Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5036
Tipo do documento: Dissertação
Title: Avaliações em larga escala – Prova Brasil e Prova ANA: Análise das relações com a BNCC 2014-2019
Other Titles: Large-scale evaluation – Prova Brasil and Prova ANA: Analysis of relations with the BNCC 2014-2019
Autor: Maier, Thays Trindade 
Primeiro orientador: Zanardini, Isaura Monica Souza
Primeiro coorientador: Sandri, Simone
Primeiro membro da banca: Zanardini, Isaura Monica Souza
Segundo membro da banca: Zanardini, João Batista
Terceiro membro da banca: Hypolito, Álvaro Luiz Moreira
Resumo: A presente dissertação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Cascavel, tem como objeto de análise, as avaliações em larga escala – Prova Brasil e Prova ANA, e busca analisar a relação entre a política de avaliação e a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como componentes das políticas do Estado avaliador. Os resultados das avaliações em larga escala para o Ensino Fundamental (Avaliação Nacional de Alfabetização - ANA e Prova Brasil), compõem, em parte, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Desse modo, as avaliações e o IDEB são utilizados com o pretexto de se verificar a qualidade do ensino e classificar as escolas a partir dos resultados apresentados por cada instituição educacional. Para o desenvolvimento da dissertação nos apoiamos na pesquisa documental. O subsídio teórico utilizado considera as múltiplas determinações para apreensão do movimento histórico de produção dos documentos, pois a premissa é de que esses possuem uma estreita relação com o período histórico, político e econômico. Enquanto resultados, constatou-se, que revestida em um “novo” paradigma, a BNCC traduz a modernização necessária para a sobrevivência no mundo moderno do século XXI. A concepção aqui explícita remete a uma educação que reforça o processo de formação humana almejado na atual forma de sociabilidade do capital, com um determinado formato, partindo das Avaliações em larga escala, corroborando no processo de ajuste estrutural do capital que impõe a necessidade de um Estado Avaliador.
Abstract: The present dissertation developed in association with the Graduate Program in Education from Western Paraná State University - UNIOESTE, Cascavel campus, has as its object of analysis two large-scale evaluations – Prova Brasil and Prova ANA and aims to analyze the relationship between the assessment policy and the development of the Base Nacional Comum Curricular - BNCC (National Common Base for Curriculum) as components of the policies of the evaluating State. The results of largescale evaluations for Elementary Education – Avaliação Nacional de Alfabetização and Prova Brasil (National Literacy Assessment and Prova Brasil) partly comprise the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB (Basic Education Development Index). Therefore, the assessments and the IDEB are used with the pretext of verifying the quality of teaching and classifying schools based on the results presented by each educational institution. The development of the dissertation was based on documentary research. The theoretical background used considers the multiple determinations for apprehending the historical movement of document production, as the premise that these have a close relationship with the historical, political, and economic period. As a result, it was found that coated in a “new” paradigm, BNCC translates the modernization necessary for survival in the modern world of the 21st century. The explicit concept here refers to an education that reinforces the human formation process desired in the current form of capital sociability, with a certain format, based on large-scale assessments, corroborating with the process of structural adjustment of capital that imposes the need of an evaluating State.
Keywords: Avaliação em larga escala
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Estado Avaliador
Large-scale evaluation
National Common Curricular Base (BNCC)
Assessor State
CNPq areas: Sociedade e educação...
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: MAIER, Thays Trindade. Avaliações em larga escala – Prova Brasil e Prova ANA: Análise das relações com a BNCC 2014-2019. 2020. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5036
Issue Date: 3-Apr-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thays_Maier2020.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons