Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5280
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBatista, Elisângela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9552253838813194por
dc.contributor.advisor1Silva, João Carlos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0234527171754099por
dc.contributor.referee1Silva, João Carlos da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0234527171754099por
dc.contributor.referee2Derisso, José Luis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138645518550648por
dc.contributor.referee3Batista, Eraldo Leme-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6978434647568779por
dc.contributor.referee4Chaves, Marta-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3623759765067532por
dc.date.accessioned2021-04-07T14:08:05Z-
dc.date.issued2020-08-18-
dc.identifier.citationBATISTA, Elisângela. O ensino de história na perspectiva da emancipação humana: contribuições para pensar a escola pública contemporânea. 2020. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5280-
dc.description.resumoO presente estudo discute o ensino de História na perspectiva da emancipação humana. Pode-se observar, por meio das reformas e propostas educacionais vigentes, que o ensino de História, fundamentado no materialismo histórico-dialético, não é basilar para o Estado ideologicamente concatenado com o neoliberalismo. Assim, prevalece, em última instância, na escola pública da atualidade, uma educação voltada para o trabalho, que nega acesso a todos os conhecimentos, isto é, ao patrimônio cultural e científico da humanidade. Dessa forma, torna-se necessário compreender, no contexto da história da educação do Brasil, a identificação de como o ensino de História foi inserido nesse processo de organização social do capitalismo, quais caminhos têm percorrido e qual deveria ser sua verdadeira finalidade. Diante disso, considera-se a possibilidade de um ensino de história na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), no sentido de uma educação emancipadora, capaz de romper com a lógica do capital, em que a escola está inserida. Portanto, entende-se a PHC não apenas como uma teoria, mas também como um movimento que se expressa na perspectiva da mudança, de forma que a classe trabalhadora se aproprie do conhecimento científico, patrimônio da humanidade, produzido pelos homens, como superação de uma educação burguesa.por
dc.description.abstractThis study discusses the history teaching from the human emancipation perspective. It can be observed, through the current educational reforms and proposals, that the teaching of History, based on historical-dialectical materialism, is not essential for the State ideologically concatenated with neoliberalism. Thus, in the last instance, in the contemporary public school, work-oriented education, which denies access to all knowledge, that is, to the cultural and scientific heritage of humanity, prevails. Thus, it is necessary to understand, in the Brazil history education context, the identification of how the history teaching was inserted in this social organization process of capitalism, which paths have taken and what should be its true purpose. Therefore, the possibility of teaching history from the Historical-Critical Pedagogy (PHC) perspective is considered, in the sense of an emancipatory education, capable of breaking with the logic of capital, in which the school is inserted. Therefore, PHC is understood not only as a theory, but also as a movement that expresses itself in the perspective of change, so that the working class appropriates the scientific knowledge, heritage of humanity, produced by men, to overcome a bourgeois education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-04-07T14:08:05Z No. of bitstreams: 2 Elisangela_Batista2020.pdf: 1880759 bytes, checksum: 99efd55c05c07189d016cec790cecafd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-07T14:08:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Elisangela_Batista2020.pdf: 1880759 bytes, checksum: 99efd55c05c07189d016cec790cecafd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectEmancipação humanapor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectHuman emancipationeng
dc.subjectPublic schooleng
dc.subject.cnpqSociedade e Educaçãopor
dc.titleO ensino de história na perspectiva da emancipação humana: contribuições para pensar a escola pública contemporâneapor
dc.title.alternativeHistory teaching from the human emancipation perspective: contributions to think about contemporary public schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elisangela_Batista2020.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons