Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4913
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os processos de subjetivação e o cuidado de si de alunos/karatecas: a instituição escolar e o dojô como formadores de sujeitos
Other Titles: He subjectivation processes and the care of the self of students/karatekas: the school institution and the dojo as formers of subjects.
Autor: Potulski, Alexsandra Aline 
Primeiro orientador: Jacondino , Eduardo Nunes
Primeiro membro da banca: Jacondino, Eduardo Nunes
Segundo membro da banca: Marques, Sônia Maria dos Santos
Terceiro membro da banca: Martins, Emerson
Resumo: Por meio do presente trabalho analisamos as práticas de cuidado de si desenvolvidas por sujeitos que deram início à prática da arte marcial Karatê nas oficinas desenvolvidas nas escolas de tempo integral, do município de Francisco Beltrão, e que deram continuidade à arte no espaço do dojô (academia). Para isso, acompanhamos as práticas de aula de Karatê desenvolvidas na escola municipal Recanto Feliz, instituição localizada no município de Francisco Beltrão – PR. A escolha da instituição foi feita em decorrência do fato de ela ter sido uma das primeiras a adotar o regime de tempo integral; além disso, esta escola mantinha a prática da arte marcial Karatê, no seu cotidiano, há aproximadamente 22 anos. Acompanhamos esses sujeitos karatecas também no espaço do dojô, um local próprio para a prática da arte marcial Karatê, localizado no mesmo município. Ambas as instituições possuem as atividades de Karatê realizadas pelo mesmo Sensei – professor de arte marcial. O trabalho evidenciou as contribuições que a prática da arte marcial Karatê propicia no contexto da organização efetuada pelas instituições escolares, de tempo integral; notadamente no que se refere à busca pelo desenvolvimento de aspectos educacionais que vão para além dos conhecimentos advindos das disciplinas regulares, tradicionalmente ministradas. Estes aspectos são ancorados no desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores que – assim entendido institucionalmente – contribuíam poderosamente para uma formação humana mais abrangente, calcada no desenvolvimento da autodisciplina, do autorrespeito; bem como, por consequência, no desenvolvimento da disciplina e do respeito no trato com os demais. A pesquisa foi embasada na metodologia pós-estruturalista, com contribuições teóricas desenvolvidas por Michel Foucault, a partir de conceitos como o de cuidado de si, poder e disciplina. A filosofia da diferença, desenvolvida por Friedrich Nietzsche também foi levada em consideração nos estudos. A pesquisa empregou como método o estudo de caso e como técnicas de pesquisa a observação não participante das aulas de Karatê realizadas na escola de tempo integral, a observação-participante nas aulas de Karatê realizadas no dojô; bem como entrevistas com sujeitos karatecas que iniciaram a prática da arte marcial na escola de tempo integral e prosseguiram no espaço do dojô. Também entrevistamos um sujeito karateca portador de deficiência visual e uma karateca mulher mãe de outra karateca. As entrevistas realizadas com os sujeitos karatecas que acompanhamos trouxeram reflexões acerca de suas caminhadas existenciais/marciais, de modo a confeccionarmos um material acerca da questão do cuidado de si.
Abstract: Through this work, we analyzed the care of the self practices developed by subjects that started the practice of Karate martial art in the workshops performed in full-time schools of Francisco Beltrão and who keeped to practice the art in the dojo space (gym). For this, we accompany the Karate class practices developed at the municipal school Recanto Feliz, an institution located in the city of Francisco Beltrão - PR. The choice of the institution was made due to the fact that it was one of the first to adopt a full-time regime; in addition, this school has been keeping Karate martial art in his activities for approximately 22 years. We also accompany these karatekas on the dojo space, a dedicated place for practicing Karate martial art, located in the same municipality. Both institutions have karate activities carried out by the same Sensei - martial art teacher. The work showed the contributions that the practice of martial art Karatê provides in the context of the organization carried out by full time school institutions; notably with regard to the search of the development of educational aspects that go beyond the knowledge of regular disciplines, traditionally taught. These aspects are anchored in the development of skills, attitudes and values that - as was understood institutionally - contribute powerfully to a more wide human formation, embed in the development of self-discipline, self-respect; as well as, consequently, a development of the discipline and respect in the treatment with the others. The research was based on the post-structuralist methodology, with theoretical contributions developed by Michel Foucault, based on concepts such as the care of the self, power and discipline. The philosophy of difference, developed by Friedrich Nietzsche, was also considered in the studies. The research used as a method the case study and as research techniques the nonparticipant observation of the Karate classes held in the full-time school, the participant observation in the Karate classes held in the dojo; as well as interviews with karatekas individuals who started in the full-time school the martial art practice and proceed to the dojo space. We also interviewed a visually impaired subject and a woman karateka mother of another female karateka. The interviews conducted with the karatekas individuals that we accompany brought reflexive problems on their existential/martial evolution, in order to prepare material about the issue of the care of the self.
Keywords: Sujeito
Educação
Subjetivação
Arte Marcial
Cuidado de Si
Subject
Education
Subjectivation
Martial arts
Care of the Self
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: POTULSKI, Alexsandra Aline. Os processos de subjetivação e o cuidado de si de alunos/karatecas: a instituição escolar e o dojô como formadores de sujeitos. 2020. 117f.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4913
Issue Date: 28-May-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexsandra Aline Potulski 2020.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons