Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5146
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Marinez de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5324436275025721por
dc.contributor.advisor1Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.contributor.referee1Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.contributor.referee2Soligo, Valdecir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365966751665341por
dc.contributor.referee3Alves, Jolinda Moraes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7335388798858471por
dc.date.accessioned2020-12-07T19:33:25Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.citationCARVALHO, Marinez de. A assistência estudantil no IFPR (2015-2019): avaliação da efetividade do PNAES, entre os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no campus Palmas - PR. 2020. 239 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5146-
dc.description.resumoO PNAES é o mais abrangente programa de Assistência Estudantil do Brasil. Foi criado em 2007 e implementado em 2008, com a finalidade de “ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal” (BRASIL, 2010a). Partindo da realidade dos estudantes do IFPR campus Palmas e da finalidade do PNAES, esta pesquisa propõe a analisar a implementação do PNAES no IFPR, a luz do decreto nº 7234/2010 e, a partir da experiência do campus Palmas, avaliar a efetividade dos programas do PNAES (PACE, PEA, PIBIS e Monitoria) entre os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no que se refere a permanência e conclusão do curso, no período de 2015 a 2019. Este estudo possui natureza qualitativa e metodologicamente compreende uma pesquisa documental. Os resultados da pesquisa demonstraram que a implementação do PNAES no IFPR de modo geral é desenvolvida em consonância com o Decreto nº 7234/2010. Em relação a efetividade do PNAES, no que se refere a permanência e conclusão do curso entre os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o programa demonstrou ser efetivo nos dois quesitos, pois todos os critérios apresentaram resultados positivos entre os estudantes assistidos pelo programa, proporcionalmente os percentuais de estudantes ativos e concluintes foi maior entre os estudantes assistidos pelo PNAES, enquanto os evadidos, transferidos e com matrículas trancadas foi menor. Porém, o índice de evasão, transferência e trancamento do curso na graduação ainda é alto no campus e que o PNAES não atende todos os estudantes que dele necessitam.por
dc.description.abstractPNAES is the most comprehensive Student Assistance program in Brazil. It was created in 2007 and implemented in 2008, with the purpose of “expanding the conditions for young people to stay in federal public higher education” (BRASIL, 2010a). Based on the reality of students in IFPR campus Palmas and in the purpose of PNAES, this research proposes to analyze the implementation of PNAES in IFPR, in the light of decree nº 7234/2010 and, based on the experience of the Palmas campus, to evaluate the effectiveness of programs of PNAES (PACE, PEA, PIBIS and Monitoring) among students in situations of socioeconomic vulnerability, with regard to the permanence and conclusion of the course, in the period from 2015 to 2019. This study has a qualitative nature and methodologically comprises documentary research. The survey results showed that the implementation of PNAES in IFPR in general is developed in line with Decree No. 7234/2010. Regarding the effectiveness of the PNAES, with regard to the permanence and conclusion of the course among students in a situation of socioeconomic vulnerability, the program proved to be effective in both aspects, since all the criteria presented positive results among the students assisted by the program, proportionally. the percentage of active and graduating students was higher among students assisted by the PNAES, while dropouts, transferred students and those with locked enrollments were lower. However, the rate of dropout, transfer and locking of the undergraduate course is still high on campus and the PNAES does not serve all students who need it.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2020-12-07T19:33:25Z No. of bitstreams: 2 Marinez_Carvalho2020.pdf: 5310991 bytes, checksum: b62add2eecf3225cc6864e20f22996c4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-07T19:33:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Marinez_Carvalho2020.pdf: 5310991 bytes, checksum: b62add2eecf3225cc6864e20f22996c4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-08-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPrograma Nacional de Assistência estudantilpor
dc.subjectVulnerabilidade socioeconômicapor
dc.subjectPermanência e conclusão do cursopor
dc.subjectIFPR campus Palmas-PRpor
dc.subjectNational Student Assistance Programeng
dc.subjectSocioeconomic vulnerabilityeng
dc.subjectPermanence and conclusion of the courseeng
dc.subjectIFPR campus Palmas-PReng
dc.subject.cnpqSociedade e educaçãopor
dc.titleA assistência estudantil no IFPR (2015-2019): avaliação da efetividade do PNAES, entre os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no campus Palmas - PRpor
dc.title.alternativeStudent assistance at IFPR (2015-2019): evaluation of the effectiveness of PNAES, among students in a situation of socioeconomic vulnerability at campus Palmas – PReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marinez_Carvalho2020.pdf5.19 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons