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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5149
Tipo do documento: Tese
Title: Educomunicação, língua-cultura guarani, sustentabilidade Teko Porã: myasãimbo’e, avañe’ẽ ayvu-arandu, ñeñangareko ha bom viver
Autor: Villalva Filho, Mario Ramão 
Primeiro orientador: Feiden, Aldi
Primeiro coorientador: Feiden , Armin
Primeiro membro da banca: Feiden , Aldi
Segundo membro da banca: Kastelic , Eloá Soares Dutra
Terceiro membro da banca: Veron Gomez, Miguel Angel
Quarto membro da banca: Andrade, Ligia Karina Martins de
Quinto membro da banca: Lessa , Giane da Silva Mariano
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral atender às demandas de formação/capacitação das comunidades indígenas de Añetete e Itamarã, na cidade de Diamante do Oeste-PR. O levantamento das referidas demandas foi realizado em 2017 a partir da pesquisa de campo no âmbito da disciplina ―Extensão Inovadora e Desenvolvimento Rural Sustentável‖ do PPGDRS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável) da UNIOESTE. A partir dessa experiência, em 2018, elaboramos e cadastramos um projeto de extensão na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), cuja metodologia foi pautada nos preceitos da Educomunicação. Um dos principais objetivos do projeto de extensão foi a oferta de um curso de capacitação aos(às) professores(as) de guarani das escolas indígenas das comunidades de Añetete e Itamarã, a fim de orientar na elaboração e preparação das suas aulas. Em 2019, o projeto de extensão se consolidou e se ampliou, com a adesão de voluntários(as) e colaboradores(as) e, desse modo, foram executadas várias formações também para crianças na escola Araju Porã (Itamarã) e para jovens lideranças no Opy (Casa de Reza) das duas aldeias. Com base na metodologia dialógica pressuposta pela Educomunicação, essas atividades não tiveram a intenção de somente levar formação, mas também de receber formação, compartilhando com a nossa equipe práticas sociais, culturais e educativas que fossem apresentadas à sociedade como um todo por meio das produções resultantes das atividades realizadas nas aldeias. Neste sentido, tal processo não seria possível sem a compreensão da filosofia guarani, bem como da sua história e da sua influência em vários países. Essa filosofia pode ser resumida em duas palavras, Teko Porã, que implica o ―Bem Viver‖. Dessa forma, refletimos sobre os sentidos da sustentabilidade a partir da compreensão dessa filosofia por meio dos(as) seus(as) sábios(as) atuais, e da literatura escrita desde Anchieta, Montoya e Restivo, até Cadogan, Meliá, Viveiros de Castro e outros(as) contemporâneos que dialogam com este trabalho. Buscamos, assim, as vozes dos(as) indígenas escritores(as) e acadêmicos(as) porque nelas está a sabedoria guarani que nos guiará a um mundo mais sustentável e possível.
Abstract: This research has aimed mainly at fulfilling demands for qualification of the indigenous communities of Añetete and Itamarã, in the city of Diamante do OestePR. In order to understand those demands in more detail, a survey was carried out in 2017 based on field research conducted within the " Extensão Inovadora e Desenvolvimento Rural Sustentável" course in the PPGDRS (Graduate Program in Sustainable Rural Development) at UNIOESTE. Based on this experience, in 2018 a outreach project was designed at the Federal University of Latin American Integration (UNILA), focusing on Educommunication methodological approaches. The outreach project in indigenous schools in the communities of Añetete and Itamarã has aimed to provide Guarani teachers with class preparation guides and resources. In 2019, the outreach project was strengthened and expanded, with the participation of volunteers and collaborators. In this way, several workshops were held for children at the Araju Porã school (Itamarã) and for young leaders in the Opy (Praying House) of both villages. Based on the dialogical methodology employed by Educommunication, these activities were not intended to solely provide capacity building, but also to receive capacity building, in a two-way basis, sharing knowledge with our project team, as well as exchanging social, cultural and educational practices, so as to present them to society at large through the productions resulting from the activities carried out in the villages. In this sense, such a process would not have been possible without an understanding of Guarani philosophy, as well as its history and its influence in several countries. Such philosophy can be summarized in two words, Teko Porã, which implies the ―Good Way of Being‖. Thus, the meanings of sustainability were analyzed from that Guarani philosophical perspective through its current wise elders, as well as through the written literature, from Anchieta, Montoya and Restivo, to Cadogan, Meliá, Viveiros de Castro and other contemporary authors who have been put into dialogue in this research. Therefore, the voices of indigenous writers and academics have been sought in this study because they conceive the Guarani wisdom that will guide us to a more sustainable and possible world.
Keywords: Educomunicação
Lingua-Cultura Guarani
Teko Porã
Sustentabilidade
Ação extensionista
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: VILLALVA FILHO, Mario Ramão. Educomunicação, língua-cultura guarani, sustentabilidade Teko Porã: myasãimbo’e, avañe’ẽ ayvu-arandu, ñeñangareko ha bom viver. 2020. 209 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5149
Issue Date: 31-Aug-2020
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

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