Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5154
Tipo do documento: Dissertação
Title: A educação sexual formal/informal dos autores de violência sexual contra crianças e adolescentes: contribuições da teoria psicanalítica
Other Titles: Formal/informal sexual education by authors of sexual violence against children and adolescents: contribution of psychoanalytic theory.
Autor: Silva, Sabrina do Amarilho Gaspar 
Primeiro orientador: Gagliotto, Giseli Monteiro
Primeiro membro da banca: Gagliotto , Giseli Monteiro
Segundo membro da banca: Zanella , José Luiz
Terceiro membro da banca: Santos, Vera Márcia Marques
Resumo: Frente ao escasso número de publicações que compreendem a história de vida dos Autores de Violência Sexual - AVS contra crianças e adolescentes, este estudo objetivou verificar os conhecimentos que contribuíram com o processo de Educação Sexual formal/informal dos Autores de Violência Sexual (AVS). Para isso, elegemos como sujeitos da pesquisa os presos da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão – PFB, no Paraná, sentenciados por terem sido autores de violência sexual contra crianças e adolescentes. A presente pesquisa é qualitativa e quantitativa, de cunho empírico-bibliográfico. A revisão bibliográfica auxiliou na escolha dos seguintes descritores: Autores de Violência Sexual, Educação Sexual dos Autores de Violência Sexual, Educação Sexual de Abusadores, Educação Sexual, Autores de Violência Sexual contra crianças e adolescentes. As consultas foram realizadas em produções acadêmicas procedentes dos cursos de pós-graduação stricto sensu, nos cursos de Educação e Psicologia das Universidades Estaduais do Paraná, contudo, não encontramos produções que abarcassem o mesmo objeto da nossa pesquisa. A revisão bibliográfica e as pesquisas encontradas embasaram a construção das questões utilizadas na entrevista semiestruturada, aplicada aos AVS contra crianças e adolescentes. Por meio deste instrumento investigamos a educação sexual que os mesmos receberam durante sua infância e adolescência, considerando três instituições sociais que poderiam ter feito parte desse processo, são elas: a família, a igreja e a escola. Também investigamos a influência da mídia no processo de educação sexual destes sujeitos. Desta forma, buscamos compreender esta educação sexual e, a partir disso, observar os limites e as possibilidades para a transformação da violência sexual contra crianças e adolescentes. Nossa pesquisa se utiliza de aspectos do materialismo histórico dialético, na medida em que analisa o sujeito em seu contexto e considera os aspectos sociais, políticos e econômicos.
Abstract: Considering the scarce number of publications that comprise the life history of the Authors of Sexual Violence - AVS against children and adolescents, this study aimed to verify the knowledge that contributed to the formal / informal sexual education process of authors of sexual violence (AVS). For that, we elected as subjects of the research the prisoners of the State Penitentiary of Francisco Beltrao - PFB, in the state of Parana, sentenced for having been authors of sexual violence against children and adolescents. The present research is qualitative and quantitative, empirical and bibliographic. The bibliographic review helped in choosing the following descriptors: Authors of Sexual Violence, Sexual Education of Authors of Sexual Violence, Sexual Education of Abusers, Sexual Education, Authors of Sexual Violence against Children and Adolescents. The consultations were carried out in academic productions from the stricto sensu postgraduate courses, in the Education and Psychology courses at Parana State Universities. However, we did not find productions that covered the same object of our research. The bibliographic review and the research found supported the construction of the questions used in the semi-structured interview, applied to the AVS against children and adolescents. Through this instrument, we investigated the sexual education they received during their childhood and adolescence, considering three social institutions that could have been part of this process. They are: the family, the church and the school. We also investigated the influence of the media in the sexual education process of these subjects. In this way, we seek to understand this sexual education and, from that, observe the limits and possibilities for the transformation of sexual violence against children and adolescents. Our research uses aspects of dialectical historical materialism, insofar as it analyzes the subject in his context, considering the social, political and economic aspects.
Keywords: Autores de Violência Sexual
Crianças e Adolescentes
Sexualidade
Educação Sexual e Psicanálise
Authors of Sexual Violence
Children and Adolescents
Sexuality
Sexual Education and Psychoanalysis
CNPq areas: EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: SILVA, Sabrina do Amarilho Gaspar. A educação sexual formal/informal dos autores de violência sexual contra crianças e adolescentes: contribuições da teoria psicanalítica. 2019.180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5154
Issue Date: 17-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sabrina do Amarilho_2019.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons