Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4876
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTadiotto, Rubia Mara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6104535249921856por
dc.contributor.advisor1Bosi, Antonio de Pádua-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0316432404990249por
dc.contributor.referee1Souza, Aparecida Darc de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2810210345273332por
dc.contributor.referee2Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602por
dc.date.accessioned2020-08-13T17:22:15Z-
dc.date.issued2019-03-06-
dc.identifier.citationTADIOTTO, Rubia Mara. “2015, o ano que não terminou”: experiências e memórias acerca da greve dos trabalhadores da educação e o massacre em 29 de abril. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4876-
dc.description.resumoOlhar para a greve e perceber a importância das práticas sociais dos trabalhadores, bem como, analisar como eles vivenciaram esse processo são os principais esforços deste trabalho. No ano de 2015, os trabalhadores da educação do Estado de Paraná vivenciaram uma greve longa e conflituosa, tendo como seu ápice o dia 29 de abril que fora marcado pela violência e usurpação dos direitos desses trabalhadores. Neste sentido, essa dissertação buscou analisar os conflitos vividos internamente na categoria durante essas confrontações e como lidam com essa memória. Entender também, qual a compreensão e o sentido dado ao dia que ficou marcado como o massacre de 29 de abril de 2015 por estes sujeitos. Interessa-nos, sobretudo, compreender como estes sujeitos, após ter a sua dinâmica de vida alterada, saem de um movimento grevista. O recorte espacial selecionado foi à região sudoeste do Paraná, a qual, conta com uma participação ativa dos professores nos movimentos grevistas.por
dc.description.abstractLook at the strike and realize the importance of workers’ social practices, as wellto analyze how they experienced this processare the main efforts of this work. In the year 2015, education workers in the state pf Paraná lived a long and conflictive strike, with its peak April 29, marked by violence and usurpation of the rights of these workers. In this sense, this dissertation sought to analyze the conflicts lived internally in the category during these confrontations and how they deal with this memory.Understand also, what is the understanding and meaning given to the day that was marked as the massacre of April 29, 2015 by these guys. We are interested, above all, in understanding how these people, after having their life, dynamics altered, leave a striking movement. The special selected cut was to the southwestern region of Paraná, which counts on na active participation of the teachers in the striking movements.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2020-08-13T17:22:15Z No. of bitstreams: 2 Rúbia.Dissertação.pdf: 1332845 bytes, checksum: f3761f1e5c4f12d47d6e82925cff9f7e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-13T17:22:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Rúbia.Dissertação.pdf: 1332845 bytes, checksum: f3761f1e5c4f12d47d6e82925cff9f7e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-03-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectTrabalhadores da educaçãopor
dc.subjectGrevepor
dc.subjectMassacrepor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIApor
dc.title“2015, o ano que não terminou”: experiências e memórias acerca da greve dos trabalhadores da educação e o massacre em 29 de abrilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rúbia_Tadiotto_20191.3 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons