Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5208
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorde Paula, Sander Fernando-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2521745076429011por
dc.contributor.advisor1Silva, João Carlos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0234527171754099por
dc.contributor.referee1Silva, João Carlos da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0234527171754099por
dc.contributor.referee2Favoreto, Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103506424875004por
dc.contributor.referee3Castanha, André Paulo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.date.accessioned2021-02-03T11:01:39Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.citationDE PAULA, Sander Fernando. A escolariza[quantidade deção no Oeste do Paraná: Os grupos escolares de Medianeira (1950-1978). 2020. 152 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5208-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou a constituição dos Grupos Escolares no município de Medianeira entre os anos de 1950-1978, data do início da colonização de Medianeira até o decreto Nº 4.558 de 20 de janeiro de 1978, do Governo do Estado do Paraná. Objetivamos compreender os determinantes históricos, políticos e econômicos que influenciaram no surgimento dos grupos escolares no município. Relacionamos história, memória e educação como alicerces para os estudos de História da Educação, a partir do levantamento de fontes documentais oficiais e não oficiais, no sentido de contribuir para a pesquisa e preservação de fontes da História da Educação do Oeste paranaense. Utilizamos abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e fontes documentais, relevantes neste contexto pois trata-se de um processo de reflexão da realidade através de métodos e técnicas para compreensão do objeto, no qual será estudado dentro do seu contexto histórico. Pesquisamos literaturas referentes ao objeto estudado, relatos e análise minuciosa de fontes oficiais e não oficiais. Apesar de distante da realidade dos centros urbanos mais desenvolvidos, os grupos escolares de Medianeira, em suas peculiaridades regionais representou o processo civilizatório. Foi o símbolo do progresso e do patriotismo, disseminados nas cidades do interior do Estado. Em se tratando da pesquisa da história da educação, as fontes estão carregadas de memórias sociais, abrangendo toda a historicidade dessas instituições, primordiais na pesquisa em educação. Esperamos contribuir para novos estudos em História da educação.por
dc.description.abstractThis research analyzed the constitution of the School Groups in the municipality of Medianeira between the years 1950-1978, date of the beginning of the colonization of Medianeira until the decree Nº 4,558 of January 20, 1978, of the Government of the State of Paraná. We aim to understand the historical, political and economic determinants that influenced the emergence of school groups in the municipality. We related history, memory and education as foundations for the studies of History of Education, from the survey of official and unofficial documentary sources, in order to contribute to the research and preservation of sources of History of Education in the West of Paraná. We use a qualitative approach, through bibliographic research and documentary sources, relevant in this context because it is a process of reflection on reality through methods and techniques for understanding the object, in which it will be studied within its historical context. We research literature referring to the object studied, reports and detailed analysis from official and unofficial sources. Although far from the reality of the most developed urban centers, the school groups of Medianeira, in its regional peculiarities represented the civilization process. It was the symbol of progress and patriotism, spread in the cities of the interior of the State. When it comes to research on the history of education, the sources are loaded with social memories, covering all the historicity of these institutions, primordial in educational research. We hope to contribute to new studies in the history of education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-02-03T11:01:39Z No. of bitstreams: 2 SanderF_Paula2020.pdf: 7375358 bytes, checksum: d96c057f17ac2f6097b874f64a9bbb5b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-03T11:01:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 SanderF_Paula2020.pdf: 7375358 bytes, checksum: d96c057f17ac2f6097b874f64a9bbb5b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-08-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGrupos Escolarespor
dc.subjectMedianeirapor
dc.subjectOeste Paranaensepor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectSchool Groupseng
dc.subjectMedianeiraeng
dc.subjectWestern Paranáeng
dc.subjectMemóryeng
dc.subject.cnpqSociedade e educaçãopor
dc.titleA escolarização no Oeste do Paraná: Os grupos escolares de Medianeira (1950-1978)por
dc.title.alternativeSchooling in the West of Paraná: The school groups of Medianeira (1950-1978)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SanderF_Paula2020.pdf7.2 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons