes2020.pdf: 4397861 bytes, checksum: eceda06e071e1191052740eccb2a73b4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-12-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAspectos Histórico-epistemológicospor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectHistória das TDIC no ENEMpor
dc.subjectTecnologias Digitais no Ensino de Matemáticapor
dc.subjectHistorical-epistemological Aspectseng
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectDICT History in ENEMeng
dc.subjectDigital Technologies in Mathematics Teachingeng
dc.subject.cnpqEducação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.titleAspectos histórico-epistemológicos das tecnologias digitais no Encontro Nacional de Educação Matemáticapor
dc.title.alternativeHistorical-epistemological aspects of researches about digital technologies at the National Meeting of Mathematics Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Victor_Antunes2020.pdf4.29 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons