Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4912
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSbardelotto, Vanice Schossler-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4576535991559238por
dc.contributor.advisor1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee1Portelinha, Ângela Maria Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0205582838717075por
dc.contributor.referee2Leme, Rosana Cristina Biral-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045318168309807por
dc.contributor.referee3Borges, Liliam Faria Porto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1150722215932785por
dc.contributor.referee4Callai, Helena Copetti-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7425467026617423por
dc.contributor.referee5Nunes, Sérgio Claudino Loureiro-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8727109556137218por
dc.date.accessioned2020-09-08T17:50:07Z-
dc.date.issued2020-06-25-
dc.identifier.citationSBARDELOTTO, Vanice Schossler. O ensino de geografia para os anos iniciais do ensino fundamental na formação do pedagogo. 2020. 259 f Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4912-
dc.description.resumoEsta tese é resultado da pesquisa desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão, na linha de Educação e Ensino de Geografia, com participação no Grupo de Pesquisa Representações, Espaço, Tempo e Linguagens em Experiências Educativas – RETLEE. Investiga a formação dos pedagogos para o ensino de Geografia nos anos iniciais, por ser este, na atualidade, o lócus privilegiado para a formação destes professores. A Geografia contribui na formação da criança na compreensão do mundo em que vive, com significativa importância nos anos inicias de escolarização e na formação dos professores. O objetivo da pesquisa foi identificar como a formação em Geografia percorre pelo curso de Pedagogia. A questão que orientou esta investigação foi: como deve ser a formação para o ensino de Geografia no curso de Pedagogia? Para tal foi importante identificar a avaliação dos acadêmicos sobre a importância do ensino de Geografia nos anos iniciais; destacar o fundamental papel da Geografia na formação das crianças e apresentar uma perspectiva formativa que enfrente a problemática da fragilidade conceitual para o ensino de Geografia. Para superar as aparências e aprofundar a compreensão do processo formativo, realizou-se um estudo de caso, em um curso de Pedagogia. Optou-se por realizar a investigação no curso de Pedagogia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, pois atende a legislação vigente e, no qual, essa pesquisadora é docente. Como procedimentos de pesquisas, foram selecionadas diferentes fontes, como – leis, projetos, decretos, planos de ensino, fontes bibliográficas sobre formação de professores para os anos iniciais, bem como, sobre a constituição da Geografia como disciplina curricular. Ainda, foram realizados questionários, em três diferentes momentos, direcionados aos 64 acadêmicos matriculados na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino de Geografia, no decorrer do ano de 2017. Esses dados foram interrogados e analisados a partir de uma perspectiva crítica e dialética. Ademais, desenvolveu-se análise do processo formativo para o ensino de Geografia em Portugal, para colaborativamente, lançar luzes sobre a formação para o ensino de Geografia nos anos iniciais. A análise da problemática ocorreu a partir de referências da Geografia e Educação com: Santos (2008, 2009, 2012, 2014), Lacoste (2012), Callai (1999, 2001, 2005, 2014, 2016), Duarte (2000, 2004a, 2004b, 2013, 2016), Vigotski (2009), entre outros. O curso de Pedagogia tem evidente potencial formativo para professores para o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, embora o domínio da área não seja proeminente por parte dos acadêmicos, sendo que a disciplina da Geografia na escola, conhecida por meio dos estágios, tem papel decisivo para a formação nesta área. Por isso, defende-se que a formação em Geografia no curso de Pedagogia seja orientada: a) pela Geografia crítica, que garanta a apropriação dos aportes teóricos e epistemológicos dessa perspectiva geográfica; b) pelo conhecimento das suas categorias analíticas; c) pelo domínio dos instrumentos metodológicos de pesquisa e produção do conhecimento em Geografia, e, d) pela articulação com a organização do ensino nos anos iniciais.por
dc.description.abstractThis thesis is the result of the research process developed under the Postgraduate Program in Geography, at the Western Parana State University, Francisco Beltrão Campus, in the Geography Education and Teaching line, with participation in the Research Group Representations, Space, Time and Languages in Educational Experiences. It investigates the formation of pedagogues for the teaching of Geography in the early years of Elementary School, since this is, nowadays, the privileged locus for the formation of these teachers. Geography contributes to the child's education in understanding the world in which he lives, so it must, significant importance in the early years of schooling and also in the training of teachers. The objective of the research was to identify how the formation in Geography goes through the Pedagogy course.Thus, the question that guided this investigation was: what should the training for teaching Geography be in the Pedagogy course? Which sequired identifying the students' evaluation of the importance of teaching Geography in the early years, highlighting the fundamental role of Geography in the education of children and presenting a formative perspective that faces the issue of conceptual fragility for teaching Geography at this stage of schooling. To overcome the appearances the understanding of the formative process, a case study was carried out in a Pedagogy course, in Western Parana State University’s pedagogy course, which takes place in the Campus of Francisco Beltrão, was chosen for study once it is a course that meets current legislation, and in which this researcher is a teacher. To conduct the case study, different sources were selected as research material, laws, projects, decrees, teaching plans, bibliographic sources on teacher education for the initial years, as well as on the constitution of Geography as a curricular discipline. In addition to collecting information, through questionnaires at three different times, with 64 students enrolled on the discipline of Theoretical and Methodological Foundations for the Teaching of Geography, during 2017. These data were questioned and analyzed from a critical and dialectic perspective. Furthermore, an analysis of the formative process for teaching Geography in Portugal was developed, so that it could collaboratively shed light on the training for teaching Geography in the early years. The analysis was developed based on references from Geography and Education, such as Santos (2008, 2009, 2012, 2014), Lacoste (2012), Callai (1999, 2001, 2005, 2014, 2016), Duarte (2000, 2004a, 2004b, 2013, 2016), Vigotski (2009), amongst others. The Pedagogy course has evident teacher training potential for teaching Geography in the early years of Elementary School. However, the mastery of the area is not prominent for some of the students, even though the subject Geography at school, which is made known through the internships, has a decisive role for training in this area. Therefore, it is argued that training in Geography in the Pedagogy course is oriented by: a) critical Geography, which guarantees the appropriation of theoretical and epistemological contributions from this geographical perspective; b) the knowledge of its analytical categories; c) the mastery of methodological instruments for research and knowledge production in Geography, and d) for this articulation with the organization of teaching in the early yearspor
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2020-09-08T17:50:07Z No. of bitstreams: 2 Vanice Schossler 2020.pdf: 2446953 bytes, checksum: 3aa889fb6477cbf25ed9b27fc6f35c11 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-08T17:50:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Vanice Schossler 2020.pdf: 2446953 bytes, checksum: 3aa889fb6477cbf25ed9b27fc6f35c11 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-06-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectFormação do pedagogopor
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpor
dc.subjectDesenvolvimento do pensamento teóricopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectGeography teachingeng
dc.subjectPedagogue trainingeng
dc.subjectInitial years of Elementary Schooleng
dc.subjectDevelopment of theoretical thinkingeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIApor
dc.titleO ensino de geografia para os anos iniciais do ensino fundamental na formação do pedagogopor
dc.title.alternativeThe teaching of geography for the early years of fundamental education in the formation of pedagogueseng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Doutorado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanice Schossler 2020.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons