Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5219
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMousquer, Vivien Lianer-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5516899546187112por
dc.contributor.advisor1Szymanski, Maria Lídia Sica-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9237911847876411por
dc.contributor.referee1Szymanski, Maria Lídia Sica-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9237911847876411por
dc.contributor.referee2Marino Filho, Armando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5655607305392046por
dc.contributor.referee3Coelho, Rejane Teixeira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3000856251956471por
dc.date.accessioned2021-02-05T14:07:48Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.citationMOUSQUER, Vivien Lianer. Relações de linguagem e poder no espaço educativo e suas implicações na concepção discente de poder. 2019. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5219-
dc.description.resumoEste trabalho buscou verificar, a partir dos discursos de professores e de alunos, como as relações no espaço educativo interferem na formação simbólica docente e discente sobre o poder. Entende-se o poder como a força vital que se constitui por meio de apropriações nas relações sociais, possibilitando ao sujeito o diferencial de recursos nessas relações. Com fundamento principalmente nos teóricos Lev Semyonovich Vigotski, Alexander Luria, Alexei Leontiev e Ignácio Martín-Baró foram analisadas as respostas a dois questionários aplicados às três turmas do 9º ano, totalizando 72 alunos e 17 de seus professores do Ensino Fundamental de três colégios do município de Toledo. Os resultados revelam que tanto professores (76%), quanto alunos (56%) reconhecem que as relações de poder circulam no espaço educativo e entendem, a submissão, a hierarquia e a autoridade como a base dessas relações. Verificou-se que as relações de poder não são compreendidas no espaço escolar como um fenômeno próprio do desenvolvimento humano, constitutivo e estruturante do psiquismo, mas sim, como um processo externo que visa organizar as relações de maneira acentuadamente hierárquica e não dialética. Nas relações de poder expressas na linguagem e na postura docente, preponderaram os aspectos de dominação manifestos no tom de voz alterado, rompantes e palavras desabonadoras. Esses aspectos foram considerados por docentes e discentes como importantes na linguagem do professor, no entanto as justificativas utilizadas apresentaram acentuada discrepância quanto à forma como essa linguagem é concebida no espaço educativo: para os alunos, 63% dos professores utilizam essa linguagem de maneira desrespeitosa, no entanto, apenas11% dos professores veem sua linguagem sendo utilizada da mesma forma. Os dados coletados apontam uma relação baseada na autoridade docente, entendida tanto por professores como por alunos, como necessariamente hierárquica para o bom andamento da aula, mesmo quando não acompanhada por respeito. Portanto, atribuem ao professor um necessário controle do processo pedagógico. Estas observações apontam para a importância de uma compreensão mais consistente dos educadores acerca do desenvolvimento do psiquismo humano, assumindo que o ambiente educativo é um espaço privilegiado de discussão e desenvolvimento, além de que o exercício do poder deve ser visto de maneira educativa e não punitiva, pelo aluno, pelo professor e por todo o sistema educativo. O poder, não é concebido como “uma coisa”, mas sim se constitui em uma força exercida, que se apresenta na interfuncionalidade e ao empoderar o sujeito coloca-o em um outro “lugar” social, sendo promovido e promovendo o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Ainda, o poder é promovido pelo desenvolvimento das funções psicológicas superiores e dialeticamente seu exercício as promove, pois a linguagem aparece nessa relação como o arcabouço para todo o desenvolvimento psíquico dos sujeitos, ou seja, a forma como professor e alunos se relacionam no ambiente educativo é decisiva no desenvolvimento psíquico. Diante disso é premente uma formação sólida dos professores, bem como a valorização de todo o processo educativo, pois a constituição dessas relações que ora aparecem na escola, a antecedem, assim como se materializarão na constituição ontológica dos sujeitos.por
dc.description.abstractThis work sought to verify, based on speeches of teachers and students, how relationships in the educational space affect the symbolic formation of power between teachers and students. Power is understood as the vital force that is formed through appropriations in social relations, enabling the individual to different resources in these relations. Two questionnaires were applied to 3 groups of 9th graders (72 students in total), and 17 of their teachers. The students and teachers were from three different public schools in Toledo, Paraná, Brazil. The answers to the questionnaires were analyzed based on the fundamental principles of the theorists Lev Semyonovich Vigotski, Alexander Luria, Alexei Leontiev and Ignácio Martín-Baró. The results revealed that both teachers (76%) and students (56%) recognized relations of power that circulate in the educational space, and they understood submission, hierarchy and authority as the basis of those relations. It was found that relations of power in the school environment are comprehended not as a specific phenomenon to human development, or part of the the psyche structure, but as an external process that aims to organize relations in a distinctly hierarchical and not dialectical manner. In the power relations expressed in the speech and in the teaching posture, prevailed the aspects of domination manifested through loud and disruptive tone of voice and degrading speech. These characteristics were considered by teachers and students as important in the teacher's speech, however the justifications used showed a clear discrepancy as to how that speech is perceived in the educational space: for students, 63% of teachers use their speech in a disrespectful way, however, only 11% of teachers perceive their speeches in such manner. The data collected point to a relation that is based on the teacher’s authority, and which is understood by both teachers and students as a necessarily hierarchical relationship for the good progress of the class, even when respect is not present. Therefore, it is expected teacher has a strong hand of the pedagogical process. These observations point to the importance of teachers have a more consistent understanding of human psyche development realizing that the educational environment is a privileged and unique space for discussion and development, in addition to the fact that the exercise of power must be seen in an educational and non-punitive way, by the student, the teacher and the entire education system. Power is not conceived as “a thing,” but it is constituted as an exerted force, which presents itself in the inter-functionality. Also, when it empowers the individual, it places him in another social “place” or status, being promoted and promoting the development of higher psychological functions. Yet, power is exercised through the development of higher psychological functions and dialectically its fosters them, since language appears in this relationship as the framework for the psychological development of all individuals, that is, the way in which teachers and students relate in the educational environment is pivotal to the psychic development. In light of this, it is urgent to have a solid training and development of teachers, as well as the promotion of the entire educational process, because the constitution of these relations that appear in the classroom, precedes it, as well as they will materialize in the subjects' ontological constitution.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-02-05T14:07:47Z No. of bitstreams: 2 Vivien_Mousquer2019.pdf: 1146757 bytes, checksum: b8fca5a8d0637e4a6a8ef8dcdea7feab (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-05T14:07:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Vivien_Mousquer2019.pdf: 1146757 bytes, checksum: b8fca5a8d0637e4a6a8ef8dcdea7feab (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-12-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPoderpor
dc.subjectFunções psicológicas superiorespor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectLinguagemeng
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectPowereng
dc.subjectHigher psychological functionseng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subject.cnpqSociedade e educaçãopor
dc.titleRelações de linguagem e poder no espaço educativo e suas implicações na concepção discente de poderpor
dc.title.alternativeLanguage and power relations in the educational setting and their ramifications on student's concept of powereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vivien_Mousquer2019.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons