Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5217
Tipo do documento: Dissertação
Title: Institucionalização da Pedagogia Histórico-Crítica em redes públicas de ensino: Há um caminho?
Other Titles: Institutionalization of Historical-Critical Pedagogy in public teaching networks: is there a way?
Autor: Selzler, Viviane Grzechota 
Primeiro orientador: Orso, Paulino José
Primeiro membro da banca: Orso, Paulino José
Segundo membro da banca: Silva, João Carlos da
Terceiro membro da banca: Tureck, Lucia Terezinha Zanato
Quarto membro da banca: Malanchen, Julia
Resumo: A Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) desde a sua criação, 1979, tem como objetivo empreender esforços na elaboração de uma proposta pedagógica comprometida com a emancipação humana. Com o seu desenvolvimento, a institucionalização tornou-se um desafio por ser uma teoria educacional que defende o acesso da classe trabalhadora aos conhecimentos das máximas elaborações culturais humanas, na contramão das teorias pedagógicas hegemônicas existentes no território brasileiro. Assim, nesta dissertação nos propusemos a investigar alguns dos principais processos de institucionalização da PHC. Temos como objetivo compreender o processo de institucionalização na rede municipal de Itaipulândia, Bauru, Cascavel e Limeira. De maneira específica, envolver as particularidades, dificuldades, as lutas e o trabalho realizado em cada município e se esses processos coincidem ou se diferem. Partimos da seguinte problemática: Por que se faz necessário uma teoria pedagógica na contramão da hegemonia, qual a particularidade da Pedagogia Histórico-Crítica e como se deu o processo de institucionalização municipal? A hipótese é de que haja uma essência no processo de institucionalização a ser extraída para instruir novos processos institucionais. Desse modo, com base em pesquisa bibliográfica e também em relatos com protagonistas desses processos, procedemos a análise das experiências ocorridas nesses municípios. Somados quarenta anos da Pedagogia Histórico-Crítica, urge aprimorar os estudos sobre os artifícios de institucionalização para que contribua com os demais municípios brasileiros, resultados do presente trabalho, a fim de que também possam fazer o mesmo e possibilitar a todos os sujeitos humanos tenham acesso a máxima cultural humana, tal como defende a Pedagoga Histórico-Crítica.
Abstract: The Historical-Critical Pedagogy (PHC) since its creation, 1979, aims to make efforts in the elaboration of a pedagogical proposal committed to human emancipation. With its development, institutionalization has become a challenge because it is an educational theory that defends the access of the working class to the knowledge of the maximum human cultural elaborations, against the hegemonic pedagogical theories existing in the Brazilian territory. Thus, in this dissertation we set out to investigate some of the main PHC institutionalization processes. We aim to understand the institutionalization process in the municipal network of Itaipulândia, Bauru, Cascavel and Limeira. Specifically, involve the particularities, difficulties, struggles and work carried out in each municipality and whether these processes coincide or differ. We start from the following problem: Why is there a need for a pedagogical theory against the hegemony, what is the particularity of Historical-Critical pedagogy and how did the process of municipal institutionalization take place? The hypothesis is that there is an essence in the institutionalization process to be extracted to instruct new institutional processes. Thus, based on bibliographic research and also on reports with protagonists of these processes, we proceeded to analyze the experiences that occurred in these municipalities. After forty years of Historical-Critical Pedagogy, there is an urgent need to improve studies on the institutionalization devices so that it contributes with the other Brazilian municipalities, results of the present work, so that they can also do the same and enable all human subjects to have access the human cultural maxim, as defended by the Historical-Critical Pedagogue.
Keywords: Pedagogia Histórico-Crítica
Institucionalização
Educação Básica
Rede pública de Ensino
Desenvolvimento Humano
Historical-Critical Pedagogy
Institutionalization
Basic education
Public education network
Human development
CNPq areas: Sociedade e educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: SELZLER, Viviane Grzechota. Institucionalização da Pedagogia Histórico-Crítica em redes públicas de ensino: Há um caminho?. 2020. 125 f. Dissertação Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5217
Issue Date: 18-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Viviane_Selzler2020.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons