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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4931
Tipo do documento: Dissertação
Title: A hidrografia de Marechal Cândido Rondon apresentada de forma inclusiva, significativa e sustentável
Autor: Lourdes , Ivonete do Carmo de 
Primeiro orientador: Pallú, Nelza Mara
Primeiro coorientador: Ahlert, Alvori
Primeiro membro da banca: Pallú , Nelza Mara
Segundo membro da banca: De Grandi, Adriana Maria
Terceiro membro da banca: Pfluck, Lia Dorotéa
Resumo: Muito se discute sobre a importância de levar aos alunos o conhecimento de maneira significativa e democrática, ou seja, proporcionar a todos, sem distinção, oportunidades de crescimento cognitivo por meio de ações pedagógicas de interesse da comunidade escolar. A presente pesquisa tem por objetivo geral apresentar às escolas regulares a hidrografia do município estudado, Marechal Cândido Rondon (MCR), de maneira inclusiva e sustentável a todos os atores do processo educativo. Para tanto, a pesquisa de natureza qualitativa e caráter interdisciplinar, foi desenvolvida em três etapas complementares: a primeira foi a realização de um mapeamento sobre o processo de Inclusão brasileira mediante um estudo dos documentos citados, e também pela coleta de dados no Núcleo Regional de Educação de Toledo, no estado do Paraná. A segunda fase compôs-se de um estudo bibliográfico sobre a hidrografia de MCR complementado por um estudo de caso histórico de uma família que residia nas proximidades do município (arroio Marreco) e que possuiu uma pequena usina, a fim de demonstrar aos alunos de que maneira era feito o uso da água na década de 50, analisando de que modo a exploração da água naquela época atende o que preconiza a Lei das Águas da década de 90, que é o principal documento para orientar quanto a forma correta de uso desse bem comum, tendo em vista o princípio da sustentabilidade. Após a análise dos resultados destas fases, na etapa final da pesquisa, foi desenvolvido um material didático sobre o estudo em formato de um e-book bilíngue (Libras e Português) e de um vídeo didático, também nos dois idiomas, para utilização nas escolas regulares. Dentre os autores que serviram de aporte teórico para esse estudo cita-se, principalmente, Andrade (2014), Almeida (1998) e Carvalho (1997) Pfluck (2013), Boff (1999), Dias (1992) e Loureiro (2009) os quais informam conceitos relevantes sobre a inclusão, a geografia, o desenvolvimento rural sustentável. Como resultados, concluiu-se com esse estudo que a democratização escolar é um tema relevante e que necessita de estratégias coletivas. Consideramos que a interdisciplinaridade representa uma fonte a ser explorada nesta tarefa.
Abstract: Nowadays we have been a lot discussed about the importance of taking knowledge to the students in a meaningful and democratic way. That means, in other words, to offer Education to all without any kind of discrimination, through pedagogic actions that can get the entire scholar community’s interests. This research has the general aim of presenting the hydrography of Marechal Cândido Rondon City (MCR), in a sustainable and inclusive way for all the actors of the Educative Process. Considering this, the research of a qualitative nature and interdisciplinary characterization was accomplished in three complementary phases: the first was by mapping the Brazilian’s Inclusion through some official documents and the collection of data in The Regional Nucleon of Education of Toledo City, Paraná state. The second phase was set by a bibliographic study about the MCR’s hydrography complemented by a Case and History Study about a local family nearby the district, arroyo Marreco, which used to have a small hydroelectric usina. This example can illustrate the way the water was used that time (in the 50s), and also can demonstrate if the water exploitation followed the Water Law, the main official document that rules the correct way of using this natural source, taking in account the sustainability fundament. After the results analysis from these phases, in the final phase of the research, we develop a didactic material about the thematic of the study in a bilingual (LIBRAS and Portuguese) e-book and video form. Among the main authors, we can quote Andrade (2014), Almeida (1998) e Carvalho (1997) Pfluck (2013), Boff (1999), Dias (1992) e Loureiro (2009) to inform the relevant issues such as the Inclusion, Science, Geography, and Sustainability. As the main results, we can highlight that democratization of education is a relevant thematic which needs joining strategies from different fields. We can point that Interdisciplinary represents a good source to be explored.
Keywords: Democratização do conhecimento
Hidrografia
Sustentabilidade
Inclusão
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: LOURDES , Ivonete do Carmo de. A hidrografia de Marechal Cândido Rondon apresentada de forma inclusiva, significativa e sustentável. 2020.134 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Marechal Cândido Rondon, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4931
Issue Date: 28-Feb-2020
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

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