Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4852
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGuerra, Dhyovana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4532701165812812por
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.referee1Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.referee2Lara, Angela Mara de Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9373145087387951por
dc.contributor.referee3Zanardini, Isaura Monica Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6456334067333175por
dc.date.accessioned2020-07-21T12:52:27Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationGUERRA, Dhyovana. Contenção e liberação na política educacional brasileira: tendências predominantes na política de Educação Infantil e do Ensino Fundamental (2006 – 2016). 2020. 152 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR .por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4852-
dc.description.resumoAo longo deste texto examina-se, nas Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental – elaboradas entre 2006 e 2016 –, quais são os argumentos políticoideológicos e econômicos que incorporam, dissimulam ou se contrapõem às Políticas de Contenção e de Liberação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental. No âmbito teórico-conceitual, partiu-se do pressuposto de que documentos de política constituem o resultado de interesses contraditórios, situados historicamente. Assim, as Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, constitutivas e constituintes da Política Social, são produzidas no contexto socioeconômico e político-ideológico que, a partir da década de 1990, expressaram o embate entre os direitos sociais proclamados e positivados e as políticas neoliberais de ajuste econômico implementadas. Nesse movimento, recuperaram-se os conceitos de Contenção e Liberação, estudados por Cunha (1979), na década de 1970, no Brasil. Para Cunha (1979), as Políticas de Contenção visam conter as demandas educacionais e as Políticas de Liberação visam proporcionar a elevação dos níveis de escolaridade. Todavia, as funções econômicas e político-ideológicas da relação entre educação, desenvolvimento do país e a equalização de oportunidades de ascensão social, responderam tanto às particularidades da década de 1970 quanto às Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, elaboradas entre 2006 e 2016. Notadamente, a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Nº 9.394/1996 provocaram diversas mudanças na organização da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que se expressaram, em parte, nas alterações do ordenamento normativo brasileiro, ao incorporar, dissimular e/ou se contrapor aos argumentos político-ideológicos e econômicos. Como resposta à pesquisa realizada, pode-se verificar que a Contenção e a Liberação são tendências predominantes na Política de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, no período de 2006 e 2016, conforme exposto neste texto.por
dc.description.abstractAlong this text an examination of the Education for Early Childhood and Elementary School – elaborated between the years of 2006 and 2016 – is proceeded concerning what are the political and ideological arguments which incorporate, dissimulate or work against the Containment and Release Policy. Therefore a bibliographic and documental research was carried out. Concerning the theoretical and conceptual area, the starting point was set on the presumption that political documents are the result of contradictory interests which are historically situated. So, the Early Childhood and Elementary School policies, which are constituents and constitute the Social Policy, are produced in the social, economical and political-ideological context that, since de decade of 1990, expresses the confrontation between the social rights that were proclaimed and legalized and the implemented neoliberal policies of economical adjustments. In this movement, the concepts of Containment and Release studied by Cunha (1979), in the decade of 1970, in Brazil, are recuperated. For Cunha (1979), the Policy of Containment has as goal to contain the educational demands and the Releasing one looks for elevating the schooling levels. Even though, the economical, ideological and political functions of the relation between education, the development of the country and the equalization of the opportunities of social level ascension answered the particularities of the decade of 1970 as well as the ones for the Early Childhood and Elementary School – elaborated between the years of 2006 and 2016. Perceptively the Federal Constitution of 1988 as well as the National Low of Basis and Directives for the Education (LBD) n. 9.394/1996, promoted several changes in the Early Childhood and Elementary School Education which were, in part, expressed by the alterations of the Brazilian normative ordainment by incorporating, dissimulating or\and taking a contrary position concerning the economical, political and ideological establishments. As an answer of the research that was carried out one can mention that the Containment and Release Policy – elaborated between the years of 2006 and 2016 – are predominant tendencies of the Early Childhood and the Elementary school Education, as one can notice along this text.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2020-07-21T12:52:27Z No. of bitstreams: 2 Dhyovana Guerra.pdf: 3249167 bytes, checksum: 17f357ff41b805c53a08b3f845879455 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-21T12:52:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dhyovana Guerra.pdf: 3249167 bytes, checksum: 17f357ff41b805c53a08b3f845879455 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-02-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectPolítica de Contenção e Liberaçãopor
dc.subjectEducational Policyeng
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectContainment and Release Policyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleContenção e liberação na política educacional brasileira: tendências predominantes na política de Educação Infantil e do Ensino Fundamental (2006 – 2016)por
dc.title.alternativeContainment and Release Policy in the Brazilian Education: predominant tendencies in the Early Childhood Education and Elementary School (2006 – 2016)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dhyovana Guerra.pdf3.17 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons