Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5214
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Bruna de Souza Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1581548866253200por
dc.contributor.advisor1Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.contributor.referee1Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.contributor.referee2Soligo, Valdecir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365966751665341por
dc.contributor.referee3Machado, Érico Ribas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1829719947639009por
dc.date.accessioned2021-02-04T13:09:50Z-
dc.date.issued2020-08-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruna de Souza Pereira. Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise do monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação do município de Cascavel (2016-2019). 2020. 129 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5214-
dc.description.resumoConsiderando o histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, bem como, as políticas públicas voltadas para esta modalidade da educação, o presente trabalho tem por objetivo analisar o Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Cascavel, no que se refere às Políticas Públicas para a EJA – Fase I, a partir do ano de 2016. Para atingir o objetivo geral, buscamos ao longo da pesquisa expor historicamente como se constituiu a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e investigar nas Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos, em que medida as ações que estão sendo efetivadas na EJA – Fase I, no município de Cascavel, atendem aos objetivos que se esperam delas. Para a efetivação da pesquisa foi realizado estudo bibliográfico e documental tomando como base para a investigação os documentos oficiais e autores que tratam sobre a temática. Obtivemos resultados e informações inquietantes sobre o monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME). O PME e seu Relatório de Monitoramento e Avaliação são grandes conquistas e juntamente com as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais da sociedade brasileira nos últimos anos, apresenta contribuições para construirmos uma EJA a partir do perfil dos alunos jovens, adultos e idosos. Porém, nesse processo de monitoramento e avaliação é fundamental uma análise mais aprofundada, para que as políticas educacionais da EJA sejam aperfeiçoadas, evitando, sobretudo, a evasão escolar que, por consequência, pode contribuir para a diminuição do analfabetismo. Destaca-se que da forma como está se efetivando, o Relatório de Monitoramento e Avaliação tem contribuído de maneira protocolar para a diminuição da taxa de analfabetismo. A mensagem transmitida nos documentos analisados é de otimismo e relato, e não revela de fato as dificuldades encontradas no dia a dia. Portanto, consideramos ao final dessa análise, que se faz necessária a elaboração de documentos condensados sobre o Monitoramento e Avaliação, apresentando possíveis causas e soluções, além de permitir campo para sugestões, parcerias e indicativos de pessoas físicas e jurídicas interessadas na diminuição da taxa de analfabetismo no município de Cascavel.por
dc.description.abstractConsidering the history of Youth and Adult Education (YAE) in Brazil, as well as public policies aimed at this modality of education, the present work aims to analyze the Monitoring and Evaluation of the Municipal Education Plan of Cascavel, with regard to Policies Information for YAE - Phase I, from 2016. To achieve the general objective, throughout the research we sought to historically expose how Youth and Adult Education was constituted in Brazil and to investigate Public Policies for Youth and Adult Education, to what extent the actions being carried out in YAE - Phase I, in the municipality of Cascavel, meet the objectives expected of them. To carry out the research, a bibliographical and documentary study was carried out, based on the investigation, the official documents and authors dealing with the theme. We obtained unsettling results and information on the monitoring and evaluation of the Municipal Education Plan (MEP). The MEP and its Monitoring and Evaluation Report are major achievements and, together with the political, economic, social and cultural transformations of Brazilian society in recent years, it has contributed to building an YAE based on the profile of young, adult and elderly students. However, in this monitoring and evaluation process, a more in-depth analysis is essential, so that YAE's educational policies are improved, avoiding, above all, school dropout, which, consequently, can contribute to the reduction of illiteracy. It is noteworthy that, as it is being implemented, the Monitoring and Evaluation Report has contributed in a protocol way to reducing the illiteracy rate. The message conveyed in the analyzed documents is one of optimism and reporting, and does not actually reveal the difficulties encountered in daily life. Therefore, at the end of this analysis, we believe that it is necessary to prepare condensed documents on Monitoring and Evaluation, presenting possible causes and solutions, in addition to allowing for suggestions, partnerships and indications of individuals and legal entities interested in reducing the rate of illiteracy in the municipality of Cascavel.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-02-04T13:09:50Z No. of bitstreams: 2 BrunaSouza_Santos2020.pdf: 990065 bytes, checksum: b5a3472202c4f814ad5f3a4b231c00cc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-04T13:09:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 BrunaSouza_Santos2020.pdf: 990065 bytes, checksum: b5a3472202c4f814ad5f3a4b231c00cc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectPlano Municipal de Educaçãopor
dc.subjectMonitoramento e Avaliaçãopor
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectMunicipal Education Planeng
dc.subjectMonitoring and Evaluationeng
dc.subject.cnpqSociedade e Educaçãopor
dc.titlePolíticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise do monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação do município de Cascavel (2016-2019)por
dc.title.alternativePublic Policies for the Education of Young People and Adults: an analysis of the monitoring and evaluation of the municipal Plan of Education in the municipality of Cascavel (2016-2019)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrunaSouza_Santos2020.pdf966.86 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons