Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5034
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBack, Jeizi Loici-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2663347335629542por
dc.contributor.advisor1Nogueira, Francis Mary Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3989510360452801por
dc.contributor.referee1Nogueira, Francis Mary Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3989510360452801por
dc.contributor.referee2Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.contributor.referee3Zanatta, Luiz Fabiano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4149777891529649por
dc.date.accessioned2020-10-15T18:58:52Z-
dc.date.issued2020-05-11-
dc.identifier.citationBACK, Jeizi Loici. Normatização dos corpos pela escola: uma análise da BNCC. 2020. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5034-
dc.description.resumoO presente estudo parte do pressuposto de que os corpos são normatizados para atender às necessidades da classe dominante de um determinado modo de produção. E na sociedade capitalista, a Escola apresenta-se como um importante aparelho ideológico do Estado Burguês, que permite a normatização dos corpos a fim de suprir as demandas do modo de produção capitalista. Portanto, o instrumento de análise desta pesquisa é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2018, sendo uma política que visa orientar o trabalho pedagógico das escolas de todo o Brasil. Desta forma, objetiva-se neste estudo analisar como a Escola, orientada pela BNCC, contribui para a normatização dos corpos. A orientação metodológica utilizada foi a do Materialismo Histórico Dialético e como estratégia para coleta de dados, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental. Concluiuse que a Escola, na sociedade capitalista, tende a formar corpos normatizados, que atendem a papéis de gênero bem definidos entre homens e mulheres, permitindo apenas a heterossexualidade como orientação sexual “ideal” para, assim, manter a exploração do trabalho e a acumulação de riquezas pela classe burguesa.por
dc.description.abstractThis study starts from the premise that bodies are normalized to attend the necessities of the dominant class of a specific mode of production. And that, in a capitalist society, the school presents itself as an important ideological state apparatus of the Bourgeois state that contributes to the normalization of the bodies in order to fulfill the demands of the capitalist mode of production. Under this light, the subject of this research is the Base Nacional Curricular Comum or Common National Curricular Base, in a loose translation - BNCC, sanctioned in 2018, since it is a guideline to the educational work in every Brazilian school. Thus, it was sought to analyze in which ways the School, guided by the BNCC, contributes to te normalization of the bodies. The adopted methodological guidance stands on the basis of the Dialectical and Historical Materialism. For this purpose, the chosen methodology was the bibliographical and documentary research. The present dissertation therefore concludes that the School, in a capitalist society, tends to form normalized bodies with well defined gender roles for men and women, allowing only the heterosexuality as the “ideal” sexual orientation and thus maintaining the exploitation of work and the wealth accumulation by the bourgeoisie.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2020-10-15T18:58:52Z No. of bitstreams: 2 Jeizi_Back2020.pdf: 1225107 bytes, checksum: 373152210516c15c272368a72f48f429 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-15T18:58:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jeizi_Back2020.pdf: 1225107 bytes, checksum: 373152210516c15c272368a72f48f429 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-05-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEscolapor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectBodyeng
dc.subjectStateeng
dc.subjectBNCCeng
dc.subject.cnpqSociedade e educação...por
dc.titleNormatização dos corpos pela escola: uma análise da BNCCpor
dc.title.alternativeThe normalization of bodies by the school: an analysis of the BNCCeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jeizi_Back2020.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons