Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5162
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O Colégio Estadual Mário de Andrade de Francisco Beltrão: da fundação à consolidação na formação secundária entre 1964 e 1982 |
Other Titles: | The Mário de Andrade State School of Francisco Beltrão: from the Foundation to Consolidation in Secondary Education between 1964 and 1982. |
Autor: | Severgnini, Alisson Fernando |
Primeiro orientador: | Castanha, André Paulo |
Primeiro membro da banca: | Castanha, André Paulo |
Segundo membro da banca: | Fiorese, Gilmar |
Terceiro membro da banca: | Francischett, Mafalda Nesi |
Quarto membro da banca: | Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes |
Resumo: | Esta pesquisa está articulada à Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e teve, como foco, a História do Colégio Estadual Mário de Andrade (CEMA) de Francisco Beltrão, de sua fundação à consolidação como instituição de formação secundária entre os anos de 1964 e 1982. O problema/objeto de pesquisa constituiu-se em analisar quais foram as motivações para a implantação do ensino de nível secundário em Francisco Beltrão. Como se deu o processo de criação, funcionamento e organização da instituição? Como o Colégio lidou com as legislações da época e com o regime cívico-militar que ocorreu em meio às suas atividades? Quais cursos ofereceu? Que parcerias firmou? Qual seu impacto no desenvolvimento econômico e social da região? Nosso objetivo, portanto, foi compreender/analisar a história do CEMA nesta trajetória, elucidando as questões enunciadas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da perspectiva dialética, explorando fontes bibliográficas, documentais e orais. As entrevistas com ex-professores e ex-diretores, articuladas às fontes bibliográficas e documentais revelaram como se deu, na prática, o processo de organização da instituição, as parcerias com outras instituições escolares, como o Colégio organizou seus cursos, seus currículos, o número de matrículas recebidas etc. A partir da análise dos dados, concluímos que o CEMA foi de extrema importância para o desenvolvimento educacional de Francisco Beltrão, tendo sido referência no ensino de nível secundário, tanto de grau ginasial, como colegial. O CEMA foi, por muitos anos, a única instituição Pública a oferecer o ensino de grau médio, nas modalidades de educação geral e técnicoprofissionalizante. Muitos alunos do CEMA encontraram, em suas carteiras, o caminho para o ensino superior e para o mercado de trabalho. |
Abstract: | This research is linked to the Society, Knowledge and Education Research Line of the Postgraduate Program in Education, at the State University of Western Paraná, and focused on the History of the State School Mário de Andrade (CEMA) by Francisco Beltrão, from its foundation to consolidation as a secondary education institution between 1964 and 1982. The problem / object of research was to analyze what were the motivations for the Implantation of secondary education in Francisco Beltrão. How did the institution create, function and organize? How did the College deal with the laws of the time and the Civicmilitary regime that occurred in the midst of its activities? What courses did you offer? What partnerships have you entered into? What is its impact on the region's economic and social development? Our objective, therefore, was to understand /analyze the history of CEMA in this trajectory, elucidating the issues raised. The research was developed from a dialectical perspective, exploring bibliographic, documentary and oral sources. Interviews with ex-teachers and ex-directors, linked to bibliographic and documentary sources, revealed how, in practice, the institution's organization process took place, partnerships with other school institutions, how the College organized its courses, its resumes, the number of enrollments received, etc. From the analysis of the data, we concluded that CEMA was extremely important for the educational development of Francisco Beltrão, having been a reference in secondary education, both junior and high school. CEMA was, for many years, the only public institution to offer secondary education, in general and technical-professional education modalities. Many CEMA students found, in their portfolios, the path to higher education and the job market. |
Keywords: | Colégio Estadual Mário de Andrade Francisco Beltrão-PR História da Educação Local Ensino secundário Educação Pública Mário de Andrade State School Francisco Beltrão-PR History of Local Education Secondary Education Public Education |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | SEVERGNINI, Alisson Fernando. O Colégio Estadual Mário de Andrade de Francisco Beltrão: da fundação à consolidação na formação secundária entre 1964 E 1982. 2020. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5162 |
Issue Date: | 23-Jun-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALISSON FERNANDO 2020.pdf | 3.04 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License