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https://tede.unioeste.br/handle/tede/4876
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | “2015, o ano que não terminou”: experiências e memórias acerca da greve dos trabalhadores da educação e o massacre em 29 de abril |
Autor: | Tadiotto, Rubia Mara ![]() |
Primeiro orientador: | Bosi, Antonio de Pádua |
Primeiro membro da banca: | Souza, Aparecida Darc de |
Segundo membro da banca: | Morais, Sérgio Paulo |
Resumo: | Olhar para a greve e perceber a importância das práticas sociais dos trabalhadores, bem como, analisar como eles vivenciaram esse processo são os principais esforços deste trabalho. No ano de 2015, os trabalhadores da educação do Estado de Paraná vivenciaram uma greve longa e conflituosa, tendo como seu ápice o dia 29 de abril que fora marcado pela violência e usurpação dos direitos desses trabalhadores. Neste sentido, essa dissertação buscou analisar os conflitos vividos internamente na categoria durante essas confrontações e como lidam com essa memória. Entender também, qual a compreensão e o sentido dado ao dia que ficou marcado como o massacre de 29 de abril de 2015 por estes sujeitos. Interessa-nos, sobretudo, compreender como estes sujeitos, após ter a sua dinâmica de vida alterada, saem de um movimento grevista. O recorte espacial selecionado foi à região sudoeste do Paraná, a qual, conta com uma participação ativa dos professores nos movimentos grevistas. |
Abstract: | Look at the strike and realize the importance of workers’ social practices, as wellto analyze how they experienced this processare the main efforts of this work. In the year 2015, education workers in the state pf Paraná lived a long and conflictive strike, with its peak April 29, marked by violence and usurpation of the rights of these workers. In this sense, this dissertation sought to analyze the conflicts lived internally in the category during these confrontations and how they deal with this memory.Understand also, what is the understanding and meaning given to the day that was marked as the massacre of April 29, 2015 by these guys. We are interested, above all, in understanding how these people, after having their life, dynamics altered, leave a striking movement. The special selected cut was to the southwestern region of Paraná, which counts on na active participation of the teachers in the striking movements. |
Keywords: | Trabalhadores da educação Greve Massacre |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Campun: | Marechal Cândido Rondon |
Citation: | TADIOTTO, Rubia Mara. “2015, o ano que não terminou”: experiências e memórias acerca da greve dos trabalhadores da educação e o massacre em 29 de abril. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4876 |
Issue Date: | 6-Mar-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em História (MCR) |
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Rúbia_Tadiotto_2019 | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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