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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5238
Tipo do documento: Dissertação
Title: Formação de professores, inclusão e análise do comportamento: uma análise das publicações de trabalhos científicos no período de 2010 a 2019
Other Titles: Teacher training, inclusion and behavior analysis: an analysis of publications of scientific papers from 2010 to 2019
Autor: Gabiatti, Joselaine Aparecida 
Primeiro orientador: Rodrigues, Maria Ester
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Maria Ester
Segundo membro da banca: Ristow, Marcia Regina
Terceiro membro da banca: Araújo, Elvira Aparecida Simões de
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de analisar características de publicações brasileiras com a temática educação x inclusão no período de 2010-2019. Foram analisado 14 estudos (13 artigos e 1 capítulo de livro) encontrados a partir de pesquisa em bases de dados (BVS_PSI, Periódicos Capes), mecanismo de busca (Google acadêmico) e coletâneas de referência na análise do comportamento (“Sobre Comportamento e Cognição” e “Comportamento em Foco”), a partir de categorias e subcategorias previamente extraídas da literatura da área, quais sejam: objetivo; tipo de trabalho; delineamento da pesquisa; materiais e instrumentos utilizados (para a coleta, para a intervenção/ensino e para a análise de dados); participantes; número de participantes; escolaridade dos participantes; modalidade de ensino; contexto metodológico (natural ou não); proposta de formação efetuada (aplicação individual ou em grupo, presença de pessoas que fazem parte da condição natural de ensino, conteúdos ensinados). A quantidade de publicações para o período analisado é pequena e há dispersão nos veículos de publicação, com tendência a maior frequência nos periódicos “RBTCC” e “Psicologia da Educação”. A mesma tendência à dispersão é encontrada entre os autores, instrumentos e materiais utilizados para coleta e análise de dados, bem como procedimentos de ensino utilizados. Os trabalhos são predominantemente empíricos/experimentais e o delineamento mais utilizado é o AB (pré e pós-teste ou linha de base, intervenção e pós-teste). Os participantes são, na maior parte, professores, havendo também presença de cuidadores com função pedagógica. O número de sujeitos tende a ser menor que 10 e não há tendência definida na escolaridade dos mesmos (especialmente os cuidadores). Os estudos que mencionam níveis de ensino apontam para a prevalência do ensino fundamental e infantil, com ausência de estudos voltados aos níveis médio e superior. A modalidade de ensino mais contemplada nos estudos que apresentam a informação é a regular, e o tipo de escola, a pública. O setting mais utilizado é o ambiente escolar. Poucos trabalhos incluíram o conteúdo “conceitos básicos” em suas propostas formativas, o contrário ocorrendo com o conteúdo “procedimentos de intervenção e manejo de comportamentos”. Os comportamentos-alvo focados apresentam dispersão, e apenas dois trabalhos ensinaram habilidades de adaptação curricular. A maior parte dos trabalhos (11) relata alcance total dos objetivos propostos, mas três indicam alcance parcial, o que evidencia sua eficácia já comprovada pela literatura em outras áreas, como a educação especial e a clínica. Sugere-se a realização de novos estudos que analisem as propostas individuais em sua organicidade, bem como a realização de propostas formativas em maior quantidade voltadas ao setting escolar e a professores, de modo a alcançar um número maior de pessoas que necessita de contribuições efetivas, baseadas em evidências científicas.
Abstract: In this research, we analyzed the characteristics of Brazilian publications with the theme education x inclusion in the period 2010-2019. We analyzed 14 studies (13 articles and 1 book chapter) found from database research (BVS_PSI, Periódicos Capes), search engine (academic Google) and reference collections in behavior analysis ("About Behavior and Cognition" and "Behavior in Focus"), from categories and subcategories previously extracted from literature in the area, namely: objective; type of work; research design; materials and instruments used (for the collection, intervention/teaching and data analysis); participants; number of participants; education of participants; teaching modality; methodological context (natural or not); training proposal made (individual or group application, presence of people who are part of the natural teaching condition, contents taught). The number of publications for the analyzed period is small and there is dispersion in the publication vehicles, with a tendency of greater frequency in the "RBTCC" and "Psychology of Education" journals. The same tendency to dispersion was found among authors, instruments and materials used for data collection and analysis, as well as teaching procedures used. The works are predominantly empirical/experimental and the most used design is the AB (pre- and post-test or baseline, intervention and post-test). The participants are, for the most part, teachers, and there is also the presence of caregivers with pedagogical function. The number of subjects tends to be less than 10 and there is no defined tendency in their schooling (specially the caregivers). The studies that mention levels of education point to the prevalence of elementary and junior high school, with absence of studies directed to high school and college levels. The type of education most contemplated in the studies that present the information is the regular one, and the type of school, the public one. The most used setting is the school environment. Few works have included the content "basic concepts" in their formative proposals, the opposite occurring with the content "intervention procedures and behavior management". The target behaviors focused present dispersion, and only two works taught curricular adaptation skills. Most of the papers (11) report the total reach of the proposed objectives, but three indicate partial reach, which evidences its effectiveness already proven by the literature in other areas, such as special education and clinics. It is suggested that new studies be carried out to analyze the individual proposals in their organicity, as well as more formative proposals aimed at the school setting and teachers, in order to reach a larger number of people who need effective contributions, based on scientific evidence.
Keywords: Análise do Comportamento
Educação inclusiva
Formação de professores
Revisão de literatura
Behavior Analysis
Inclusive Education
Teacher Formation
Literature Review
CNPq areas: Sociedade e Educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: GABIATTI, Joselaine Aparecida. Formação de professores, inclusão e análise do comportamento: uma análise das publicações de trabalhos científicos no período de 2010 a 2019. 2020. 115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5238
Issue Date: 16-Nov-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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