Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5370
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDuarte, Adriane Franco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8681715377525197por
dc.contributor.advisor1Nogueira, Francis Mary Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3989510360452801por
dc.contributor.referee1Nogueira, Francis Mary Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3989510360452801por
dc.contributor.referee2Nez, Egeslaine de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197279063733225por
dc.contributor.referee3Souza, Silvana Aparecida de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9384529360074084por
dc.date.accessioned2021-05-14T14:45:52Z-
dc.date.issued2018-05-02-
dc.identifier.citationDUARTE, Adriane Franco. Conselho Municipal de Educação de Foz do Iguaçu: histórico e natureza de suas pautas (2012-2017). 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5370-
dc.description.resumoO presente texto objetivou analisar o histórico de formação e a natureza das pautas de reuniões do Conselho Municipal de Educação de Foz do Iguaçu (CME/FI) entre os anos de 2012 a 2017. A concepção teórico-metodológica fundamentou-se no Materialismo Histórico Dialético, sustentando a análise crítica desse estudo bibliográfico, qualitativo e documental. A pesquisa bibliográfica que deu embasamento à análise crítica foi composta principalmente pelos seguintes autores: Höfling (2008), Luce e Farenzena (2008), Werle (2008), Lima (2006). Já no campo documental, analisou-se a lei de criação e sua alteração, o Regimento Interno, e as atas, todos esses documentos do Conselho Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, bem como os cadernos do Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho), presentes na página do Ministério da Educação (MEC). As principais considerações foram as seguintes: houve avanços em relação às condições mínimas para o funcionamento do CME/FI, porém ainda serão indispensáveis muitas lutas para que sejam garantidas e efetivadas as condições necessárias para instrumentalizar os conselhos municipais de educação e conferir-lhes autonomia administrativa e financeira, que subsidiam ações como a formação política e técnica dos conselheiros municipais de educação, e ampliação do suporte técnico e financeiro.por
dc.description.abstractThe present text aimed to analyze the history of formation and the nature of the agenda of meetings of the Municipal Council of Education of Foz do Iguaçu (CME / FI) between the years 2012 to 2017. The theoretical-methodological conception was based on the Dialectical Historical Materialism , supporting the critical analysis of this bibliographic, qualitative and documentary study. The bibliographic research that supported the critical analysis was composed mainly by the following authors: Höfling (2008), Luce and Farenzena (2008), Werle (2008), Lima (2006). In the documentary field, the creation law and its amendment, the Internal Regulation, and the minutes, all these documents of the Municipal Council of Education of Foz do Iguaçu, as well as the notebooks of the National Program for Training Municipal Councilors of Education (Pro-Council), present on the website of the Ministry of Education (MEC). The main considerations were as follows: progress has been made in relation to the minimum conditions for the functioning of the CME / FI, but many struggles will still be indispensable in order to guarantee and implement the necessary conditions to instrumentalize municipal education councils and give them administrative autonomy and financial, which subsidize actions such as the political and technical training of municipal education councilors, and the expansion of technical and financial support.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-05-14T14:45:52Z No. of bitstreams: 2 Adriane_Duarte2018.pdf: 1002713 bytes, checksum: e7793df3d85057b59b1ad9f5172a431e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-14T14:45:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Adriane_Duarte2018.pdf: 1002713 bytes, checksum: e7793df3d85057b59b1ad9f5172a431e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-05-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectConselho Municipal de Educaçãopor
dc.subjectFoz do Iguaçupor
dc.subjectPolítica Socialpor
dc.subjectMunicipal Education Councileng
dc.subjectFoz do Iguaçueng
dc.subjectSocial Policyeng
dc.subject.cnpqSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.titleConselho Municipal de Educação de Foz do Iguaçu: histórico e natureza de suas pautas (2012-2017)por
dc.title.alternativeFoz Do Iguaçu Municipal Education Council: history and nature of its guidelines (2012-2017)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriane_Duarte2018.pdf979.21 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons