Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4853
Tipo do documento: Dissertação
Title: Permanência e mudança da cultura machista: formação social de adolescentes
Other Titles: Macho culture persistence and change: adolescent’s social formation
Autor: Parisoto, Dyeniffer Jessica Bezerra 
Primeiro orientador: Favoreto, Aparecida
Primeiro membro da banca: Leal, Záira Fátima de Rezende Gonzalez
Segundo membro da banca: Fiuza, Alexandre Felipe
Terceiro membro da banca: Martelli , Andréa Cristina
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a permanência e a mudança da cultura machista e da desigualdade de gênero na formação social das e dos adolescentes cascavelenses. Desse modo, a partir de uma análise histórica das relações sociais e produtivas e da forma como se constituem as relações entre homens e mulheres, bem como a formação social na atualidade, objetivou-se captar o que mudou e o que permanece da cultura machista entre as e os adolescentes. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do processo histórico, sendo analisada, no primeiro capítulo, a história das mulheres, principalmente, nas categorias das relações familiares, da religião, do trabalho e dos movimentos feministas. No segundo capítulo, observou-se a história das mulheres, nas categorias dos direitos femininos, da educação e na formação social das/os adolescentes. Para melhor compreender a realidade atual, poder perceber os aspectos de mudança e de permanência da cultura machista, bem como da desigualdade de gênero, foi realizada uma pesquisa de campo, com 145 adolescentes, de cinco colégios públicos do Ensino Médio (primeiro e segundo ano) do município de Cascavel – PR. Para isso, utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, um questionário, por meio do qual se buscou captar suas compreensões sobre a temática. Com base nas respostas das alunas e dos alunos, observando a localização geográfica de cada colégio, condições econômicas do bairro, vivência familiar, trabalho, formação religiosa, escolar e o contato com a mídia, buscou-se captar quais desses elementos mais contribuem para haver mudança e também a permanência da cultura machista, assim como da desigualdade de gênero. Ao quantificar e analisar as respostas, concluiu-se que, apesar de que na atualidade o debate esteja presente em alguns setores da sociedade, na formação social das e dos adolescentes, ainda existem vários aspectos da cultura machista e desigualdade de gênero. Pelas respostas das e dos adolescentes, é difícil captar qual elemento mais contribui para manter a cultura machista e desigualdade de gênero, visto que o aluno e aluna tendem a perceber a prevalência dessa cultura nos ambientes mais distantes de sua vivência, naturalizando-a. Também observou-se que o conhecimento sobre o tema, mesmo que de forma relativa, está presente entre elas e eles, porém, de forma abstrata, sem relacionar com sua vivência prática. Por fim, conclui-se que a mudança, a permanência da cultura machista e da desigualdade de gênero são síntese de múltiplas determinações, logo, são vários elementos sociais, inclusive, estruturais, que contribuem para tal; entretanto, a educação escolar, mesmo que inserida num contexto maior e permeada por contradições, pode contribuir para instrumentalizar a aluna e o aluno a perceberem histórica e criticamente essas temáticas.
Abstract: This research analyzes the persistence and the change of macho culture and gender inequality in the social formation of adolescents from Cascavel-PR. The objective was to capture what has changed and what has remained of the macho culture among adolescents, based on a historical analysis of social and productive relations and the way relations between men and women are constituted, as well as social formation today. To this end, a literature review of the historical process was carried out, and in the first chapter the women’s history was analyzed, mainly in the categories of family relations, religion, work and feminist movements. In the second chapter, the history of women was observed, in the categories of women’s rights, education and social formation of adolescents. In order to better understand the current reality, besides perceiving the aspects of change and persistence of macho culture, as well as gender inequality, a field research was carried out with 145 adolescents from five public high schools (first and second years) in Cascavel - PR. For this purpose, a questionnaire was used as a data collection tool to capture their understanding on the subject. Based on the students’ answers, observing the geographic location of each school, the economic conditions of the neighborhood, family life, work, religious formation, school and contact with the media, we sought to point out which of these elements most contribute to the change or the persistence of the macho culture, as well as gender inequality. When quantifying and analyzing the responses, it was concluded that, although the debate is currently present in some sectors of society, there are still several aspects of macho culture and gender inequality in the social formation of adolescents. The adolescents’ answers show that it is difficult to understand which element contributes the most to maintain the macho culture and gender inequality, since the student tends to perceive the prevalence of this culture in the most distant environments, naturalizing it. Also, it was observed that the knowledge of the subject, even if in a relative way, is present among them, but in an abstract way, without relating to their practical experience. Finally, it is concluded that the change, the persistence of the macho culture and gender inequality are a synthesis of multiple determinations, therefore, there are several social elements, including structural ones, that contribute to this; however, school education, even if inserted in a larger context and permeated by contradictions, can contribute to instrumentalize the student to perceive these themes historically and critically
Keywords: Cultura Machista
Desigualdade de Gênero
História das Mulheres
Educação
Adolescente
Macho Culture
Gender Inequality
Women's History
Education
Adolescent
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: PARISOTO, Dyeniffer Jessica Bezerra. Permanência e mudança da cultura machista: formação social de adolescentes. 2020. 255 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4853
Issue Date: 18-Mar-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dyeniffer Jessica Bezerra Parisoto.pdf2.66 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons