Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5040
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O uso de expressões referenciais nominais em produções de texto opinativo no Ensino Fundamental |
Other Titles: | The use of expressions nominal references in opinative text productions in fundamental education |
Autor: | Bertollo, Daniele ![]() |
Primeiro orientador: | Corbari, Alcione Tereza |
Primeiro membro da banca: | Corbari, Alcione Tereza |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Neil Armstrong Franco de |
Terceiro membro da banca: | Sella, Aparecida Feola |
Quarto membro da banca: | Busse, Sanimar |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar em textos opinativos de alunos de 9º ano se houve progressão no uso de expressões referenciais diretas a partir da teoria da referenciação. Estuda-se a relação entre teorias linguísticas que abordam o processo de referenciação e sua aplicação no ensino de língua portuguesa, mais especificamente no que tange ao trabalho com o eixo da produção textual. Tomam-se para análise oito textos produzidos por quatro alunos, sendo quatro textos correspondentes à Produção 1 (geração inicial) e quatro textos à Produção 2 (produzidos pelos mesmos alunos, após o trabalho com o tema em sala). Promoveram-se análises comparativas entre as duas produções do texto de cada aluno para observar se houve avanços na construção da cadeia referencial, considerando o contexto de interlocução e os processos de retomada anafóricos correferenciais por meio de expressões nominais. Esta pesquisa tem cunho qualitativo e segue o viés interpretativista. Sustenta-se em revisão bibliográfica e centra-se em métodos e procedimentos que visam a descrever e interpretar o fenômeno que se estabelece nos textos, seguindo orientações teóricas da área da Linguística Textual, especialmente no que tange à perspectiva sociocognitivo-interacionista. Tomam-se como base para nossa análise estudos apresentados por Mondada e Dubois (2017), Lyons (1977), Koch (2001, 2002, 2003, 2005a, 2008, 2011), Koch e Elias (2017, 2018), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014) e Roncarati (2010), entre outros que compõem a cena dos estudos da referenciação. Como resultado, observou-se nos textos sob análise o uso estratégico dos seguintes processos de retomada: mudança de nome núcleo, reiteração de nome núcleo com recategorização e reiteração de nome núcleo sem recategorização. Na comparação entre os dois textos de cada aluno, verificou-se aumento de pontos do referente em foco e recategorizações mais informativas ou avaliativas, estratégias que contribuíram para aproximar o texto aos objetivos da interação proposta. |
Abstract: | The aim of this paper is to investigate in year 9 students’ essays if there were development in the use of referencial direct expressions from the referencial theory. We study the relation between linguistic theories that approach the process of referencing and its application in the teaching of native languages, more specifically in what concerns the work with the textual production axis. We take to analysis eight texts produced by four students, being four texts correspondent to Production 1 (initial generation) and four texts to Production 2 (produced by the same students, after the work with the theme in the classroom). We promoted comparative analysis between the two productions of each student’s text to observe if there are advancements in the construction of the referential chain, considering the context of interlocution and the anaphoric resumption processes. This research is qualitative and follows the interpretivist bias. It supports itself in bibliographical revision and is centered in methods and procedures that aim to describe and interpret the phenomenon that is established in the texts, following theoretical orientations from the field of Textual Linguistics, especially in what concerns the interactionist socio-cognitive perspective. We take as basis to our analysis studies presented by Mondada and Dubois (2017), Lyons (1977), Koch (2001, 2002, 2003, 2005a, 2008, 2011), Koch and Elias (2017, 2018), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014) and Roncarati (2010), among others that make up the referencing studies scene. As a result, we observed in the texts under analysis the strategic use of the following procedures of resumption: core name change, core name reiteration with recategorization and core name reiteration without recategorization. By comparing the two texts from each student, we verified an increase of points from the referent in question and more informative or evaluative recategorizations, strategies that contributed to approximate the text to the objectives of the proposed interaction. |
Keywords: | Referenciação Texto opinativo Produção textual Ensino Referencing Opinionated text Textual production Teaching |
CNPq areas: | Linguagem e sociedade... |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | BERTOLLO, Daniele. O uso de expressões referenciais nominais em produções de texto opinativo no Ensino Fundamental. 2020. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5040 |
Issue Date: | 23-Jun-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Daniele_Bertollo2020.pdf | 3.44 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License