Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4920
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMonteiro, Jane Marli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3248934595862622por
dc.contributor.advisor1Ahlert, Alvori-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070773522751798por
dc.contributor.referee1Ahlert, Alvori-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070773522751798por
dc.contributor.referee2Pallú, Nelza Mara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1669145986357404por
dc.contributor.referee3De Grandi , Adriana Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5167786337665141por
dc.date.accessioned2020-09-13T22:45:01Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Jane Marli. Educação e sustentabilidade: análise de um projeto de educação ambiental. 2020. 76 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4920-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar uma prática da educação ambiental em desenvolvimento na educação básica mediante análise e descrição da implantação do projeto de cultivo de abelhas da espécie Jataí (Tetragonisca angustula) em uma escola rural no Oeste do Paraná, para identificar as contribuições desse projeto escolar para a educação ambiental escolar e suas relações com o desenvolvimento rural sustentável. A metodologia de pesquisa aplicada foi desenvolvida com base em pesquisa bibliográfica e de análise qualitativa do projeto. Ao longo do projeto de sensibilização e conservação de abelhas nos ecossistemas vários fatores tiveram relevância para sua implementação, como a escolha da espécie adequada de abelhas para o ambiente escolar, a montagem dos jardins e escolha das plantas a serem cultivadas. Os resultados demonstraram que a integração dos alunos à realidade do meio em que vivem é tarefa que a escola deve primar no ensino e aprendizagem, visto que a escola é o local propício para semear a educação ambiental desenvolvendo multiplicadores e, consequentemente, cidadãos conscientes em busca de um pensamento crítico e de estratégias para uma melhor qualidade de vida aliada à remediação, preservação e manutenção do meio ambiente para um desenvolvimento rural sustentável.por
dc.description.abstractThis research aimed to investigate an environmental education practice under development in basic education by analyzing and describing the implementation of the Jataí bee cultivation project (Tetragonisca angustula) in a rural school in Western Paraná, to identify the contributions of this project education for school environmental education and its relationship with sustainable rural development. Throughout the project to raise awareness and conservation of bees in ecosystems, several factors were relevant to its implementation, such as choosing the appropriate bee species for the school environment, setting up gardens and choosing the plants to be cultivated. The results showed that the integration of students with the reality of the environment in which they live is a task that the school should excel in teaching and learning, since the school is the propitious place to sow environmental education developing multipliers and, consequently, conscious citizens seeking from critical thinking and strategies for a better quality of life combined with remediation, preservation and maintenance of the environment for sustainable rural development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2020-09-13T22:45:01Z No. of bitstreams: 2 Jane Marli Monteiro-1.pdf: 1488971 bytes, checksum: 3ee01ea2e7402078b01f2919c053536d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-13T22:45:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jane Marli Monteiro-1.pdf: 1488971 bytes, checksum: 3ee01ea2e7402078b01f2919c053536d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Agráriaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentávelpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectAbelhaspor
dc.subjectPolinizaçãopor
dc.subjectAlimentospor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIAS: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVELpor
dc.titleEducação e sustentabilidade: análise de um projeto de educação ambientalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jane_Monteiro_20201.45 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons